Shadbala

Força Temporal

Esta é uma combinação de nove fatores baseados na hora do nascimento em horas, dias, meses, anos, etc. Estes são: Este é um fator importante raramente considerado na Astrologia Ocidental. Depois da Força Posicional, é o fator mais significativo em Shadbala e conta muito em seu cálculo.

Força dia-noite (Nathonnatha Bala)

Força Mensal (Paksha Bala)

Força de quatro horas (Tribanga Bala)

Força de Senhor do Ano (Abdadhipati Bala)

Força do Senhor do Mês (Masadhipati Bala)

Força do Senhor o Dia (Varadhipati Bala)

Senhor da Força da Hora (Hora Bala)

Força Declinacional (Ayana Bala)

Força de guerra planetária (Yuddha Bala)



Força dia-noite

Existem várias regras neste cálculo. Os planetas são poderosos em diferentes momentos do dia:

Lua, Marte e Saturno

Meia-noite

Sol, Júpiter e Vênus

Meio-dia

Mercúrio é sempre forte

Sempre consegue 60 pontos

Nesses momentos de força, cada planeta ganha 60 pontos. O tempo decorrido desde esses tempos de força é dividido em sessenta porções ou cerca de 24 minutos. Conseqüentemente, a cada 24 minutos de distância desses horários, um planeta perde um ponto de força. Este é um fator de alguma significância apenas.

Força Mensal

Este cálculo também tem suas regras. Os planetas são mais fortes durante certas épocas do mês lunar:

Benefics - quinzena lunar brilhante

Malefics - quinzena lunar escura

Benéficos são Júpiter, Vênus, a Lua quando brilhante e um Mercúrio sem aflição. Os maléficos são o Sol, Marte, Saturno, a Lua quando não é brilhante e um Mercúrio sob tensão.

Os fatores de cálculo são os seguintes:

A distância da Lua de sua posição quando nova é dividida por três. Esta quantia é adicionada aos planetas benéficos.

A distância da Lua de sua posição quando cheia é dividida por três e isso é adicionado aos maléficos. Sessenta é, portanto, o máximo.

Por outro lado, se a Lua está quase nova ou considerada maléfica, o cálculo é invertido.

A distância da Lua de sua posição quando nova é dividida por três. Este montante é adicionado aos planetas maléficos.

A distância da Lua de sua posição quando cheia é dividida por três e isso é adicionado aos benéficos.

A quantia atribuída à Lua às vezes é dobrada. A principal complicação neste sistema é determinar se a Lua e Mercúrio devem ser contados como benéficos ou maléficos. Caso contrário, é certamente uma consideração digna. No entanto, ele parece ter peso excessivo para outros planetas além da lua. Para outros planetas além da Lua, sua distância do Sol talvez mereça mais consideração, particularmente planetas como Mercúrio e Vênus que aumentam e diminuem como a Lua.

Força de quatro horas

Aqui, dividimos o dia e a noite em três partes iguais ou cerca de quatro horas cada. Varia de acordo com a estação do ano, já que o dia hindu é contado a partir do nascer do sol.

O planeta que rege este período, aproximadamente quatro horas, uma terceira porção do dia ou da noite, ganha 60 pontos de força.

Mercúrio

primeiro terço do dia

Saturno

terço final no final

Vênus

meio da noite

Júpiter

sempre consegue 60 pontos

sol

terço do meio do dia

Lua

primeiro terço da noite

Marte

terço final da noite sempre forte

Este fator é semelhante à Força Dia-Noite e pode cancelá-lo. Por exemplo, Marte é mais poderoso à meia-noite na Força Dia-Noite, mas em termos de Força de Quatro Horas, é mais poderoso algumas horas antes do nascer do sol.

Senhor do ano, força do mês, do dia e da hora

As regras aqui são muito simples:

Senhor do ano

15 pontos

Senhor do mês

30 pontos

Senhor do dia

45 pontos

Senhor da hora

60 pontos

Esses cálculos são mais complexos do que parecem. O ano é considerado de 360 dias e está contado do início teórico da criação há mais de 714 milhões de anos! O Senhor do Mês é o planeta que rege o dia da semana do mês em que ocorre o nascimento. Isso é por um mês de 30 dias da mesma criação teórica eras atrás.

O Senhor do Dia é o planeta regendo o dia na sequência normal Sol-Domingo, Lua-Segunda-feira, Marte-Terça-feira, etc., com o dia Hindu normal contado do nascer ao nascer do sol.

Esses senhores dos períodos de tempo são importantes. Os senhores das horas, dias, meses e anos representam os poderes do tempo sob cujo governo vivemos. Naturalmente, eles devem ser determinados para cada gráfico. Geralmente, uma pessoa se sairá melhor quando estiver sob a influência dos senhores da hora, dia, mês e ano, conforme encontrados no nascimento. Quando estes se repetem no decorrer da vida de uma pessoa, ocorrem grandes mudanças.

Força Declinacional

Esta força considera as declinações dos planetas (a que distância ao norte ou ao sul do equador zodiacal eles estão). Também podemos nos referir a ele como "Força Equinocial ou Sazonal". É semelhante e tem o mesmo peso que a resistência angular e direcional.

Primeiro temos que converter do Zodíaco Sideral para o Zodíaco Tropical para chegar aos pontos direcionais dos solstícios e equinócios. Podemos fazer isso adicionando nosso Ayanamsha à posição dos planetas. Neste alguns outros cálculos complexos são adicionados. A regra é:

Um planeta com a melhor Força Direcional ganha 60 pontos, até 0 na pior, perdendo um ponto a cada três graus de seu ponto máximo de força direcional.

Devemos então considerar os pontos específicos de Força Declinacional para cada planeta, que varia em relação a (mas não exatamente igual a) sua posição através do solstício e pontos equinociais:

Sol, Marte, Júpiter e Vênus

lugar do solstício de verão

Lua e saturno

lugar do solstício de inverno

Mercúrio

lugar dos equinócios

Sol, Marte, Júpiter e Vênus se dão melhor quando sua declinação está no ponto mais ao norte, enquanto a Lua e Saturno se saem melhor quando está no ponto mais distante ao sul. Mercúrio se sai melhor quando está no ponto equatorial ou neutro, nem norte nem sul.

Portanto, podemos determinar a Força Declinacional geralmente observando as declinações dos planetas ou observando o quão perto dos pontos do solstício eles podem estar.

Existe uma maneira mais simples de calcular a Força Declinacional, especialmente se os programas de computador não estiverem disponíveis. Adicione o Ayanamsha a cada planeta. Adicione o número de graus que um planeta está distante do ponto sazonal em que é mais fraco e divida por três, isso daria a Força Declinacional ou uma Força Equinocial exata.