Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


O Senhor deste lugar sagrado agracia como 'Swayambu Moorthi'. O Thiruvitaimaruthur Mookambigai deste lugar é tão famoso e grande quanto o Karnataka Kollur Mookambigai. Na Índia, apenas em Kollur e Thiruvitaimaruthur, os santuários Mookambigai são vistos.





Senhor

Sani Deus

Símbolo

Lótus

Zodíaco

Zodíaco Escorpião

Moolavar

Sri Mahalingeswarar

Amã/Thyar

Sri Bruhath Sundarakusaambaal

Ano Velho

1000-2000 anos

Cidade

Thiruvitaimaruthur

District

Thanjavur

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Anuradha

Anuraadha (em hindi)

Anusham (em tâmil)

Anizham (em malaiala)


MORADA:

Arulmigu Jothi Mahalinga Swami Tirukkoil,

Thiruvitaimaruthur - 612 104, Distrito de Thanjavur.

Telefone: +91- 435- 2460660.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h00 às 11h00 e das 17h00 às 20h00.

Festivais:

No mês de Thai -Thaipoosam - 10 dias de festival- Brahmotsavam. Todos os dias haverá a procissão do Senhor, tanto de manhã como à noite, em diferentes carruagens. No 10º dia, o festival é completado com o 'theerthavaari'.

No mês Vaikaasi - o grande festival Vasanthotsavam por 10 dias-festival Tirukkalyaanam, Ambaal tapasu, Ambaal 'thannai thaane' festivais de oração são realizados com fanfarra .

IThiruvaathirai, Aaadipooram e Karthigai também são celebrados de maneira significativa aqui. Nos dias mensais de 'pratosha', os devotos em grande número lotam o templo. Nos dias de festividade importantes como Deepavali, Pongal, Tamil-Inglês Dias de Ano Novo, poojas especiais e abhishekams são realizados.

História do Templo:

O sábio Agasthya, junto com os outros sábios, veio a Itaimaruthur e realizou tapasya meditando na Deusa Umadevi. A deusa Uma também apareceu diante do sábio. Os sábios adoraram a Deusa e pediram que eles gostariam de ver o Senhor também. Umadevi, por causa dos sábios, foi em Sivatapasya. O Senhor concedeu Seu desejo e apareceu diante dos sábios. Depois de aparecer diante deles, o Senhor começou a adorar o 'Jothi Lingam'. A surpresa Umadevi perguntou ao Senhor: Por que você está adorando a si mesmo? O Senhor respondeu que esses sábios se esqueceram de nos adorar e, portanto, ele estava adorando a si mesmo. Daquele dia em diante, os sábios prestaram culto de acordo com a 'Lei Kaamika' e receberam grandes benefícios.

Grandeza do Templo:

Mookambigai :Neste templo, o santuário Mookambigai fica no lado sul do santuário de Ambal. O santuário interno deste templo é construído como a estrutura do templo do norte da Índia. Neste santuário, o mais poderoso Maha Meru Srichakram está instalado.

Moola Linga Sthalam :Lorde Mahalinga Swamy permanece como a Deidade Principal central neste templo, cercado por outras divindades. São eles: Tiruvalanchuzhi–Vinayakar, Swamimalai-Murugan, Sejnalur-Chandeswarar, Sooriyanarkoil-Sooriyan e outros nove planetas, Chidambaram-Natarajar, Sirkaali-Bhairavar e Thiruvavaduthurai-Tirunandhi. Esta é uma característica muito importante do templo.

Aswamedha Pratakshiam: Alcançar o templo e circular o caminho interno da primeira parede, para adorar o Senhor Marudapperumaan é conhecido como 'Aswamedha pratakshiam'. Quem fizer isso receberá todos os benefícios. Antes de iniciar este exercício sagrado, deve-se adorar o Senhor Muruga. Deve-se limitar a duração de sua oração como mandalams de um, meio e quarto. A volta também deve ser estipulada como cento e oito, vinte e quatro, doze e sete círculos. Acredita-se que os devotos que circulam no dia Thirukarthigai Deepam e durante o festival do mês tailandês receberão imensos benefícios. Próximo a isso está o 'Kodumudi prakaaram'. Contornar este prakaraam é igual a contornar o Monte Kailash.

O Lugar Sagrado onde o Senhor Mahalinga adorava a Si mesmo: Este lugar sagrado está situado entre Mallikaarjunam Sri Sailam no norte e Thiruputaimaruthur (Putaarjunam) do distrito de Tirunelveli no sul, e é chamado de 'Itaimaruthu' ( Madhyarjunam). A palavra sânscrita, 'Arjunam' significa 'árvore maruda'. A árvore sagrada em todos esses três lugares é a árvore maruda. Saturno e Lua são adorados aqui. Para o sábio Kasyapa, o Senhor de Itaimaruthu, o Senhor Marudavaanar apareceu como a criança Krishna. Existem cerca de 32 theerthams como Kaarunayaamirtha Theertham e Kavirippoosa Theertham. Para as 27 estrelas ou nakshatras, existem 27 lingams.

Nos quatro lados estão os templos para Viswanaathar, Aathmanaathar, Rishipureeswarar e Chockanaathar e por isso este lugar é chamado de 'Panchalingasthalam'. Varaguna Pandiyan veio a este lugar sagrado e foi dispensado de seu 'brahmahatthi dosha'. Desde que Pattinathaar, Badragiriyaar, Varaguna Pandiyan, Arunagirinaathar e Karuvoor Thevar adoraram o Senhor aqui, este lugar tornou-se bastante conhecido. Pattinathaar cantou muitas canções celebrando este lugar. Os quatro Nayanmaar, Appar, Tirujnanasambandar, Sundarar e Manickvaasagar compuseram canções 'Thevaram' consagrando este templo. Arunagirinaatar celebrou este lugar em seu 'Tiruppugazh'. Aqueles com estrela 'Anusha' ou nakshtra podem ser aliviados de suas aflições neste lugar.