Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


Dos seis Templos do Acampamento do Exército (Aaru Padai Veedu), este é o único templo onde o abishek é realizado para a arma Vel do Senhor Muruga. Cinco divindades – Sathyagiriswarar (Shiva), Pavalakanivai Perumal (Vishnu) Karpaka Vinayaka, Subramaniar e Durgambika – graça de um templo da caverna.





Senhor

Deus Buda

Símbolo

Ashlesha - Serpente

Zodíaco

Câncer do Zodíaco

Moolavar

Sri Subramanya Swami

Amã/Thyar

Sri Deivanai

Ano Velho

1000-2000 anos

Cidade

Tiruparankundram

District

Madurai

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Divindade

Ashwini Kumaras


MORADA:

Templo Sri Subramaniaswami,

Tiruparankundram – 625 005, distrito de Madurai.

Telefone: +91- 452- 248 2248, 248 2648, 98653- 70393, 98421- 93244, 94433 - 82946.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 5h30 às 13h. e 16h00 às 21h00.

Festivais:

Vaikasi Visakam em maio-junho, Aadi Krithikai em julho-agosto, festival Purattasi Vel em setembro-outubro, Skanda Sashti em outubro-novembro, Tirukarithikai em novembro-dezembro, poosam tailandês em janeiro-fevereiro e Panguni Uthiram em março-abril são os festas celebradas no templo.

História do Templo:

Os Devas apelaram ao Senhor Shiva para protegê-los dos ataques de terror do demônio Surapanma. o Senhor criou Muruga de seis faíscas de seu terceiro olho da testa. O Senhor Muruga lutou contra Surapanma, destruiu e fez dele um pavão para seu veículo e um galo para sua bandeira. Indira ofereceu sua filha Deivaniai a Muruga em casamento. O casamento ocorreu em Tiruparankundram com a presença de um grande número de Rishis, Devas e Deuses. Lord Muruga agracia aqui em forma de casamento. Ele se chama Subramanya.

Grandeza do Templo:

Dos seis templos de acampamento do exército (Aaru Padai Veedu) do Senhor Muruga, este é o primeiro templo. Enquanto o Senhor Muruga agracia de pé nos outros cinco templos do acampamento do exército, Ele agracia sentado, em forma de casamento com Sua consorte Deivanai. Maharshi Narada, Indira o rei dos Devas, Brahmma o Criador também estão ao seu redor. Deusa da Sabedoria Saraswathi sem Sua Veena, e Savithri estão ao Seu lado enquanto Sol, Lua, Gandharvas uma comunidade no mundo superior hábil na arte da música, estão acima Dele. Os outros veículos do Senhor Muruga, a ovelha e o elefante estão abaixo Dele. Apenas uma pasta perfumada chamada punugu é aplicada no Senhor, pois este é um templo de caverna.

Abishek é realizado apenas para a arma Vel do Lorde Muruga, pois este é um templo em caverna. O Vel é levado ao santuário Kasi Viswanatha na colina no último sábado do mês de Purattasi (setembro e outubro). Este é o único templo onde o abishek é realizado para Vel. Mais importância é atribuída a Vel como o Senhor veio a este lugar vitorioso depois de derrotar o demônio Surpanma com o poder desta arma. Recentemente, um carro dourado foi feito para o templo.

Santuário Nakkeerar: Celebrado poeta tâmil laureado na corte de Pandya, Nakkeerar veio a este lugar sagrado para realizar penitência por se purificar do pecado de discutir com o Senhor Shiva em uma competição. Uma folha no tanque era parcialmente em forma de peixe e parcialmente em forma de pássaro. Quando Nakkeerar viu essa estranha criatura, sua penitência foi perturbada. Um demônio (Bhoodam) já havia capturado 999 dessas pessoas cuja concentração foi perturbada durante o culto a Shiva. O diabo agora tomou Nakkeerar como seu cativo e fez a contagem até 1000 rodadas.

O poeta Nakkeerar cantou Tirumurugattrupadai em louvor ao Senhor Muruga para salvar todos os prisioneiros do diabo. Esta é a canção de invocação em Pathupattu (10 canções) sendo a primeira seção das 18 obras da literatura Sangam editadas como Pathinenkeezhkanakku. Lord Muruga apareceu diante do poeta, matou o diabo, quebrou a prisão da caverna com Seu Vel. O poeta expressou seu desejo de dar um mergulho no Santo Ganga para se lavar do toque do diabo. Lorde Muruga saltou sobre uma pedra com Sua Vel. Ganga se levantou. Nakkeirar estava feliz. Esta primavera, que nunca seca, está no topo da colina. O santuário Kasi Viswanathar–Visalakshi fica perto desta primavera, voltado para o oeste. O Santuário Muruga fica em frente a este santuário com um lugar para Nakkeerar. Há esculturas de quatro Shivalingas, um ídolo de Shiva, Kasi Viswanatha, Subramaniar, Ambica, Bhairava e Karpaga Vinayaka. A caverna Panchakshara onde Nakkeerar foi trancado pelo diabo e Saravana Poigai ficam perto deste santuário.

