Os Nakshatras

As qualidades dos nakshatras

As qualidades de Ashwini Nakshatra: Este Nakshatra é governado por gêmeos Ashwin, sóis de Surya (Sol), médicos místicos. Este nakshatra traz sua energia de cura para a terra. Eles trazem luz, felicidade e bem-aventurança a todos que tocam. Ashwins tem o poder de curar e alcançar coisas rapidamente (shidhra vyapani shakti).

Os Ashwins podem ser invocados para trazer cura e rejuvenescimento do corpo, mente e espírito. Ashwins são forças do prana, que são rápidos em sua ação para estimular, ajudar e iniciar um novo nível de cura. Ashwini é uma cabeça de cavalo sacrificado, símbolo do sol, que aqui inicia sua jornada aos mundos superiores. Começa o ano místico, que simboliza o desenvolvimento do Purusha. Ashwins mostra o trabalho e o sacrifício necessários para empreender novos empreendimentos.

Qualidades de Nakshatra

Ketu, o planeta da dúvida, negatividade, conhecimento e mente crítica, rege este Nakshatra. Ketu projeta sua sombra sobre Marte, governante de Áries, dá aula de dúvida dos impulsos e paixões marciais e vitais, que são bastante fortes neste ponto. Ashwini é um lugar de exaltação do Sol; a questão da identidade surge aqui. Este Nakshatra é considerado vaishya varna, natureza, - deva, símbolo animal, - cavalo, gunas (em 3 níveis), - rajas / rajas / rajas. Tem uma qualidade masculina e tem o dharma como objetivo principal da vida. Corresponde a uma direção sul. "Taittiriya Brahmana" descreve os frutos da adoração como "Aquele que faz oferendas apropriadas para Ashwins e para Ashwini torna-se possuidor de boa audição e não se tornará surdo".



As qualidades de Purva Phalguni:

Bhaga, a forma abençoada do Sol, divindade de boa fortuna e prosperidade governa este Nakshatra. Bhaga dá charme, carisma e habilidade para influenciar os outros, para atraí-los ao nosso redor como uma fonte de felicidade e luz. Purva Phalguni mostra a gravidade em direção à fonte do deleite. Personagens extrovertidos podem se tornar materialistas, mas introvertidos podem se tornar buscadores espirituais. Shiva Lingam é um dos símbolos deste Nakshatra poderoso e criativo (outros dois são redes de balanço e duas pernas da frente da cama). Purva Phalguni dá o poder de procriação criativa em todos os níveis (prajanan shakti) e riqueza em geral. Vênus, a significação planetária de beleza e deleite, rege este Nakshatra. Dá poder de inspiração, reconhecimento social e prestígio. Este Nakshatra é considerado um brahmana varna, natureza, - manushya (humano), símbolo animal, - rato, gunas (em 3 níveis), - tamas / rajas / tamas. Tem uma qualidade feminina e tem o Kama como objetivo principal de vida. Corresponde a uma direção norte. "Taittiriya Brahmana" descreve os frutos da adoração como "Aquele que faz oferendas apropriadas a Bhaga, aos Phalgunis, ganha a melhor porção entre seus pares".

As qualidades de Mula:

Nirriti, a Deusa da calamidade, falsidade, morte e destruição, que vive no reino dos mortos, governa este Nakshatra. Ela representa o vazio, mas também uma base. Nirriti tem o poder de arruinar, destruir e quebrar (barhana shakti). Ela também é chamada de Alakshmi (negação de Lakshmi, devi da prosperidade) e também representada como uma Kali com colares de enxadas, representando as cabeças da ignorância. Mula significa "a raiz". O símbolo deste Nakshatra é "ramo de raízes amarradas" e a cauda do leão (ou escorpião). Mula é um Nakshatra de julgamento, perigo e transição, mas no nível mais alto se relaciona com o nirvana. Leva-nos às raízes primárias das coisas e faz com que as examinemos. Mula pode nos tornar profundamente perceptivos ou farisaicos, dependendo da direção dessa energia de negação. Ketu governa Mula e há perigo de sofrer influências negativas, que podem tornar a pessoa arrogante, mas isso surge de dúvidas e inseguranças profundas. Por outro lado, Mula fornece profundos poderes de percepção e capacidade de ir além das coisas, até mesmo de negar o mundo. Mula Nakshatra é uma tikshna (afiada ou terrível), que pode estar relacionada a magia negra, feitiços, exorcismo e punição. Este Nakshatra é considerado açougueiro kasta, natureza, - rakshasa (demoníaco), símbolo animal, - cachorro, gunas (em 3 níveis), - sattwa / rajas / rajas. Tem uma qualidade masculina e tem o Kama como objetivo principal da vida. Corresponde a uma direção oeste (em algumas tradições tântricas a direção de Nirriti é sudoeste). "Taittiriya Brahmana" descreve os frutos da adoração como "Aquele que faz oferendas apropriadas a Prajapati, a Mula, obtém a raiz da progênie".

