Krittika

As qualidades de Krittika

Krittika significa literalmente "o cortador" e seus símbolos são uma chama, uma navalha, um machado ou outra arma afiada. Este Nakshatra representa o poder de queimar (dahana shakti). Agni, o Deus Védico do fogo, particularmente o fogo sagrado ou ritual, espírito oculto na matéria, o governa.

Interiormente, este fogo Védico representa a chama da consciência e da atenção plena. Indica que o combustível, o fogo, o cozimento dos alimentos e a purificação das Plêiades estão localizados em Krittika e marcam as forças femininas. É aqui que nasce Scanda (grande guerreiro divino), divindade regente do planeta Marte. Krittika é um útero do deus do fogo, localizado principalmente no campo passivo de Touro. Tem capacidade para nutrir e dar à luz a luz. A Mãe Devine como mãe do guerreiro também é representada aqui como Durga ou Uma.



Krittika é governado pela Sun. Mostra luz, criatividade e crescimento pessoal, particularmente quando direcionado para o mundo material, seja para manifestação posterior ou para trazer a energia Divina para ele. Krittika também é o lugar de exaltação para a lua. Aqui, o princípio lunar dá à luz o deus do fogo, a mente 9manas0 dá à luz uma percepção mais profunda. As qualidades lunares de percepção e abertura funcionam melhor aqui, não para a abnegação, mas para gerar um poder superior.

Nakshatra Shatabhishak


Este Nakshatra é considerado como brahmana varna, natureza, - rakshasa (demônio), símbolo animal, - ovelha, gunas (em 3 níveis), - rajas / rajas / sattwa. Tem uma qualidade feminina e tem o Kama como objetivo principal de vida. Corresponde a uma direção norte. "Taittiriya Brahmana" descreve os frutos da adoração como "Aquele que faz oferendas apropriadas a Agni, a Krittika, torna-se comedor de alimentos para os mortais".