Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


Thiruvaiyyaru, o lugar dos cinco rios, é um lugar muito sagrado. O enorme templo aqui é dedicado ao Senhor Shiva conhecido como Sri Ayyaruappan em Tamil e Sri Panchanadeeswarar em sânscrito, que significa o Senhor dos 5 rios. O nome da Devi é Sri Parvathi e está localizado em um templo separado dentro do mesmo complexo.

O próprio nome Thiruvaiyyaru traz à mente a música carnática desde que o santo Sri Thiagaraja, embora nascido em Tiruvarur, na verdade viveu em Thiruvaiyyaru e compôs todos os Kritis enquanto aqui. Mesmo agora, todos os anos, no mês de janeiro, no dia do aniversário da morte de Sri Thiagaraja, centenas de músicos vêm aqui e cantam em coro os cinco famosos Kritis de St. Thiagaraja, conhecidos como Pancha Rathna Kritis e, posteriormente, Aarathi é executado. >


Os cinco thirthams neste templo são Surya Pushkarani, Ganga Theertham, Chandra Pushkarani, Palaru e Nandhini Theertham. O sábio Neymesa construiu este templo a pedido do Senhor Sri Shiva. Existem dois santuários perto de gopuram leste, conhecidos como Dakshina Kalasha e Uttara Kalasha. O Mukthi mantapam é famoso por realizar Panchakshara japam. Este lugar sagrado é considerado o principal entre os Saptha Stana Stalas. Os outros seis são Thiru Pazhanam, Thiruvan chottu Thurai, Thiruvadai Kudi, Thirukandiyur, Thirupanthurai e Thiruvai thanam.



Senhor

Deus Shani

Símbolo

Pernas Traseiras do leito da morte

Zodíaco

Meena do Zodíaco

Moolavar

Sri Panchanathiswarar

Amã / Thayar

Sri Aramvalartha Nayaki

ano antigo

1000-2000 anos

Cidade

Theeyatur

Distrito

Pudukottai

Estada

Tamil Nadu

Nakshatra

Uttarabhadrapada

Uthrabhadra (em sânscrito)

Uthirattathi (em tâmil)

Uthrattathi (em malaiala)

Divindade

Ahir Budhyana


MORADA:

Templo Sri Aiyarappan, Tiruvaiyaru-613 204, distrito de Thanjavur.

Telefone: +91-436 -2260 332, 94430 08104

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h00 às 11h00 e das 16h00 às 18h00. às 20h30

Festivais:

Maha Shivratri em fevereiro-março é muito devocional celebrado no templo.

História do Templo:

Nandeeswarar é o veículo touro do Senhor Shiva comumente chamado de Nandhi. Nandikesar é o fundador da dinastia Tiru Kayilaya Parampara. Dharumapuram Adheenam e Tiru Avaduthurai Adheenam pertencem a esta herança.

Nandikesar nasceu do sábio Siladha com quatro mãos. O sábio colocou a criança em uma caixa e a abriu. Era uma criança linda com duas mãos. Ele deixou a criança em Tiruvaiyaru. O Senhor Shiva realizou abishek para a criança com o leite materno da Mãe Ambica, a espuma da boca de Nandhi, néctar-amirtha- Saiva Theertham e Surya Pushkarini Theertham – totalmente cinco itens – portanto, o Senhor do templo é louvado como Aiyarappan – Senhor dos cinco theerthas.

Grandeza do Templo:

A Deusa Mãe no templo é louvada como Aram Valartha Nayaki em Tamil e Dharma Samvardhini em sânscrito, significando Mãe que defende o Dharma. Para enfatizar o fato de que todo dia é um bom dia, o festival de casamento para a mãe é realizado nas noites de Ashtami. Geralmente, existe a crença de que Ashtami – oitavo dia de lua nova ou quinzenas de lua cheia não é um dia auspicioso.

Um sacerdote do templo não pôde estar presente para seu dever de puja a tempo. Foi relatado ao rei. Ele correu para o templo para verificar, mas ficou surpreso ao ver o sacerdote de plantão fazendo abishek para o Senhor. O padre voltou ao local apenas no dia seguinte de sua peregrinação a Kasi. O rei e o povo ficaram mais surpresos ao saber a verdade e entenderam que era o Senhor Aiyarappar, na forma do sacerdote, que estava conduzindo pujas para Si mesmo.

É digno de nota que o devoto Saivite Saint Appar – Tirunavukkarasar adorou aqui e teve o darshan do Monte Kailash daqui. Ele tomou seu banho sagrado no Manasa Sarovar em Kailash e voltou do tanque Tiruvaiyaru. Este Surya Pushkarini Theertha é todo sagrado. Mãe Dharma Samvardhini é louvada como Senhor Mahavishnu neste lugar. Portanto, não há templos de Vishnu neste lugar.

Lord Shiva no templo é um swayambumurthy. Acredita-se que Sua relva longa e espessa esteja espalhada por todo o local atrás do santuário. Como um devoto não pode se dar ao luxo de pisar no Jatamudi do Senhor, a circunvolução é proibida. Lord Dakshinamurthi no prakara tem um significado especial. O Senhor Vishnu O adorou. Ele é o único Guru em Tamilnadu adorado por Perumal–Vishnu. Ele é elogiado como Soouru Hari Shivayoga Dakshinamurthy. No lugar de Muyalagan – símbolo da ignorância – costumamos ver sob Seus pés, há uma tartaruga.

A habilidade arquitetônica do templo é tal que vários ecos podem ser ouvidos se alguém chamar Aiyarappa em voz alta em um determinado local. Engenheiros estrangeiros tentaram descobrir esse milagre, mas não conseguiram até hoje. De importância Navagraha, o local pertence a Sun. Ele está voltado para o oeste. O templo tem cinco corredores-prakaras. Os devotos escolhem a sala de oração (Mukthi Mandap) para paz mental e meditação.