Especialidade do Templo:



O templo da colina tem 365 degraus que representam os dias do ano. O santuário da divindade da procissão está em um mandap feito de 1 lakh Rudrakshas. Este é o quinto acampamento do exército – Padai Veedu do Senhor Muruga. Santo Arunagiriar agradece sentado. Depois de destruir o demônio Sura em Tiruchendur, Lord Muruga veio para este lugar. Sua fúria esfriou e Ele ficou sorridente e pacífico – Shanta Swarupi. Foi aqui que o Rei dos Devas Indira presenteou seu elefante branco como presente de casamento para Deivanai. Podemos notar uma cicatriz no peito do Senhor causada pelo seu confronto direto com o demônio.



No lugar do pavão, há elefante em frente ao sanctum sanctorum. Lorde Muruga segura uma arma em sua mão direita chamada Vajravel que produziria um som semelhante ao de um trovão. Sua mão esquerda está no quadril representando o Gnana Shakti (poder da sabedoria). O Vel geralmente visto em outros templos de Muruga não está aqui. Além disso, o festival Surasamharam (destruição do demônio Sura) não é celebrado neste templo. Enquanto os Vahanas (veículo das divindades) ficam de frente para o Senhor no santuário, o elefante vahan está voltado para o lado oposto neste templo.




Senhor

Shukra (Vênus)

Zodíaco

tula

Moolavar

Swamy Subramaniano

Planeta Debilitado

Surya (Sol)

Amã/Thayar

Valli, Deivanai

Ano Velho

1000-2000 anos

Tipo

Chara (móvel)

Tattva (Elemento)

Vayu (Ar)

Theertham

Indira theertham, Saravana Poigai,
Saraswathi theertham, Madachettikulam, Nallankulam

Nome histórico

Siruthani

Thala Virutcham

Makuda Maram

Cidade

Tiruttani

Distrito

Tiruvallur

Estada

Tâmil Nadu

Nakshatra

Chitra (1,2), Swaathi, Vishaakha (3,4)

Divindade

Rudra


Endereço:

Templo Sri Subramaniaswami, Tiruthanigai, distrito de Tiruvallur.

Telefone: +91-44 2788 5303.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h00 às 21h00. continuamente.

Festivais:

O grande festival de casamento Maasi de 10 dias com Valli em fevereiro-março é celebrado no templo de uma maneira grandiosa, quando a multidão de devotos estaria na casa dos lakhs. 10 dias em Chithirai –De abril a maio, o festival Deivanai também é igualmente grande e importante, atraindo milhares de dólares. Os números Kavadi são estimados em 10 lakhs. Tiruthani será inundado por devotos nos dias estelares de Ashwini, Bharani e Kruthika fluindo de Andhra Pradesh, Karnataka e Arcot. Os dias de Kruthika, Tamil e Ano Novo Inglês, Pongal e terças-feiras são dias festivos no templo.

História do Templo:

Nambirajan, o chefe da comunidade cigana-Kuravas, encontrou uma criança do sexo feminino entre as plantas Valli, pegou-a e criou-a. Ele a chamou de Valli em homenagem às plantas.

Valli era a vigia dos campos que conduzia os pássaros. Lorde Muruga, para esclarecê-la sobre esta verdade, veio disfarçado de um velho caçador e a convenceu a se casar com ele. Quando ela recusou, Ele a ameaçou através de um elefante. Quando Muruga a abraçou, o toque limpou Suas ilusões. Este evento é celebrado como Valli Kalyanam. O lugar é chamado Tiruthanigai, onde Lord Muruga derramou sua raiva após derrotar o demônio Sura em Tiruchendur. Nos dias seguintes, o nome mudou para Tiruthani.

Grandeza do Templo:

Lord Muruga não está segurando a arma Vel que está intimamente associada a Ele, mas Vajra Hastam em sua mão direita que produziria um som como um trovão. Sua mão esquerda está no quadril representando sabedoria. Existem santuários separados para Valli e Deivanai.

O festival Sura Samhara – a destruição do demônio Sura em Tiruchendur sendo celebrada em todos os templos Murugan no dia Skanda Sashti em outubro-novembro não é seguida aqui, porque o Senhor está de bom humor sem planos de guerra. Depois de destruir o demônio, Ele veio para Tiruthani com humor vitorioso e feliz. Portanto, o festival da guerra não é celebrado aqui. Em vez disso, neste dia, flores pesando 1.000 quilos são usadas para agradar ao Senhor.

No lugar do pavão, o elefante é o veículo vahan de Muruga que também contra a tradição de ficar de frente para o santuário do Senhor, fica de frente para o lado oposto. A historia é assim. Como Indira ofereceu a Iravadham o elefante branco como presente de casamento para Deivanai, a prosperidade do mundo Deva começou a diminuir. Indira rezou ao Senhor Muruga para permitir que o elefante no santuário virasse para o outro lado, para que seu aspecto em Deva Loka ajudasse no crescimento da prosperidade em seu reino. Lorde Muruga graciosamente agradeceu. Conseqüentemente, o elefante está voltado para o outro lado.

As filhas do Senhor Vishnu, Amudavalli e Sundaravalli realizaram penitência buscando as mãos do Senhor Muruga. Deivanai estava sob os cuidados de Indira enquanto Nambirajan cuidava de Valli. Eles realizaram seu objetivo e tornaram-se consortes do Senhor Muruga. Eles desejaram mostrar que eram um e assumiram a forma de Gajavalli. Gajavalli segura o Lótus na mão direita atribuído a Valli e a flor Neelotpala na esquerda representando Deivanai. Ela enfeita seu veículo papagaio.

A pasta de sândalo usada no culto Muruga em Tiruthani tem um significado divino. Não é a pedra que costumamos usar, mas aquela que Devendra nos deu. Os devotos não colocam esta sandália Prasad na testa, mas a dissolvem em água e a consomem, pois acredita-se que isso os curaria de qualquer doença. Este Prasad é oferecido apenas em dias de festival.

Aadi Krithikai: Acredita-se que Indira adorou aqui no dia da estrela Kruthika no mês de Aadi-julho-agosto. Esta é uma celebração de três dias no templo. Lord Muruga vem em procissão até a fonte sagrada Saravana Poigai, no sopé da colina. Como Indira usou as flores Kalhara para seu puja, a tradição de carregar Malar Kavadi – a flor Kavadi é seguida devocionalmente pelos devotos no templo.

Sri Aadhi Balasubramania aparece na parede atrás do sanctum sanctorum quando criança. Ele era o Senhor com Akshara Mala e um Kamandala (um pequeno pote com alça para transportar água, geralmente guardado por Deuses e Sábios) antes de seu casamento com Valli. No mês de Marghazhi (dezembro-janeiro), o abishek é realizado com água quente, pois é inverno.