Tithis

Tempo na astrologia védica

Tithis: Tithis são dias lunares, que medem os Kalas ou posições da lua. Cada dia lunar ou Tithi é em média um pouco menor do que um dia solar, - 23 horas e 37 minutos. Existem 371 Tithis em um ano normal. Os Tithis, no entanto, são irregulares em comprimento porque a taxa de movimento da Lua é irregular.

Varia de 11 a 15 graus por dia. Isso significa que um Tithi real pode ser um pouco mais longo ou mais curto do que um dia. Quando a velocidade de movimento das Luas é rápida, pode haver 2 Tithis em 1 dia. Um Tithi pode, portanto, ser omitido no calendário (chamado "kshaya" Tithi no Panchanga). Quando a taxa de movimento da Lua é lenta, o que é mais raro, o mesmo Tithi pode ocorrer em 2 dias consecutivos ("vriddha" Tithi). Existem 15 tipos de Tithis, divididos em dois grupos relativos à Lua crescente e minguante, criando um total de 30.



Surgiu por influência da astrologia sideral védica, mas também argumenta que a astrologia ocidental original era um sistema sideral. Podemos, portanto, chamar a Astrologia Védica de "Astrologia Sideral Oriental".

Tithis


alguns Tithis auspiciosos :

Tithis, que pertencem ao grupo "Purna", são geralmente muito favoráveis (exceto no dia da Lua nova). Eles permitem que ocorra o desenvolvimento máximo. Este grupo consiste em Panchami (quinto), Dashami (décimo), Purnima (quinze). Aqueles que pertencem aos grupos Nanda (1, 6, 11) e "Bhadra" (2, 7, 12) são considerados geralmente auspiciosos.

alguns Tithis nada auspiciosos:

Tithis, que pertence ao grupo "Rikta", geralmente não são auspiciosos e não devem ser usados para nenhuma ação importante. Este grupo consiste em Chaturthi (quarto), Navami (nono), Chaturdashi (quatorze anos). Além disso, o dia da lua nova e o dia após a lua nova (o primeiro) são geralmente desfavoráveis. Muitos astrólogos também rejeitam o sexto, o oito em particular e o décimo segundo dia por ações importantes. Os dízimos começando com o décimo segundo (Dvadashi) da metade escura da Lua são geralmente evitados para ações importantes, pois geralmente são consideradas desfavoráveis.

qualidades do quinto e décimo Tithis:

Tithi é um dia muito favorável para todas as boas ações: viajar, ganhar riquezas e dar presentes, realizar cerimônias e práticas religiosas, colocar pedras preciosas, meditação, estudo, obtenção de conhecimento oculto, jejum, cura. Bom para a adoração de Shiva e Shakti, pois eles usam a lua crescente em suas cabeças. Também é bom para aprender e adorar Sarasvati. Não favorável para ações negativas ou ações que requerem força, como punição.

Dashami (décimo) Tithi é muito favorável. Bom para viajar, vestir joias ou roupas novas, casamento, cerimônias e festas, renda, veículos e casas, estudo e aprendizado, todas as ações de cura e para visitar pessoas importantes. O brilhante Tithi (o tength0 é talvez o mais afortunado de todos os Tithis e é bom para todos os empreendimentos expansivos. Neste ponto, a energia cósmica masculina (Shiva) atinge seu poder mais forte. No escuro Tithi (dia 25), o cósmico poder feminino (shakti0 é o mais forte, e é bom para a adoração da Mãe Divina.