Especialidade do Templo:



O ídolo da divindade presidente, Lord Muruga, é feito de nove ervas preciosas conhecidas como Navapashana e instaladas por um Santo Siddha chamado Bogar. A divindade da procissão é Muthukumaraswami. Este é o terceiro dos seis Acampamentos do Exército (Padai Veedu) do Senhor Muruga.






Senhor

Buda (Mercúrio)

Zodíaco

Mithuna

Moolavar

Tiru Aavinankudi Kuzhandai Velayuthar

Avião Debilitadot

Sani (Saturno)

Ano Velho

1000-2000 anos

Tipo

Dwiswabhava (duplo)

Tattva (Elemento)

Vayu (Ar)

Sthala Maram

Nelli Maram

Theertham

Rio Shanmugha

Cidade

Palani

Distrito

Dindigul

Estada

Tâmil Nadu

Nakshatra

Mrigashirsha (1,2), Ardra, Punarvasu (1,2,3)

Divindade

Brahma


Endereço:

Templo Sri Dandayuthapani (Kuzhandai Valayuthar), Palani- 624 601, Dindigul Dist.

Telefone:+91-4545 - 242 293, 242 236, 242 493.

Tempo de abertura:

Tiru Aavinan Kudi, templo da colina e templo Perianayaki, todos os três templos estão abertos das 6h00 às 21h00.

Festivais:

Vaikasi Visakam em maio-junho, Aipasi Skanda Sashti em outubro–Novembro, Tirukarthikai em novembro-dezembro, Thaipoosam em janeiro–Fevereiro e Panguni Uthiram em março-abril são os festivais celebrados no templo.

História do Templo:

A história do templo começa no Monte Kailash com uma manga trazida por Maharshi Narada. O menino Muruga deixou seus pais e veio para este lugar porque não conseguiu a manga por não cumprir a condição para conseguir a fruta. Senhor Shiva o seguiu. Lorde Muruga parou neste lugar. Mãe Parvathi fez o melhor que pôde para chegar a um acordo. Mas o Filho foi implacável e expressou Seu desejo de ficar aqui.

Um templo surgiu para Kuzhandai Velayuthar quando Ele era uma criança (kuzhandhai). A grande poetisa tâmil Avvaiyar, conhecida não só por sua excelência poética, mas também por sua sabedoria, chamou Muruga Pazham Nee e o lugar passou a ser conhecido como Pazhani. Pazham em Tamil significa fruta e também conhecimento maduro.

Outra lenda é assim: Idumban estava carregando duas colinas, Shivagiri e Shakti Giri para Pothigai conforme comandado pelo Sábio Agasthya. Shivagiri tem atributos de Lord Shiva e Shaktigiri tem os de Mãe Parvathi. Idumban colocou essas montarias aqui porque não suportava o peso. Lorde Muruga subiu em Shaktigiri e recusou-se a descer, apesar das repetidas exigências de Idumban. Quando Idumban decidiu lutar contra o Senhor, Ele derramou Sua graça sobre ele e permaneceu com Ele. Como Muruga segurava um cajado de Danda, o Senhor passou a ser conhecido como Dandayuthapani. Siddha Bogar que estava aqui, fez um ídolo de Navapashana (nove ervas) e instalou no templo. Ele se tornou a divindade presidente do templo da colina e tornou-se popular entre os devotos.

Dandam também significa bengala, ferramenta de punição. Lord Muruga aparece aqui como professor explicando as incertezas da vida. Como professor, Ele segura o Danda para corrigir alunos errantes. Em Sua forma ascética, o Senhor Muruga também ensina as pessoas a abandonarem os males naturais da ganância, luxúria, etc. em suas mentes e a se libertarem das paixões que levam à miséria.

Siddha Bogar, que morava aqui naquela época, tratava as pessoas com ervas. Ele foi auxiliado por seu discípulo Pulipani. Todos os devotos estão em dívida com Bogar por nos presentear com o próprio Senhor. Seu monumento está dentro do templo.

O papagaio da Danda do Senhor Muruga tem uma história religiosa fascinante. Havia um poeta postigo Sambandandan com ciúmes do poeta santo Arunagiriar e pensou em um plano de vingança para eliminá-lo. Ele usou sua influência sobre o rei Prapuda Deva Raya, solicitando-lhe que pedisse ao poeta santo que obtivesse a flor Parijatha do céu para provar sua supremacia. Arunagiriar voou para o céu em forma de papagaio, deixando sua forma humana na torre Tiruvannamalai. Este é um exercício chamado Koodu Vittu Koodu Paithal – deixando a forma original do corpo em um local seguro e entrando no corpo de outro – para propósitos nobres. Após completar a missão, o performer deixa o corpo adotado e entra novamente em seu próprio corpo.

Quando Arunagiriar saiu com seu corpo de papagaio em busca da flor Parijatha, o malvado Sambandandan encontrou o corpo humano do santo e o cremou para que Arunagiriar não pudesse reentrar em seu corpo original e aparecer em sua forma humana e ser seu competidor. Quando Arunagiriar ficou chocado ao ver seu corpo queimado, Lord Muruga o abençoou tendo sua forma de papagaio em Seu cajado.

Grandeza do Templo:

Muruga é o Senhor da língua Tamil. A grande poetisa tâmil Avvaiyar chama Lord Muruga de Siddha, que significa alguém que faz milagres. Este é um lugar onde os antigos reis Chera e Pandya tinham o Senhor em seus corações.

O Panchamirtham, uma preparação para o abishek de Lord Muruga feito com cinco ingredientes, é mundialmente famoso. A célula de preparação é totalmente modernizada com máquinas avançadas.

O templo possui um pavão dourado, veículo do Senhor Muruga e também um carro-rath dourado. A puxada do carro dourado é seguida por devotos quase todos os dias, trazendo enormes receitas para o templo.

A terra tem a reputação de ter grandes e divinos Siddhas como seus habitantes, cujos herdeiros ainda vivem nos locais ao redor da região do templo. É digno de nota também que este é o primeiro templo em Tamilnadu, trazendo muitas receitas para o governo. Agora também está disponível um guincho para comodidade dos idosos.

O templo foi construído há 1.300 anos pelo rei Cheraman Peruman. As reformas foram realizadas durante o período de Tirumalai Naicker. O templo é ricamente elogiado em escrituras antigas e épicos Tamil.

Poosam tailandês:Este é um grande festival do templo. O Senhor Nataraja executou Sua Ananda Thandava no dia Margazhi (dezembro-janeiro) de Tiruvadhirai, onde Mãe Uma gostou de sentar perto do palco. Ela desejou que Ela também realizasse algo semelhante ao do Senhor. Os sábios Vyakrapada, Patanjali e outros vieram ver a dança da Mãe que aconteceu no dia da estrela Poosa no mês tailandês –Janeiro fevereiro. Este é o festival Thai Poosam. O dia, portanto, pertence à Mãe Uma. Mas é muito comemorado em Palani, o lugar de importância do Senhor Muruga.

Mãe Perianayaki agradece em um santuário separado com Lord Kailasanathar. O templo do Senhor Muruga fica entre os santuários. A torre principal e o posto da bandeira Kodimaram ficam em frente ao santuário Muruga. Aqueles que entram no templo começam a adorar Muruga primeiro. A cerimônia de hasteamento da bandeira começa apenas aqui e por isso passou a ser associada à tradição Muruga. O festival Thai Poosam ainda é celebrado apenas no santuário Ambica. A divindade em procissão Muthukumaraswami é levada pelas ruas todos os dias. O festival de automóveis acontece no sétimo dia.