Especialidade do Templo:



A Divindade Primordial deste lugar aparece como Swayambu Lingam voltado para o leste. Em Chithirai 1, 2 e 3, os raios solares incidem sobre o Lingam. Perto da parede sul do templo é visto o Sol–Dial consertado há cerca de 700 anos. Este relógio foi construído de forma a medir a rota do Sol desde o nascer do sol pela manhã até o pôr do sol à noite. Um semicírculo é feito e os números das 6h da manhã às 6h da noite são gravados ao redor. No centro é fixado um prego de latão. Quando a luz do sol incide sobre este prego e sobre o número onde incide sua sombra, é aquela hora naquele momento. Este é um excelente exemplo para mostrar que os tâmeis eram especialistas em ciências astronômicas.






Senhor

Sukra (Vênus)

Zodíaco

Rishabha

Moolavar

Sri Yoganandar

Planeta Exaltado

Chandra (Lua)

Amã/Thayar

Sri Shandanayagi

Ano Velho

1000-2000 anos

Tipo

Sthira (fixo)

Tattva (Elemento)

Prithivi (Terra)

Theertham

Sadaya Theertham

Cidade

Thiruvisanallur

Distrito

Thanjavur

Estada

Tâmil Nadu

Nakshatra

Krittika (2,3,4), Rohini, Mrigashirsha (1,2)

Divindade

Brahma


Endereço:

Arulmigu Yoganandheeswarar Tirukkoil,

Tiruvisanallur – 612 105, Distrito de Thanjavur

Telefone: +91 44-2723 1899

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h00 às 12h30 e das 15h00 às 20h30.

História do Templo:

Senhor Brahma, nasceu filho de um certo Vishnu Sharma. Junto com ele nasceram seis iogues e ele com eles realizou tapasya ao Senhor Siva. No dia de Sivarathiri, o Senhor Siva apareceu diante deles, transformou-os em sete luzes e fundiu-os com Ele. Conseqüentemente, a divindade deste lugar tornou-se 'Sivayogi Naathar'. O corpo do Sivalingam aqui tem sete cabelos–fechaduras.

Certa vez, uma pessoa que havia cometido numerosos pecados, exortou o Senhor deste lugar em seus últimos momentos. O Senhor Siva perguntou a Nandhi: 'Quem me chama?' e Nandhi se virou para descobrir. Era um 'Dia Pratosha' quando a pessoa chamava o Senhor. Todos os seus pecados desapareceram quando Nandhi o viu. Sua vida tinha que terminar naquele momento. Lord Yama foi lá e Nandhi o deteve. Surgiu uma discussão feroz entre eles. Nandhi venceu Yama e o mandou embora, longe da bandeira–publicar. Normalmente no templo Nandi será visto dentro da bandeira–publicar. Mas, aqui podemos ver Nandhi neste lugar sagrado fora da bandeira–postar em uma posição virada.

Grandeza do Templo:

A lenda diz que este lugar sagrado viu todas as quatro yugas. A divindade é adorada como Puraathaneswarar no Kritha Yuga, Vilvaaranyeswarar no Tretha Yuga, Yoganandeeswarar no Dwaapara Yuga e Sivayoginaathar no Kali Yuga. Uyyavantha Devanaayanaar, o autor da obra Siddhanta Sastra Thiruvunthiyaar nasceu neste lugar sagrado. Diz-se que o sábio Agasthya adora esta divindade nos dias de Sivarathiri. Em alguns templos de Siva, Perumal é visto sozinho; mas aqui Ele aparece como Lakshmi-Narayanan, junto com Sua esposa Lakshmi. Diz-se que durante os dias do Ramayana, a pena de Jatayu caiu neste lugar, onde hoje fica o 'Jatayu Theertham'.

Bhairavar neste lugar é chamado de 'Chaturkaala Bhairavar'. Em cada yuga, ele se manifesta como um Bhairava e nos agracia. Perto de Jnanakaala Bhairavar está Dakshinamoorthi, Mahalakshmi está perto de Swarnakarshana Bhairavar e Baalasani está nas proximidades de Unmaththa Bhairavar. Uththara Kailaaya Lingam está perto de Yoga Bhairavar. É significativo adorá-los no dia do ashtami.

Cerca de 300 anos atrás, um certo Sridhara Ayyaavaal estava realizando a oferenda anual aos pais (divasam). Naquela época, uma pessoa pedia esmola por causa da fome. A tradição é que não se deve dar esmola nessa hora. Mas ele deu comida para aquele homem faminto. Então, as pessoas da aldeia o expulsaram da aldeia. Eles disseram que para absolver este pecado, ele deveria tomar banho no Ganges. Sridhara Ayyaavaal orou à Deidade deste lugar e Ganga fluiu bem em sua casa.