Especialidade do Templo:



O Senhor no templo é um swayambumurthy. Lord Aadhi Mayuranathar agradece de um santuário separado no prakara. Enquanto a divindade presidente está na forma de um Shivalinga, Ambica aparece como um pavão adorando o Senhor. Lord Muruga no prakara é elogiado pelo santo Arunagiriar em seus hinos Tirupugazh.






Senhor

Guru (Júpiter)

Zodíaco

Dhanus

Moolavar

Mayuranathar

Amã/Thayar

Anjal Nayaki

Ano Velho

500 anos

Tipo

Dwisvabhava (duplo)

Tattva (Elemento)

Tejas (Fogo)

Theertham

Idabam, Brahma e Agasthya

Nome histórico

Mayiladuthurai

Thala Virutcham

Mangueira

Cidade

Mayiladuthurai

Distrito

Nagapattinam

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Moola, Poorvashaada, Utharashada (1)

Divindade

Rudra


Endereço:

Templo Sri Mayuranathaswami, Mayiladuthurai-609 001. Distrito de Nagapattinam.

Telefone: +91- 4364 -222 345, 223 779, 93451 49412.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 5h30 às 12h00 e das 16h00 às 16h00. às 20h30

Festivais:

Vaikasi Brahmmotsavam em maio-junho, Aipasi Thula Snanam (banho em Cauvery) em outubro-novembro e Laksha Deepam na última sexta-feira do mês Aadi-julho-agosto são os festivais celebrados no templo.

História do Templo:

Daksha, o pai da Mãe Parvathi, conduziu um yajna, mas falhou intencionalmente em convidar o Senhor Shiva para humilhá-Lo. O Senhor Shiva não queria que Parvathi também participasse do yajna. Mesmo assim, com o objetivo de corrigir seu pai, Parvathi compareceu à cerimônia, mas foi humilhada por Daksha. Lord Shiva assumiu a forma Veerabadra e destruiu o yajna.

Um pavão usado nos rituais procurou asilo aos pés da Mãe Parvathi. Como ela ignorou o conselho do Senhor, ela foi amaldiçoada a se tornar um pavão. Ela veio para este lugar como um pavão e realizou penitência severa para recuperar Seu Senhor. Satisfeito com sua penitência, o Senhor Shiva apareceu aqui como um pavão e dançou como um pavão - ele próprio apareceu aqui como um pavão. Mayura Thandavam. Ambica foi restaurada à sua forma original. Como o Senhor veio aqui como um pavão - Mayura, Ele é louvado como Mayuranathar.

Grandeza do Templo:

A apresentação de dança Gouri Thandavam do Senhor é celebrada aqui como Mayura Thandavam – Mayura-pavão. Lord Nataraja agradece de um santuário separado. O primeiro puja da noite é dedicado ao Senhor Nataraja. O santuário Mayilamman fica em frente ao santuário Nataraja, onde tanto o Senhor quanto a Mãe agraciam na forma de um pavão.

Dois pavões e dois macacos são retratados na figueira acima da escultura do Senhor Dakshinamurthy na parede goshta. Há também um Nandhi. Diz a lenda que Nadha Sharma e sua esposa Anavidyambikai vieram a este lugar para o banho Cauvery-Thula Snanam. Antes de chegarem ao local, o prazo de 30 dias (mês Aipasi-outubro-novembro) expirou. Infelizmente, eles passaram a noite adorando o Senhor Shiva.

O Senhor apareceu em seu sonho e os aconselhou a tomar banho antes do nascer do sol no dia seguinte e garantiu que eles teriam todos os benefícios do banho Tula Snanam. Com base nisso, a prática deste banho continua até agora, no primeiro dia do mês Karthikai. Como Lord Shive congelou a hora do banho para Seu casal de devotos, este banho é chamado de Mudavan Muzhukku. "Mudakku" em Tamil significa congelamento, "Muzhukku" significa banho.

O casal se fundiu com o Senhor então. Este Linga está voltado para oeste. O Linga com o qual sua esposa Anavidyambikai se fundiu fica à direita do santuário Ambica. Este Linga está vestido apenas com Sari Vermelho. Também indica a unidade entre homem e mulher. Senhor Dakshinamurthi aparece ligeiramente inclinado de lado com as pernas dobradas.

Mãe Aadi Poora Ambal agradece de um santuário separado na forma Veera Shakti elogiada como Abhayambikai. Ela também é trazida em procissão às margens do Cauvery no dia Aadi Pooram e nas sextas-feiras deste mês, abrangendo julho-agosto. O Senhor Vinayaka no prakara que apareceu anteriormente em uma árvore de sândalo é elogiado como Agasthya Sandana Vinayaka – Sandanam-Sandal.

Tula Snanam: Diz-se que o Senhor Shiva abençoou Nandhi destruindo seu orgulho. Este Nandi está no meio de Cauvery. As pessoas tomam seu banho sagrado no rio durante o mês Aipasi (outubro-novembro) e no primeiro dia seguinte ao mês Karthikai. O Senhor visita Cauvery todos os dias durante este período de 31 dias. Também é dito que o Santo Ganga teve seus pecados lavados com um mergulho no Santo Cauvery. Este dia é o dia de lua nova de Aipasi-Deepavali. Um banho em Cauvery neste dia limpa o devoto de todos os seus pecados passados, de acordo com a mitologia.

O planeta Saturno no santuário de Navagraha aparece como Jwala Saturno com fogo Agni na cabeça. Além disso, um Saturno de forma normal com seu veículo corvo está ao lado voltado para o norte realizando o puja de Shiva. Esta é uma forma muito rara de Sani. Aqueles que enfrentam aspectos adversos deste planeta oram aqui para reduzir sua intensidade.

Existem cinco prakaras no templo. Juradeva está ao lado dos pés do Senhor Nataraja. Mãe Durga agracia com o demônio Mahisha a Seus pés e também com dois demônios em ambos os lados. Esta também é considerada uma forma rara de Durga. Chandikeswara e Tejas Chandikeswara estão no mesmo santuário. Lord Mahavishnu adorando Lord Shiva está em um santuário separado. As mães Ashta Lakshmis e Sattainahar estão no prakara. Há também um santuário para Kudhambai Chithar que alcançou a salvação aqui. As pessoas oram a Kanakkadi Vinayaka para cuidar de suas contas. Kanakku significa contas em Tamil.