Quatro Objetivos da Vida

Dharma

Dharma, carreira, refere-se à vocação correta e à felicidade inerente ao cumprimento de nossas capacidades para a ação correta na vida. O verdadeiro Dharma de alguém é o da alma, a vocação de nosso coração, não o que a sociedade nos impõe. No entanto, muito do que chamamos de Dharma é revelado por nossa ocupação na vida, como ganhamos nosso sustento.

Sob este conceito também estão incluídos honra, posição, status, fama, prestígio e poder. Eles mostram nosso dharma social e seus efeitos, como nosso caráter afeta o mundo.



Indicações no gráfico:

Dharma está relacionado a Artha. Normalmente, é através de nossa carreira que buscamos riquezas. Júpiter, Mercúrio e o Sol são os principais planetas que regem o Dharma. Mercúrio mostra como funcionamos e nos comunicamos na sociedade. Júpiter mostra o papel ou lei que gostamos de seguir na vida, nossos princípios orientadores e os objetivos que buscamos. O Sol mostra nossa capacidade de projetar nosso caráter e personalidade, a influência de nossa natureza no mundo.

Comparação de Suns:

Como o Sol representa nosso eu ou ego, ele mostra como os lados privados de nossa natureza podem se relacionar. Se não houver relação entre os sóis de duas cartas, ou se eles não se relacionarem por meio de outras influências planetárias, por mais próximas que as duas pessoas possam estar no nível mais profundo do eu, elas permanecerão separadas ou sozinhas.

Dharma

As casas do Dharma são a primeira, que mostra nosso dharma pessoal e responsabilidade para consigo mesmo, a quinta que mostra nosso dharma criativo e responsabilidade para com as crianças, e a nona que mostra nosso dharma espiritual e social.

Para as influências da casa, devemos notar a da primeira, nona e décima casas e seus senhores. O primeiro nos diz quem somos geralmente; é a medida de nossa identidade e ação no mundo. O nono mostra os objetivos ou a profissão que aspiramos. O décimo mede nossa capacidade de impactar o mundo carmicamente. Mostra como nossa personalidade aparece no mundo. Mostra como nosso dharma alcança artha, ou valor, tanto para nós quanto para a sociedade.