9 soldados: Quando o Senhor Shiva criou Muruga das faíscas de Seu olho, incapaz de suportar o calor, Mãe Parvathi fugiu do local, quando Sua tornozeleira quebrou. Das pérolas, vieram nove Shaktis chamadas Nava Kalis. Essas mulheres amaram o Senhor Shiva e ficaram grávidas. Sabendo disso, Parvathi os amaldiçoou a viver com sua gravidez. Os Navakalis apelaram ao Senhor Shiva por um remédio. Lord Shiva fez um compromisso com Parvathi dizendo que eles deveriam entregar para o bem-estar do mundo e ajudar Lord Muruga em sua guerra para matar o demônio Surapanma. Parvathi concordou. Eles deram à luz 9 crianças do sexo masculino chamadas Veerabagu, Veerakesari, Veera Mahendran, Veera Maheswaran, Veera Rakshan, Veera Marthandan, Veerandhagan, Veeradheeran e Veera Suran. Há um santuário separado para esses nove heróis no saguão da frente – mandap no templo.

Rudrabishekam para Lord Dakshinamurthy: Lord Dakshinamurthy graças com Sua mão esquerda em uma cobra sob Seus pés. Aqueles aflitos com efeitos ruins em seus horóscopos, aqueles que sofrem de doenças prolongadas oferecem adoração a Rudrabisheka no santuário. Eles personificam o Senhor Dakshinamurthy em um pote de prata e envolvem os estudiosos védicos para cantar o poderoso e eficaz Rudra, mantras Chamaha para alívio. A adoração rende enormes benefícios ao devoto.

Durante a época do festival, o hasteamento da bandeira é feito apenas para o Senhor Shiva, mas o Senhor Muruga é levado em procissão. Como Lord Muruga não é menos que Lord Shiva, diz-se que este procedimento é seguido. Lord Muruga também é conhecido aqui como Somasubramaniar (Soma–Shiva, Subramaniar–Muruga). Lord Muruga agracia como Somaskanda com Shiva e Parvathi no sanctum sanctorum atrás do Shivalinga. Também é dito que o Senhor Shiva agraciou Durga concedendo-lhe alívio de uma maldição. Como este Shivalinga foi instalado por Durgadevi, o Linga é conhecido como Devi Lingam. Como o Linga é tratado com uma pasta chamada Shantakaram, nenhum abishek é feito para Ele exceto oferecer óleo.

Este é o templo agraciado por cinco divindades, Shiva, Pavalakanivai Perumal (Vishnu), Karpaga Vinayaka, Subramaniar e Durga. Mãe Durga está ao norte da Torre Principal– Rajagopuram–demônio Mahishasura sob Seus pés. À esquerda de Durga está Karpagavinayaka segurando uma cana-de-açúcar sentada em um lótus com sábios ao seu redor. À direita de Durga está Lord Muruga em uma pose de casamento com Deivania voltada para o norte. Narada, Indira, Brahmma, Saraswithi sem Her Veena e SAvithri também estão aqui ao lado de Muruga.

Lorde Shiva no sanctum sanctorum está voltado para o leste. O sábio Madanga Mahrshi está ao Seu lado. O Senhor Vishnu está no lugar de Nandhi, o veículo touro do Senhor Shiva. Por isso, o templo é conhecido como templo Mal Vidai (Mal–Vishnu, Vidai–bull) e este é um design muito raro. Diz-se que o Senhor Vishnu está servindo a Seu Irmão na lei.

A divindade que preside é o Senhor Shiva no templo. Ele agracia de um Kundru –Monte, e é elogiado como Parankundranathar e o lugar Parankundram. Ele também é elogiado como Sathyagiriswarar. Como é aqui que o Senhor Muruga se casou com Deivanai, a importância é mais atribuída ao Senhor Muruga e o templo tornou-se Templo de Muruga nos dias que se seguiram. No dia de lua cheia – poornima no mês Aani (junho–julho) três frutas – manga, banana e jack – são oferecidos ao Senhor com pujas especiais.

Nandi com Sua consorte: Nandi, o veículo touro do Senhor Shiva, agracia com Sua consorte Kalakandi no Maha Mandap do templo. Há Vinayakas gêmeos ao Seu lado. Embora haja corredores prakaras nos templos com outras divindades, o templo Tiruparankundram é diferente sem essas formalidades. Como o próprio Monte é em forma de Linga, somente Girivalam é possível.