as qualidades de Shatabhishak:

Shatabhishak significa literalmente "cem curadores". Ele confere dons nas artes de cura e tem poder de cura (bheshaja shakti). Shatabhishak também é conhecido como "cem estrelas", o que reflete a qualidade real deste Nakshatra. Diz-se que é uma estrela afortunada do rei. O povo shatabhishak pode possuir uma tremenda força vital e coragem que derrotará seus inimigos. O desabrochar do potencial interior e o despertar total da força vital de kundalini podem ser alcançados aqui. A divindade que rege este Nakshatra é Varuna, pai celestial, dotado de sabedoria, medicina, águas cósmicas e chuva. Aqui surge a questão do relacionamento com o Pai Divino, junto com a questão da culpa e expiação, pecado e redenção. Pode fazer com que nos sintamos com muito medo ou culpados, inferiores, rejeitados e condenados. Ou nós mesmos podemos funcionar como algum pai ou juiz dos outros ou do mundo em geral. É um Nakshatra de catarse e libertação. Também se relaciona com carma, julgamento e retribuição. Isso nos coloca na calamidade da ira divina, como uma forma de buscar a graça divina para nos salvar. Aqueles que não podem se abrir para a graça divina sob ela permanecem abaixo do desempenho e figuras do submundo. Ele expõe o núcleo fraco do ego. É um dos Nakshatras mais ambivalentes, mais espirituais e mais mundanos. Rahu, senhor de Maya, governa Shatabhishak. É aqui que temos que enfrentar a ilusão tanto dentro de nós quanto no mundo. O Rahu ou Maya pode se tornar o poder da sabedoria do grande senhor Varuna. Este Nakshatra é considerado açougueiro kasta, natureza, - rakshasa (demônio), símbolo animal, - cavalo, gunas (em 3 níveis), - sattwa / tamas / sattwa. Tem uma qualidade feminina e tem o Dharma como objetivo principal da vida. Corresponde a uma direção sul. "Taittiriya Brahmana" descreve os frutos da adoração, como "Varuna desejou," Que eu seja firme e não instável "Aquele que faz oferendas apropriadas a Varuna, a Shatabhishak, torna-se firme e não instável".

as qualidades de Krittika:

Krittika significa literalmente "o cortador" e seus símbolos são uma chama, uma navalha, um machado ou outra arma afiada. Este Nkshatra representa o poder de queimar (dahana shakti). Agni, o Deus Védico do fogo, particularmente o fogo sagrado ou ritual, espírito oculto na matéria, o governa. Interiormente, este fogo Védico representa a chama da consciência e da atenção plena. Indica que o combustível, o fogo, o cozimento dos alimentos e as Pleiades de purificação estão localizados em Krittika e marcam as forças femininas. É aqui que nasce Scanda (grande guerreiro divino), divindade regente do planeta Marte. Krittika é um útero do deus do fogo, localizado principalmente no campo passivo de Touro. Tem capacidade para nutrir e dar à luz a luz. A Mãe Devine como mãe do guerreiro também é representada aqui como Durga ou Uma. Krittika é governado pela Sun. Mostra luz, criatividade e crescimento pessoal, particularmente quando direcionado para o mundo material, seja para manifestação posterior ou para trazer a energia Divina para ele. Krittika também é o lugar de exaltação para a lua. Aqui, o princípio lunar dá origem ao deus do fogo, a mente 9manas0 dá origem a uma percepção mais profunda. As qualidades lunares de percepção e abertura funcionam melhor aqui, não para a abnegação, mas para gerar um poder superior. Este Nakshatra é considerado como brahmana varna, natureza, - rakshasa (demônio), símbolo animal, - ovelha, gunas (em 3 níveis), - rajas / rajas / sattwa. Tem uma qualidade feminina e tem o Kama como objetivo principal de vida. Corresponde a uma direção norte. "Taittiriya Brahmana" descreve os frutos da adoração como "Aquele que faz oferendas apropriadas a Agni, a Krittika, torna-se comedor de alimentos para os mortais".

diferença de qualidades de Uttara Phalguni e Hasta:

Uma das principais diferenças em qualidades entre esses dois Nakshatras - luminária governante. Uttara Phalguni é governado pelo Sol e é mais centrado na conexão com o Eu (Atman). A autoconsciência adquirida em Leão é direcionada para o trabalho prático no campo de Virgem. Hasta, regido pela Lua, torna o indivíduo mais centrado em manas e a atenção é mais direcionada para o mundo material exterior. Em segundo lugar, diferença muito importante, - tipo diferente de energia (shakti) transmitida por aqueles Nakshatras. Bhaga, deus da felicidade, governa Uttara Phalguni. Seu poder é dar prosperidade (chayani shakti) por meio do casamento ou união. Savitar, forma criativa do deus Sol, governa Hasta. Seu poder é a capacidade de obter o que buscamos e colocá-lo em nossas próprias mãos. Oferece a capacidade de atingir nossos objetivos de maneira completa e imediata.