Shadbala

Rahu e Ketu - significadores cármicos:

Shadbala é um sistema elaborado de cálculos para ajudar a determinar as forças e fraquezas planetárias. É talvez o mais sofisticado e detalhado de todos esses sistemas astrológicos e, provavelmente, o mais confiável. Requer muito conhecimento astronômico para computar com precisão. Embora Shadbala não seja necessário para dar uma leitura astrológica precisa, é uma informação extremamente útil de se ter.

Como os cálculos são muito complexos e exigiriam muita habilidade e tempo para fazer a si mesmo, vários programas de computador são preferíveis. Uma vez computados, todos os diferentes tipos de Shadbala são calculados para determinar a força ou fraqueza planetária geral. Geralmente, considera-se que se um planeta tiver um Shadbala de 1.0 ou mais, ele tem o poder de dar os efeitos de sua posição no mapa. Se seu Shadbala for menor que 1, é considerado fraco e pode causar dificuldades. Shadbalas ocorrem comumente até 1,3 e incomumente tão alto quanto 1,8. Eles ocorrem comumente em até 0,8 e raramente em 0,6. Eles têm em média cerca de 1,1 ou 1,2.



Alguns astrólogos, entretanto, consideram apenas o total de Rupa no Shadbala. Dessa forma, eles gostam de descobrir qual é o planeta mais forte e o mais fraco no gráfico em termos de Shadbala antes de qualquer divisão especial da quantidade.

Outros astrólogos olham mais para os fatores particulares em Shadbala, como a força de exaltação (uccha bala) e não estão tão preocupados com os números totais do planeta.

Shadbala

Shadbala não é absoluta. Se um planeta tem um Shadbala alto, não significa necessariamente que sempre dará bons resultados ou se tiver um baixo, não significa que dará resultados ruins. Outros fatores devem ser levados em consideração. Da mesma forma, se um planeta tem apenas Shadbala médio, mas é forte no mapa em termos de posição e aspecto, ele ainda pode agir de uma maneira muito potente. Shadbala mostra a força e a fraqueza básicas dos planetas, mas temos que olhar para trás no gráfico para ver o que eles podem fazer.

Shadbala não parece considerar adequadamente os aspectos planetários. Ele lê a força aspectual em seus fatores, mas isso não conta muito. Raramente faz uma diferença de mais de 5%. Minha experiência mostra que os aspectos são provavelmente mais importantes do que quaisquer fatores do Shadbala.

Fatores de Shadbala às vezes se cancelam. Embora seja útil considerar cada um de seus cálculos, nem sempre é útil fazer a média de todos eles. A astrologia requer julgamentos qualitativos e estes nem sempre podem ser reduzidos a meros cálculos quantitativos. Ainda não há substituto para o insight e a experiência.

Embora todos os fatores de Shadbala sejam importantes e devam ser considerados até certo ponto (como se um planeta é forte por localização, posição ou aspecto), o sistema atual de Shadbala para fazer isso pode não ser totalmente preciso. Shadbala precisa ser pesquisado e remodelado para um sistema mais funcional.

FATORES DE SHADBALA

Os seis fatores de Shadbala são:

1) Força Posicional (Sthana Bala)

2) Força direcional (Dig Bala)

3) Força Temporal (Kala Bala)

4) Força motora (Chesta Bala)

5) Força Natural (Naisargika Bala)

6) Força Aspectual (Drik Bala)