Rahu e Ketu

Rahu e Ketu - significadores cármicos:

Ketu (nodo sul) indica o carma originado por influências paternas (o Sol) e Rahu (nodo norte) que vem de influências maternas (a Lua). Ketu mostra carma decorrente de autoridades sociais, ou ainda autoridades mais antigas ou influências tradicionais.

Rahu mostra influências de desejos e emoções pessoais, incluindo a força de desejos coletivos. Ketu mostra nosso carma individual e seus padrões. Rahu mostra que somos suscetíveis ao carma coletivo e seus impulsos. Ketu mostra o antigo carma e Rahu o novo carma nascido do desejo. Ketu - conclusão de antigas dívidas cármicas, Rahu indica a expansão de um novo carma baseado no desejo, que nos mantém no samsara. O eixo Rahu-Ketu é crucial para a compreensão do carma pessoal. Ele indica as casas que requerem ações para a conclusão do antigo karma (casa onde Ketu reside) e questões relacionadas à casa onde Rahu reside, que devem ser resolvidas durante a encarnação atual.

Rahu Ketu


Relação de Rahu e Ketu com o Sol e a Lua:

Rahu é particularmente forte para eclipsar a Lua (significador de manas); Ketu é mais forte para eclipsar o Sol (self, ahamkara). A maioria das ações de Rahu - causa distúrbios mentais, alucinações, posses por diferentes tipos de grahas (avesha ou unmada por bhutas, yakshas, pishachas, rakshasas e outras entidades), flutuações emocionais - podem ser explicadas por um eclipse da Lua e do mente. Rahu mostra influências cármicas no manas e Ketu no ahamkara. Há corona do Sol durante os eclipses solares. Ketu escurece a luz primária das coisas, mas permite que sua luz interior sutil seja vista (percepção astral). Rahu concede capacidade à mente transcendente, Ketu dá oportunidade à função do ego transcendente.



Consequências cármicas negativas de Rahu:

Rahu chama de escuridão subconsciente. Ele extrai as latências cármicas de dentro de nós, é pesado, as forças tamásicas e os desejos suprimem a negatividade. Ele altera nossas mentes e nos torna brinquedos nas mãos do subconsciente coletivo e de outras entidades. Rahu indica vícios. Além dos distúrbios mentais mencionados acima, também pode causar doenças. Mostra onde perdemos o controle de nossas faculdades e estamos sujeitos a distúrbios nos sistemas reguladores do corpo. Rahu significa aquilo que oculta ou obscurece - qualidades de Mara (devata que nos liga ao samsara).

Consequências cármicas positivas de Rahu:

Rahu é uma cabeça de serpente e, portanto, dá a sabedoria da serpente, que governa nosso funcionamento mental. Rahu pode nos alertar sobre essas forças no mundo e pode nos ensinar como usá-las. Rahu, em sua manifestação positiva, pode mostrar oportunidade cármica. Mostra harmonia com tendências coletivas que podem proporcionar grande poder e sucesso mundial. Ele projeta muito glamour. O sucesso de Rahu pode nos desfazer no final e raramente nos dá contentamento.

Consequências cármicas negativas de Ketu:

Ketu é o corpo de uma serpente sem cabeça. Isso explica Ketu como indicando morte, destruição, drogas, perda da cabeça, perda da vontade, suicídio. Ketu indica compulsões. Ela nos separa das pessoas e de nós mesmos, tornando-nos muito duvidosos, com falta de fé, confiança e segurança.

Consequências cármicas positivas de Ketu:

Ketu indica a conclusão do ciclo cármico, portanto, a liberação. Ketu significa percepção, iluminação. O nó sul é considerado como dando fortes faculdades perceptivas, mesmo de natureza espiritual ou oculta. Ketu é considerado por dar forte sensibilidade imaginativa, que também pode funcionar como método espiritual no sadhana tântrico com visualização da mandala de ishta-devata e algo semelhante.

Rahu e Ketu no Kundalini:

Rahu e Ketu representam nossa força da serpente, a Kundalini Shakti, em seu funcionamento sob a dualidade da ignorância. Integrar as forças dos dois nós no gráfico é elevar o Kundalini. Rahu representa a base da espinha. Ketu representa o topo da cabeça. Rahu mostra potencial de energia nos chakras inferiores. Ketu indica os poderes perceptivos nos chakras superiores, ajna-chakra em particular. Rahu mostra esses fatores que nos mantêm adormecidos nos chakras inferiores. Ketu mostra aqueles que distorcem os poderes dos chakras superiores. Rahu pode ativar a Kundalini, mas geralmente de uma forma prejudicial. Ketu pode ativar percepções sutis, mas sempre há o perigo de que sejam usadas de forma pessoal, induzindo, os chamados, "viagem do ego".