ARTHA

Quatro Objetivos da Vida

Artha, riqueza, refere-se a todos os meios necessários de subsistência e segurança material, não simplesmente a busca de ganho material. O astrólogo deve ser capaz de aconselhar seus clientes sobre a melhor forma de usar seu potencial material na vida. Isso é direcioná-lo para fins espirituais ou dhármicos, não simplesmente buscar dinheiro pelo poder ou status que ele pode proporcionar.

Indicações no gráfico

Os planetas que regem Artha são Júpiter e Mercúrio. Júpiter governa nossa capacidade de ganhos e abundância em geral. Mercúrio rege nossa capacidade de comércio e troca. Vênus também oferece riqueza e conforto, arte ou luxo. Saturno tende a criar pobreza, embora possa nos dar propriedades e outros ativos físicos ou fixos.



Casas de artha são a segunda, sexta e décima. A segunda mostra como ganhamos nosso sustento pessoal. O sexto mostra a capacidade de trabalho e dinheiro de fontes como seguros ou acordos legais. O décimo mostra ganhos de carreira, status e conquistas.

Artha

Em particular, devemos levar em consideração as influências sobre a segunda e a décima primeira casas e seus senhores. O segundo governa nossa capacidade de ganhar por meio de nosso próprio trabalho, o décimo primeiro de obter renda de várias fontes. Depois disso, devemos considerar a quarta, quinta e nona casas e seus senhores, que fornecem riquezas. A quarta dá propriedades e veículos. O quinto dá ganho por meio de aconselhamento, conselho e especulação, como o mercado de ações. O nono dá graça e fortuna, como ganhar na loteria.

A décima segunda, sexta e oitava casas e seus governantes tendem a limitar a riqueza. O décimo segundo mostra perdas e despesas. Isso por si só pode não criar pobreza se as casas de renda forem fortes. O sexto dá perda por doença, inimizade, problemas legais, excesso de trabalho ou falta de reconhecimento. O oitavo mostra dificuldades, obstáculos, opressão, falta de reconhecimento ou má reputação.