Shadbala

Força Posicional

A Força de Exaltação é sempre importante e deve ser considerada mesmo quando o Shadbala não é calculado. Os planetas são sempre mais fortes na exaltação e mais fracos na queda. Isso é semelhante à Lua sendo mais forte cheia do que quando nova. A determinação da Força de Exaltação é simples.

Um planeta recebe 60 pontos de valor quando está no grau de exaltação e 0 pontos de valor quando está no grau de queda. Para cada três graus longe da exaltação, ele perde um ponto e para cada três graus longe da queda, ele aumenta um ponto.



Novamente, isso consiste em cinco fatores:

Força de Exaltação (Ucha Bala)

Força Divisional (Saptavargaja Bala)

Força do sinal ímpar-par (Ojayugmarasyamsa Bala)

Força Angular (Kendra Bala)

Força do decanato (Drekkana Bala)

A Força de Exaltação tem suas limitações. Primeiro, não leva em consideração o quanto a queda de um planeta pode ser cancelada. Em segundo lugar, não considera a localização dos planetas no signo. Os planetas não perdem sua força de maneira uniforme entre a exaltação e a queda, à medida que ganham força nos signos que governam.

Por exemplo, o Sol em Leão tem uma força de exaltação baixa, pois está mais próximo de sua queda em Libra do que em Aries, mas ainda é forte estando em seu próprio signo.

Força Divisional

Isso é calculado em relação aos sete gráficos divisionais do primeiro, segundo, terceiro, sétimo, nono, décimo segundo e trigésimo gráficos divisionais. Ele segue as mesmas regras de amizade e inimizade do mapa de nascimento, dando a cada um determinado total de pontos.

Força Divisional dos Planetas

Sinal próprio
30 pontos
Grande amigo
22.5 pontos
Amigo
15 pontos
Sinal neutro
7.5 pontos
Sinal inímico
3.75 pontos
Grande inimigo
1.875 pontos

É necessário determinar as amizades e inimizades planetárias para todos os sete mapas divisionais para fazer isso. Há a consideração especial de que um planeta em sua divisão Mulatrikona no gráfico básico de nascimento ou primeiro divisional (rashi) receberia 45 pontos. Caso contrário, a Mulatrikona não é considerada.

Esta é uma consideração importante. Encontramos algumas anomalias, no entanto. Saturno atinge sua debilidade máxima a 20 & deg; de Áries, mas seria no Navamsha de Libra, onde seria exaltado. A Lua também atinge sua debilidade máxima aos 3 graus de Escorpião, também em seu próprio Navamsha de Câncer. De acordo com meu pensamento, a debilidade máxima obtida deve cancelar outras forças posicionais na maioria das vezes.

Força de sinal ímpar ou par

Os planetas ganham força em sinais ímpares ou pares no Rashi (divisão primeiro) e Navamsha (divisão nona).

Sol, Marte, Júpiter, Mercúrio e Saturno têm melhor desempenho em signos ímpares

Lua e Vênus se saem melhor em signos pares

Conseqüentemente, a maioria dos planetas ganha força em sinais ímpares e a perde em sinais pares.

Os planetas ganham 15 pontos por estarem em seus sinais pares ou ímpares apropriados tanto no Rashi quanto no Navamsha, dando a eles um máximo de 30 pontos nesse sentido.

Este é um ponto menor e não tem muito peso. No entanto, pode ser cancelado por outros fatores. Mercúrio, por exemplo, não tem força ímpar e par por signo em Virgem, embora seja exaltado.

Força Angular

Planetas em casas angulares
60 pontos
Planetas em casas sucessivas
30 pontos
Planetas aqueles em casas cadentes
15 pontos

Este é um fator importante porque os planetas são geralmente mais fortes em ângulos. As qualidades da casa são fatores importantes em todas as delimitações e devem sempre ser consideradas, mesmo que não estejamos imaginando Shadbala.

No entanto, isso depende naturalmente do sistema da casa que usamos. Se usarmos um sistema do meio-céu como o sistema Placidian ou Indiano Sripati, obteremos resultados diferentes do que usar os sistemas de casas iguais. Mas mesmo que alguns programas de computador para astrologia védica permitam diferentes sistemas domésticos, eles podem calcular a Shadbala apenas pelo sistema de signos domésticos.

Este tipo de força tem duas limitações. Em primeiro lugar, não considera o significado das casas de forma adequada. Por exemplo, a nona, embora seja uma casa cadente, ainda é boa por ser o melhor trígono, e é uma excelente posição para a maioria dos planetas, particularmente benéficos. Não poderíamos considerar Júpiter fraco aqui, embora sofresse por força angular de acordo com Shadbala. Em segundo lugar, pode ser cancelado um pouco pela força direcional. Por exemplo, a Lua embora em um ângulo na décima casa, sofre por estar em seu lugar mais fraco (o sul) em termos de direção.

Outro problema é que os maléficos em ângulos podem ser fortes para fazer o mal e podem prejudicar a pessoa. Saturno no Ascendente, onde tem força angular, pode prejudicar a pessoa ou torná-la fraca.

Força do decanato

Os planetas são divididos em masculino, feminino e neutro.

Planetas masculinos
Sol, Marte e Júpiter
Planetas femininos
Lua e Vênus
Planetas neutros
Mercúrio e Saturno

Eles ganham força se localizados no decanato apropriado ou na divisão de dez graus de um sinal. A regra para determinar a Força do Decanato é a seguinte:

Os planetas masculinos ganham 15 pontos se estiverem localizados no primeiro decanato de um signo (00 00–09 60).

Os planetas neutros ganham 15 pontos se localizados no segundo decanato de um signo (10 00-19 60).

Os planetas femininos ganham força se localizados no terceiro decanato de um signo (20 00-29 60).

Esta é uma consideração menor que não conta mais do que 15 pontos. Também pode cancelar outros fatores. Por exemplo, Júpiter está caindo a 5 ° de Capricórnio, mas ainda assim recuperaria 15 pontos com a Força do Decanato.

Resumo da força posicional

A Força Divisional é certamente muito importante e Shadbala é um meio significativo de determiná-la. Acredito que seja a parte mais importante do Shadbala e que tenha mais peso no sistema. Mas sua metodologia é excessivamente complexa e pode se contradizer.

Devemos averiguar se os planetas são fortes, médios ou fracos em Força Divisional, mas não podemos simplesmente calcular a média de todos esses fatores. Devemos combinar a Exaltação e as Forças de Divisão em um único fator e não permitir que se anulem. A força angular deve considerar o Meio do Céu e não apenas os signos. O decanato e a força do sinal ímpar e par podem ser eliminados ou modificados para não contradizer indicações mais fortes.