Trânsitos

Tempo na astrologia védica

Um trânsito, ou Gochara, é o movimento contínuo de um planeta considerado no horóscopo de nascimento. O trânsito do planeta mais forte ou do senhor do Ascendente no mapa natal são sempre importantes. Atenção especial deve ser dada aos trânsitos dos planetas governando os períodos maior e menor, os senhores dasha e bukti.

Os trânsitos têm cerca de 1/3 de valor no julgamento dos efeitos dos períodos. O resto é determinado pelas relações entre esses planetas no mapa natal.

Trânsitos de Saturno para a Lua natal (Sade Sati) geralmente difíceis:

Comumente Sade Sati causa Chatra Bhanga, a perda daqueles que nos protegem. Sade Sati não age isoladamente, a confluência deve existir para ativá-la e as dashas, Bhukti e Gocharas apropriadas devem apoiá-la. Enquanto nos mapas em que Saturno promete bons e maus resultados de Sade Sati re às vezes muito modificados, os efeitos de Sade Sati dependem substancialmente do rashi da Lua e de sua condição. Uma Lua debilitada, ou Lua posta na constelação debilitante de Saturno, ou em constelações pertencentes a inimigos de Saturno, tende a intensificar as consequências. Uma vez que Sade Sati às vezes também se aplica ao Udaya Lagna, as dificuldades são provavelmente agravadas quando a Lua ocupa a décima segunda, primeira ou segunda casa no horóscopo, pois então os dois tipos de Sade Sati se sobreporão.

Trânsitos de senhores de período maior e menor são importantes:

O senhor dasha é considerado como lançando um aspecto em todos os planetas e casas, mas o dobro daqueles que ele já apresenta no mapa natal. Geralmente o senhor Bhukti será considerado como lançando um aspecto no senhor Mahadasha, modificando a natureza de seus resultados. Capítulo 20 de"Paladipika" estadas: "Quando um planeta cuja Dasha está em andamento passa (em trânsito) por sua própria casa, exaltação ou uma casa amiga, ele promoverá a prosperidade da casa que representa quando contada a partir do Ascendente, desde que o planeta seja dotado de plena força na hora do nascimento também".