Védico

Quatro Objetivos da Vida

A Ciência Védica tradicionalmente reconhece quatro objetivos legítimos ou objetivos da vida humana: Dharma, Artha, Kama e Moksha A Astrologia Védica reconhece a validade de todos os quatro objetivos e é orientada para facilitar o ser humano na realização de cada um deles. No entanto, na Ciência Védica, os três primeiros, carreira, riqueza e prazer estão subordinados ao último, a liberação espiritual.

A libertação é o objetivo primário e essencial de todos os seres humanos. Sem ele, os outros objetivos não têm nenhum significado real na vida. Os outros são apenas um suporte para ele e não têm validade em si mesmos. Um astrólogo que usa o sistema védico deve, portanto,,

dar uma visão abrangente de todos os domínios da vida. No entanto, ele deve se concentrar na libertação e na vida espiritual. Isso não significa assumir o papel de guru, mas mostrar os usos mais elevados que podem ser feitos das energias planetárias e das circunstâncias da vida de alguém.

Quatro Objetivos da Vida

DHARMA

significa "princípio ou lei" e se refere ao cumprimento de nosso propósito correto na vida. Inclui a honra ou o reconhecimento que alcançamos através das nossas ações a nível pessoal e profissional, especificamente através da carreira.



ARTHA

significa "realização de objetivos" e se relaciona especificamente com a aquisição de recursos materiais necessários para cumprir o dharma na vida. Relaciona-se com renda e riqueza.

KAMA

significa literalmente "desejo" e se refere à nossa necessidade de felicidade emocional e sensorial. Como tal, poderíamos chamá-lo de "prazer".

MOKSHA

significa "liberdade" ou liberação e se relaciona com nossa necessidade de crescimento espiritual, incluindo a transcendência dos três valores inferiores acima.

Da perspectiva védica, um mapa que é bom para a liberação, mas não para os outros domínios da vida, é muito melhor do que um que é bom para os objetivos menores, mas não para a vida espiritual.

Como base para os quatro objetivos da vida, a astrologia aborda a necessidade de saúde ou ausência de doenças. Esta é a base para os quatro objetivos da vida, pois sem saúde, o que mais pode ser realizado. No entanto, a saúde não é apenas física, mas também mental. Portanto, a astrologia deve considerar a saúde física e mental ou a saúde física e o bem-estar psicológico como os meios de atingir todos os objetivos da vida. Conseqüentemente, a astrologia médica e psicológica, após a astrologia espiritual, são seus ramos mais importantes.