Especialidade do Templo:



Senhor Shiva no templo é um swayambumurthy. Existem duas deusas no templo contra uma normalmente vista nos templos de Shiva. Eles estão em santuários separados. Há um buraco no corpo de Shivalinga feito por um Karkadam-Cancer (Nandu em Tamil), uma criatura marinha e uma cicatriz de ferimento causada por Indira.






Senhor

Surya (Sol)

Zodíaco

Simha

Moolavar

Vanchinadeswarar

Planeta Exaltado

Chandra (Lua)

Amã/Thayar

Mangala Nayaki, Vazha Vandha Nayaki

Ano Velho

1000-2000 anos

Tipo

Sthira (fixo)

Tattva (Elemento)

Tejas (Fogo)

Theertham

Gupta Ganga, Ema Theertham

Cidade

Sri Vanchiam

Distrito

Tiruvarur

Estada

Tâmil Nadu

Nakshatra

Magha, Purva Phalguni, Uttara Phalguni (1)

Divindade

Brahma


Endereço:

Templo Sri Vanchinatha Swami, Sri Vanchiam-610 110, distrito de Tiruvarur.

Telefone: +91-4366 291 305, 94424 03926, 93606 02973.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h00 às 12h00 e das 15h00 às 15h00. às 20h00

Festivais:

Como tradição, o Theerthavari é realizado apenas no último dia do Brahmmotsavam nos templos de Shiva. Aqui é realizado no segundo dia no próprio tanque do templo durante os festivais Masi Magam em fevereiro-março. Lord Vanchinathaswami vem em procissão no Ema Vahan. No último dia, os pujas são dedicados ao Senhor Muruga. Theerthavari também é celebrado nos domingos de Karthikai, de novembro a dezembro. Um festival de 10 dias também é celebrado após Aadi Pooram em julho-agosto. Aradhanas e abisheks especiais são realizados aos domingos.

História do Templo:

Yama, o Deus da Morte, ficou muito triste por ter sido designado para a tarefa de tirar a vida das pessoas, embora existam muitos trabalhos de natureza feliz. Ele foi para Tiruvarur e falou sobre sua tristeza ao Senhor. Lord Shiva o orientou a ir até Sri Vanchiam e orar lá. Yama realizou penitência. Satisfeito com sua penitência, Lord Vanchinadheswarar apareceu diante dele no mês Masi, dia da Estrela Bharani, em fevereiro-março, e perguntou o que ele desejava.

Yama disse que lhe foi designada a tarefa de tirar a vida de pessoas, incorrendo assim em seu ódio e duras críticas e que estava sofrendo o dosha Brahmmahati causado por seu dever de trabalho. Lord Shiva assegurou-lhe dizendo que no futuro as pessoas atribuiriam a causa da morte a doenças, idade e acidentes e não o culpariam. O Senhor também instruiu Yama que ele deveria permitir apenas aqueles que são menos pecadores e que não deveriam renascer. Lord também enfatizou que Yama deveria tornar seu fim pacífico. Ele também concedeu-lhe o status de Kshetra Palaka e os devotos o adorariam primeiro e depois somente o Senhor. Conseqüentemente, o primeiro puja é dedicado a Yama apenas neste templo todos os dias.

Grandeza do Templo:

Também durante os tempos de eclipse, as portas do templo estão abertas, embora, como tradição em outros templos de Shiva, elas estejam fechadas. Abishek especial é realizado ao Senhor de Sri Vanchiam durante este período.

Mãe Ganga certa vez buscou uma solução do Senhor para purificar-se dos pecados deixados nela por aqueles que se banharam no rio. O Senhor a orientou a orar em um lugar onde até mesmo Yama, o Deus da Morte, foi abençoado por Ele. Conseqüentemente, Ganga deixou apenas um pequeno poder Dela no Ganga original e fundiu-se com a fonte sagrada aqui com as 999 partes restantes de Sua santidade. Conseqüentemente, o Theertha é chamado Gupta Ganga. Ainda se acredita que Ela está residindo secretamente na theertha. Este Theertha é considerado mais sagrado que Ganga. Atualmente é conhecido como Muni Theertha. Durante Masi Magam, um festival também é celebrado neste Theertha.

Para punir aqueles que participaram do Daksha' Yagna para o qual Ele não foi convidado com o motivo de insultá-Lo, o Senhor Shiva enviou Veerabadra para destruir o Yajna. Sun-Surya foi um dos participantes. Devido à raiva de Lord, ele perdeu o brilho e implorou perdão por um alívio. Ele realizou penitência rigorosa aqui e recuperou seu brilho com as bênçãos do Senhor Shiva.

O Senhor Vishnu desejoso (Vaanchithal em Tamil) de Mahalakshmi (Sri) procurou a ajuda do Senhor Shiva para realizar Seu desejo, por isso o lugar passou a ser conhecido como Sri Vaanchiam. Como o Senhor Shiva é dominante no templo, não há santuário para Navagrahas ou os nove planetas. Yama e seu assistente Chitra Gupta estão no mesmo santuário no canto sudeste - canto Agni - no templo. Os devotos adoram Yama com guirlandas feitas de Vada, um prato popular de Tamilnadu. As pessoas também realizam no santuário seus pujas e homas de aniversário em busca de longevidade. Mãe Mahishasuramardhi com Suas oito mãos abençoa os devotos no templo.