Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


O templo foi construído pelo rei Pandala. Vale ressaltar que os templos de importância do Senhor Aiyappa como Ariyangavu, Achankoil, Kulathpuzhai estão ao redor deste lugar.





Senhor

Deus Guru

Símbolo

Arco do triunfo

Zodíaco

Tula do Zodíaco

Moolavar

Sri Muthukumaraswami

Amã/Thyar

Poonchunai

Ano Velho

500-1000 anos

Cidade

Panpozhi

District

Tirunelveli

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Vishakha

Vishaakha (em sânscrito)

Visaakam (em Tamil, Malayalam)

Divindade

Indra, chefe dos deuses; Agni, deus do fogo


MORADA:

Templo Sri Tirumalai Kumaraswami, Panmozhi – 627 807,

Sengottai, distrito de Tirunelveli.

Telefone: +91 4633- 237 131, 237 343, 94435 08082, 94430 87005

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h00 às 13h00. e a partir das 17h. às 20h30.

Festivais:

Step festival no primeiro de Chithirai caindo principalmente em 14 de abril, Vaikasi Visakam em maio-junho, Skanda Sashti em outubro-novembro, Karthikai float festival em novembro-dezembro e Thai Poosam em janeiro-fevereiro são os festivais celebrados no templo.

História do Templo:

Uma vez que havia apenas Vel - a arma do Senhor Muruga, no templo. O sacerdote do Templo, Poovan Pattar estava realizando pujas para o Vel. Certo dia, enquanto descansava debaixo de um tamarindo depois do puja, o Senhor Muruga apareceu em seu sonho e disse que a colina pertencia a Ele e que Ele estava na forma de um ídolo em Kottaithiradu, um pouco distante do local. O Senhor pediu ao sacerdote para ir ao local onde as formigas estariam se movendo em fila e que Ele estava lá. O padre informou o rei. O ídolo foi retirado do poço e instalado. O templo foi construído pelo rei Pandala.

Acredita-se que Pithrus (ancestrais falecidos) vivem nos degraus da colina. Portanto, realizar Tarpans para eles neste local beneficiaria muito as gerações seguintes. A devoção de Sivakami Ammayar com firmeza e determinação carregando as pedras para a construção do templo é uma história emocionante por trás deste templo.

Grandeza do Templo:

Elefantes eram usados ​​para carregar pilares e vigas de pedra até o topo da colina durante a construção do templo. Eram os dias em que não havia cordas fortes, usavam cordas feitas de fibras de palmeira e às vezes cediam, resultando em rolar para baixo. Quando eles foram cortados e rolados, conta-se que uma mulher asceta, Sivakami Ammaiyar, ousou sua vida e parou a pedra com a cabeça, gritando Muruga, Muruga. Até que as pedras fossem puxadas para cima, ela as seguraria pela cabeça com o poder que lhe foi concedido por Lord Muruga. Ela também carregava tijolos em tiras de caule de banana. Há um ídolo de Sivakami Ammaiyar no templo.

Poovan Pattar, o sacerdote deste templo foi a um lugar chamado Kottai Thiradu e cavou um lugar indicado pelo Senhor Muruga. Enquanto cavava, o pé de cabra tocou o nariz do ídolo e o danificou levemente, o que também acrescentou beleza ao ídolo. Vendo isso, as pessoas do lugar chamaram o Senhor Mookkan. Mookku em Tamil significa nariz.

Uma Sivakami Ammal estava morando neste lugar com seu marido Gangaimuthu Thevar. Eles não tinham filhos. Decidindo erguer um mandap de pedra no templo da colina, a mulher levou tijolos e pedras para o templo com tanta determinação e fé em busca de benção infantil. No entanto, ela não conseguiu realizar seu desejo. Um certo Varadar Masthan, um santo do lugar, aconselhou-a a adotar o próprio Lorde Muruga como seu filho. A senhora prontamente aceitou e legou todos os seus bens a Lorde Muruga. Ela também processou alguns em posse ilegal de propriedades pertencentes ao Senhor na aldeia Puliarai no tribunal de Tiruvananthapuram produzindo evidências epigráficas e as recuperou. Como a senhora passou toda a sua vida a serviço do Senhor Muruga, ela foi chamada Sivakami Pardesi.

Há 625 degraus para chegar ao templo no topo da colina. Isso também é chamado de Tirikoodamalai. Na entrada da colina, há um santuário para o Senhor Vallabha Vinayaka. Existem dois Padukas - Símbolo do Pé. Há outro santuário Vinayaka no meio do caminho da colina seguido por um para Idumban. A fonte sagrada no topo da colina é chamada Ashta Padmakulam. Atualmente é chamado de Poonjunai. Uma flor chamada Kuvalai, mencionada nas literaturas tâmeis, desabrochou aqui. Apenas uma flor desabrochava por dia. As sete virgens (Saptha Kannikas) adoravam Muruga. Enquanto os ídolos de Saptha Kannikas são encontrados apenas no templo do Senhor Shiva, eles também estão instalados nas margens da nascente neste templo. Os sete poderes da Mãe Parvathi são chamados Saptha Kannikas.

Os nascidos da estrela Visaka devem visitar este templo pelo menos uma vez na vida. Três plantas herbáceas cresceram nesta colina chamadas Odavalli e Nalamoolika representando os poderes das estrelas Visaka, Kruthika e Uthara relacionadas ao culto do Senhor Muruga. Acredita-se que as raízes dessas ervas foram usadas e adoradas junto com um Dhanakarshana Yantra para adquirir riqueza. Embora essas ervas não possam ser identificadas agora, é certo que uma mudança positiva na vida de quem visita este templo é evidente. O V em Visagam significa supremacia e Sagam significa luz. A estrela Visagam tem três luzes chamadas Vimala Sagam, Vibhava Sagam e Vipula Sagam. Como todas essas três luzes existem neste templo da colina, Siddhas disse que os nativos das estrelas de Viskam deveriam adorar neste templo para grandes benefícios.

Existem 16 degraus até o Templo do Senhor Vinayaka elogiado como Shodasa Vinayaka. Shodasa em sânscrito significa 16. O número representa 16 riquezas como educação, coragem, sucesso, riqueza material etc.