Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


O templo Dharbharanyeswaraswamy ou Dharbaranyeswarar em Thirunallar é dedicado ao planeta Saneeswaran ou Saturno, também chamado de Sani Bhagawan.





Senhor

Deus Ketu

Símbolo

Cabeça de cavalo

Zodíaco

Áries do Zodíaco

Moolavar

Sri Dharbaranyeswarar

Amã/Thyar

Sri Boghamaarthapoonmulaiyaal

Cidade

Tirunallar

Distrito

Nagapatinam

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Divindade

Ashwini Kumaras


MORADA:

Sri Darbaranyeswara Swami Devasthanam, Thirunallar–609607

Temple Phone No: 04368-236530 or 236504

Tempo de abertura:

Das 6h às 13h e das 16h às 20h. Como os sábados são os dias especiais para Saneeswaran, o sannidhi Saneeswaran está aberto mesmo entre 13h e 16h.

Pooja:

Aqueles que visitam Thirunallar devem primeiro tomar um banho de óleo no theertham de Nala. Após o banho, adore o Vinayakar no pequeno templo próximo, quebre um coco lá e siga em direção ao templo Dharbaranyeswarar que fica a cerca de 5 minutos a pé de lá.

Os devotos oferecem pano azul e lamparina a óleo Gingerly. Poojas especiais são realizados aos sábados, pois sábado é o dia de Saneeswaran ou Saturno.

História do Templo:

O templo Dharbharanyeswaraswamy ou Dharbaranyeswarar em Thirunallar é dedicado a Saneeswaran ou Saturno. Thirunallar em Karaikal, no território da União de Pondichery, é um dos templos navagraha mais famosos e importantes. Fica a 6 Kms da cidade de Karaikal. Este é um dos sthalams parivara.

Embora Saneeswaran aqui seja muito famoso, a divindade que preside é Dharbaranyeswarar. Sua consorte é Bogamartha Poon Mulayal ou Praanaambikai. O lingam aqui é um Lingam ou Swayambhu auto-manifestado. O Sthala vruksham é Dharba ou grama. Este lugar era uma floresta de Dharba. Dharba é um tipo de grama e aranyam significa floresta e daí o nome Dharbaranyeswaraswamy ou Dharbaranyeswarar para o Senhor. Pode-se ver a impressão da grama no lingam aqui. Thirunallar é um dos 'Saptha Vidanga Sthalam'. Os ídolos nesses templos retratam o Senhor Shiva realizando uma de Suas sete formas de dança. Acredita-se que o Senhor Shiva transmitiu o conhecimento dos Vedas e Shastras a Brahma aqui. As pessoas rezam para Swarna Ganapathy aqui para superar problemas financeiros.

Lorde Surya era casado com Usha ou Light. Usha Devi foi incapaz de suportar o calor irradiado de Surya e deixou sua sombra em Chaya com Suryan enquanto ela mesma ficava longe. Saneeswaran é filho de Chaya Devi e Suryan. A própria visão de Saneeswaran é temida e acredita-se que seja destrutiva. Acredita-se que a carruagem de Suryan tenha sido destruída quando Saneeswaran, ainda bebê, abriu os olhos e olhou para Suryan. Saneeswaran após intensa penitência no Senhor Shiva alcançou o status de um planeta celestial.

Acredita-se que Saneeswaran ficou manco quando foi chutado pelo Senhor Yama em um ataque de raiva. É por isso que ele é um planeta em movimento lento, levando aproximadamente dois anos e meio para passar de um signo do zodíaco para outro. Esse trânsito conhecido como Sani peyarchi é muito importante e os devotos de todo o templo se aglomeram para oferecer suas orações. Acredita-se que Saneeswaran tenha uma grande influência no curso da vida de uma pessoa e também o planeta mais temido. O aspecto único aqui é que Saneeswaran está em postura de pé com abhayahastha, ou seja, mão concedendo bênçãos.

Uma vez, Shiva se escondeu em uma caverna remota para meditar e escapar do efeito de Sani. Em seu retorno, ele foi informado por Sani que o Senhor havia se escondido em primeiro lugar por causa da influência de ezharai Sani. Um Shiva atônito, mas satisfeito, declarou-lhe ser Saneeswaran. Nenhum outro planeta tem a tag eswaran no nome.

Diz-se que o rei Nala, sob a influência de ezharai sani (período ruim de Saturno), perdeu seu reino, e foi separado de sua esposa e filhos, teve problemas de saúde e vagava como um mendigo. De acordo com o conselho de Bharadwaja muni, ele adorou Dharbaranyeswarar em Thirunallar, depois de um mergulho no tanque sagrado aqui. Foi então que ele foi aliviado dos efeitos de Sani. Depois disso, Shiva pediu a Saneeswaran para estar aqui e abençoar todos os seus devotos.