Casa    Astrologia indiana   Templos Nakshtra   Templo Satabisha

Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


O templo fica em uma colina de cor vermelha. Deve-se dar 1.206 passos para chegar ao topo da colina para adorar o Senhor Shiva - Ardhanareeswarar. Carros e táxis estão disponíveis para chegar ao templo. O Rajagopuram tem cinco níveis; 260 'de comprimento e 160' de respiração leste-oeste. O período do templo remonta ao período sangam e foi renovado durante os períodos dos reis cholas, pandyas e nayak. Um oficial britânico, Davis, reparou algumas partes do templo. Tirugnanasambandar escreveu 'Tiruneelakanta Pathigam' e acredita-se que Arunagirinathar tenha escrito 'Tiruppugalh' neste templo. Não se pode perder a longa cobra vermelha de 60 pés esculpida ao longo dos degraus. As pessoas adoram Adi Seshan – a cobra. O caminho possui 11 mandapams - que abrigam quem sobe o morro.





Senhor

Deus Rahu

Símbolo

Círculo Vazio

Zodíaco

Zodíaco Aquário

Moolavar

Sri Agneeswarar

Amã/Thayar

Sri Karundhazh Kuzhali

Ano velho

1000-2000 anos

Cidade

Thiruchengode

Distrito

Namakkal

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Satabisha

Shatataraka

Shathabhisha (em sânscrito)

Sadayam (em tâmil)

Chathayam (em malaiala)

Divindade

Varuna


ENDEREÇO:

Templo Ardhanareeswarar, Tiruchengode

Telefone: +91-4288-255 925, 93642 29181

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h00 às 12h00 e das 16h00 às 16h00. às 21h00

Festivais:

Pujas são realizados de acordo com os agamas neste momento. O puja-Utchi kala puja do meio-dia é famoso. Os moradores da cidade só podiam chegar ao templo durante o dia com flores frescas, leite, manteiga e outras frutas. Isso acontecia quando não havia autoestrada ou estrada. Ainda assim, este puja é muito importante neste templo.

Os dias de Lua Nova e de Lua Cheia atraem mais devotos ao templo. Vaikasi é um mês importante aqui. Ardhanareeswarar desce para a cidade abaixo. A cidade tem um visual festivo e pessoas de toda a região de Kongu se aglomeram durante esses dias para o darshan do Senhor. No entanto, todos os meses têm festivais por causa da presença de outras divindades como Adi Kesava Perumal, Sengottuvelan, Sakthi e Pandeeswaran. Girivalam também é muito famoso.

História do Templo:

Certa vez, o Senhor Adi Kesava Perumal instruiu a Deusa Sakthi a fazer penitência para alcançar a unidade com o Senhor Shiva. No dia de Kedara Gowri o desejo se tornou realidade. Lord Shiva apareceu como Umai Oru Bagan permitindo que a Deusa Sakthi fosse a parte esquerda dele.

Outra história envolve Vayu e Adi Seshan. Adi seshan estava nas cordilheiras Meru. Uma luta começou entre Vayu - o senhor do Ar e Adi Seshan - a cobra do senhor. Vayu tentou explodir a montanha. Na guerra feroz, Vayu explodiu com sucesso uma parte de Meru. Esta parte caiu na região de Kongu com Adiseshan agarrado a ela, machucado e sangrando. Essa é a razão pela qual a cor da cobra de 60 pés é vermelha. A colina também é vermelha e amarela.

Grandeza do Templo:

Há um pequeno santuário para Pandeeswarar na colina. As pessoas oferecem berços e acreditam que podem ter filhos. No caminho para o templo, o sexagésimo passo é considerado o passo da Honestidade e da verdade - isso é sathiyappadi. Quando as pessoas têm problemas e litígios entre elas, aquele que estava pronto para dizer a verdade deste lugar era considerado verdadeiro e honesto; suas evidências desempenharam um papel vital na justiça naquela época.

O Pasuvan Swami atrai muitos agricultores e moradores. Eles oferecem leite, manteiga e requeijão ao Senhor, na crença de que isso seria devolvido abundantemente e ricamente. Muitas pessoas que têm Nagadosham oferecem abishegams a Adiseshan com açafrão e kumkum. Geralmente, acredita-se que eles serão abençoados com o casamento em breve.