Especialidade do Templo:

A divindade presidente Tirumoola Nathar é um swayambumurthi. No entanto, o Senhor Nataraja é a divindade governante. Dos panchabhoodha sthalas (locais) Chidambaram pertence a Akasha. Os hinos cantados por Gnanasambandar, Tirunavukkarasar e Sundarar foram encontrados apenas neste templo.






Senhor

Sani (Saturno)

Zodíaco

Makara

Moolavar

Sabanayagar

Amã / Thayar

Umayambikai – Sivakama Sundari

Planeta Debilitado

Guru (Júpiter)

Ano Velho

1000-2000 anos

Tipo

Chara (móvel)

Tattva (Elemento)

Vayu (Ar)

Sthala Maram

Thillai

Theertham

Brahmma Theertham

Cidade

Chidambaram

Distrito

Cuddalore

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Uthrashaada (2,3,4), Shraavan, Dhanishta (1,2)


Endereço:

Templo Sri Thillai Natarajar, Chidambaram-608 001, distrito de Cuddalore.

Telefone: +91 9349944261,+91 9443635280.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h00 às 12h30. e a partir das 16h30. às 22h00

Festivais:

O festival Margazhi de 10 dias em dezembro-janeiro começa no dia anterior ao dia da estrela de Tiruvadhirai com o hasteamento da bandeira. A importância do festival é que ele é dedicado ao Santo Saivite Manickavasagar. Durante os pujas noturnos do festival, o santo é levado ao santuário principal, onde Arati é oferecido ao Senhor com o canto de canções Tiruvempavai de autoria do santo. Durante os pujas matinais o santo é homenageado com Arati.

Um evento chamado festival Vidayathi é celebrado tanto para o Senhor quanto para o santo. 10 dias Aani Tirumanjanam começa com o hasteamento da bandeira 10 dias antes do dia da estrela de Uthira. Do primeiro ao oitavo dia da procissão do festival, as divindades Somaskanda, Shivananda Nayaki, Vinayaka, Subramania e Chandeswararm (panchamurthis) são levadas em procissão em vahans de prata e ouro.

Em dias sagrados como o dia da estrela de Tiruvadhirai em Chithirai (abril-maio) e dias de lua nova, o Senhor Natarajamurthi concede darshan nas margens do Shiva Ganga theertham e nos meses Tamil seguintes também neste dia da estrela. Os festivais noturnos são celebrados no templo em todos os meses - Chithirai a Panguni (abril - maio a março - abril) no primeiro dia do mês, dias estelares de Tiruvadhirai e Karthikai, dias de lua nova e lua cheia, sextas-feiras e dias de Pradosha.

História do Templo:

O sábio Vasishta, reverenciado como líder dos Rishis, tinha um parente chamado Madyandinar. Ele teve um filho chamado Maadyandinar. O sábio Vasishta aconselhou que o menino deveria adorar o Swayambulinga nas florestas de Thillai Vanam para obter sabedoria espiritual completa. Son Maadyandinar chegou a este lugar. Ele ficou triste por ter perdido o tempo do puja colhendo flores após o nascer do sol e essas flores não eram puras, pois o mel das mesmas é levado pelas abelhas.

Ele apelou ao Senhor Shiva dizendo que não conseguia colher as flores na escuridão devido à falta de luz e que as flores se tornavam impróprias se colhidas após o nascer do sol. O Senhor concedeu-lhe mãos e pernas como as de um tigre para subir na árvore e uma visão brilhante para os olhos funcionando bem mesmo na escuridão total. Lord também disse que ele seria conhecido doravante como Vyakrapada, pois tinha pernas de tigre. Vyakrapada ficou muito feliz com a bênção e continuou sua adoração em Thillai.

Grandeza do Templo:

Lord Shiva está em três formas em Chidambaram, como forma de ídolo visível, sem forma como Akasha ou espaço e forma como Spatika Linga.

O que é Chidambara Rahasyam – segredo?: Há uma pequena entrada perto de Lord Sabanayaka em Chit Saba. A tela é removida e um arati é oferecido. Não há nada em um formulário dentro. Mas lá está pendurada uma guirlanda dourada de Vilwa sem Murthi. O segredo é que o Senhor está aqui como Akasha que não tem começo nem fim. Isso só pode ser entendido pela experiência. Dos Panchabhoodha Sthals, Chidambaram pertence a Akasha.

Chit + Ambaram = Chidambaram. Chit significa sabedoria. Ambaram significa amplo espaço aberto não mensurável. Foi aqui em Chidambaram que os hinos dos três grandes santos saivitas foram descobertos. Eles cantaram milhares de hinos em muitos Shiva Sthals que visitaram. Mas eles não estavam disponíveis para os devotos.

Tirunarayur Nambiandar Nambi e o rei Tirumurai Kanda Chozhan caíram aos pés do Senhor Polla Pillayar Vinayaka para guiá-los no assunto. Com as bênçãos do Senhor Vinayaka, eles souberam que todas essas grandes literaturas espirituais com as assinaturas dos respectivos autores estão escondidas neste templo. Eles correram para Chidambaram e adoraram os autores. Eles encontraram as folhas das palmeiras cobertas por formigueiro e consumidas principalmente por insetos. Mesmo assim, eles pegaram as folhas inteiras disponíveis e as guardaram. Todas essas literaturas espirituais inestimáveis teriam sido totalmente perdidas se não fosse o trabalho meticuloso e devoto de Nambiandar Nambigal e Tirumurai Kanda Chozhan.

Diz-se que os quatro santos saivitas entraram no templo pelas quatro entradas do templo, Manickavasagar pelo leste, Gnanasambandar pelo sul, Appar pelo oeste e Sundarar pelo norte. Appar-Tirunavukkarasar fez seu Angapradakshina na rua de carros (Ratha Veedhi) de Chidambaram. Santo Manickavasagar curou a filha muda do rei budista de Lanka com as bênçãos do Senhor no templo. Existem cinco Sabhas no templo Chittrambalam, Ponnambalam, Perambalam, Niruddha Sabha e Rajatha Sabha.

Os santuários do Senhor Shiva e do Senhor Vishnu são estruturados de tal forma que os devotos podem ter darshan gêmeo em um local do templo. Este é um templo onde Brahmma, Vishnu e Rudra agraciam os devotos juntos. Santo Arunagirinathar elogiou o Senhor Muruga por este templo em dez de seus hinos em Tirupugazh. Muitos acreditam que o Senhor Nataraja é a divindade presidente deste templo. A divindade presidente é Adhimoola Nathar na forma Linga.

Os sábios Patanjali e Vyakrapada desejavam que as pessoas desta terra também tivessem a oportunidade de ver e desfrutar da grande dança do Senhor Shiva realizada no Monte Kailash. Eles vieram à terra e sentaram-se em penitência em Adhimoolanathar com esse propósito. Respondendo à sua penitência altruísta pelas pessoas comuns, o Senhor Shiva junto com os 3.000 sábios Tri Sahasra Muniswaras vieram a este lugar e concederam Sua dança darshan no mês tailandês (janeiro-fevereiro) no dia Poosam Star às 12h00. como Thillai Moovayiravar.

Chidambaram é um lugar sagrado que garante a salvação total às almas. Para a salvação, deve-se nascer em Tiruvarur ou viver em Kanchi ou pensar em Tiruvannamalai ou morrer em Kasi. Se alguém adora os Senhores Tirumoolanathar e Nataraja em Chidambaram pelo menos uma vez na vida, a salvação está reservada para a alma.