Períodos Planetários

Períodos Planetários:

Dasha (período planetário) significa literalmente"estágio ou condição de vida" ou "fronteira". Em Jyotish Dasha indica as duas condições que experimentamos na vida. Mostra a natureza introvertida do indivíduo. e os limites cronológicos desses estágios.

As Dashas são indicadores de que determinados karmas amadureceram e estão prontos para serem experimentados pelo nativo. Existem 32 sistemas dasha diferentes descritos em "Brihat Parashara Hora". Vishmotary Dasha é o mais amplamente utilizado na Índia durante os últimos séculos.



Mahadasha ou período planetário principal:

Vishmottari Dasha distribui períodos variados de influência para cada um dos nove grahas em uma sequência fixa, o ciclo inteiro durando 120 anos. Mahadasha, - o tempo alocado para cada planeta, é diferente para cada planeta: Ketu, - 7; Vênus, - 20; Sol, - 6; Lua, - 10; Marte, - 7; Rahu, - 18; Júpiter, -16; Saturno, - 19; Mercúrio, - 17 anos. Embora a ordem dos Mahadashas em Vishmottari Dasha seja fixa, o ponto na ordem em que a sequência começa em um horóscopo particular geralmente depende da posição Nakshatra da Lua no momento do nascimento. O planeta que rege este Nakshatra é o primeiro governante da vida do nativo e continuará a governar durante o período atribuído a ele pelo sistema Vishmottari Dasha, uma porção que é proporcional à distância que a Lua deixou para percorrer dentro desse Nakshatra.

Bhukti ou período planetário menor:

Bhukti vem da palavra raiz"bhuj", significada "para desfrutar, participar, consumir". Mahadasha é dividido em nove períodos menores, cada um atribuído a um graha, na mesma ordem que caracteriza o dasha. Para determinar a duração de Bhukti, use a chamada Regra de Três: multiplique o número de anos atribuídos no Vishmottari Dasha ao senhor maior do período pelo número de anos atribuídos ao senhor menor, depois divida por dez e destaque o lembrete. A resposta indica o número de meses no período menor e, quando o lembrete é multiplicado por três, essa resposta indica o número de dias que deve ser adicionado ao número de meses para dar a duração total dos períodos menores. A interpretação baseada nos Mahadashas ajuda a avaliar os padrões gerais de experiência que provavelmente se desdobram, enquanto Bhukti permite interpretações dinâmicas que geralmente são mais imediatamente significativas.