Especialidade do Templo:

Lord Shiva é um swayambumurthi no templo. As cinco torres - Os gopurams do templo estão em linha reta. O Maragatha Linga (Emerald Linga) é muito famoso. Existem dois postes de bandeira - Kodimaram diante da divindade presidente, feitos de prata e ouro. Navagrahas, os nove planetas estão geralmente na parte frontal do santuário, voltados para diferentes direções nos templos de Shiva. Aqui eles estão atrás do santuário em linha reta, obedecendo ao Senhor presidente, abençoando os devotos, libertando-os de seus aspectos adversos, acredita-se.






Senhor

Guru (Júpiter)

Zodíaco

Meena

Moolavar

Vaidyanathar

Amã / Thayar

Thaiyal Nayaki

Planeta Debilitado

Buda (Mercúrio)

Ano Velho

1000-2000 anos

Tipo

Dwisvabhava (duplo)

Tattva (Elemento)

Jala (Água)

Sthala Maram

Vembu (árvore de Neem)

Theertham

Siddhamirtham

Cidade

Bobina Vaitheeswaran

Distrito

Nagapattinam

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Poorvabhadra (4), Uttrabhadra, Revati

Divindade

Brahma


Address:

Templo Sri Vaidyanatha Swami, Vaitheeswaran Koil - 609 117, distrito de Nagapattinam.

Telefone: +91- 4364- 279 423.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h00 às 11h00 e das 16h00 às 16h00. às 20h30

Festivais:

Festival do mês tailandês de 10 dias, a partir de terça-feira, dedicado ao Senhor Selva Muthukuraswami (Muruga) com procissão diária em janeiro - fevereiro; 28 dias Panguni Brahmmotsavam com abishek para Panchamurthi e procissão; 6 dias Aipasi Skanda Sashti em outubro-novembro; Vaikasi Mannabishek, Mandalabishek e Kruthikas mensais são grandiosamente celebrados no templo. O templo estará lotado de devotos nos dias mensais de Pradosha. Os dias de Deepavali, Makar Sankranthi, Tamil e Ano Novo Inglês também são celebrados no templo com pujas especiais, abishek, etc.

História do Templo:

Muitos Siddhas de antigamente realizaram abishek ao Senhor deste lugar com néctar e ganharam muitos benefícios. O néctar usado para o abishek é misturado com a fonte sagrada. 18 theerthas são misturados neste tanque que cura todas as doenças que as pessoas sofrem.

Quando o Sábio Sadananda estava realizando penitência aqui, ele viu uma cobra tentando devorar um sapo. Como o incidente perturbou sua penitência, ele os amaldiçoou. Desde então, acredita-se que nenhuma cobra ou sapo chegou perto deste tanque.

O local também é conhecido como Pullirukkuvelur. Pul significa Pássaro - aqui o rei águia Jatayu o personagem mais nobre do Ramayana a serviço do Senhor Sri Rama, Irukku o Rig Veda, Vel-Lord Muruga e Oor o lugar faz o nome Pul Irukku Vel Oor = Puulirukkuvelur.

O local é a sede da ciência médica que oferece cura para 4.448 doenças, diz-se. Uma bola medicinal é feita de areia de formigueiro, água abishek, veppilai, folhas de nim, sandália abishek e cinza sagrada abishek. Consumir isso traz alívio total para qualquer doença. Quem sofre de problemas de pele pega o óleo de punugu, aplica no corpo para aliviar. O Senhor Vaidyanatha não cura apenas as dores físicas das pessoas, mas também as cura das doenças recorrentes de nascimentos e mortes. Ele concede todos os desejos das pessoas, empregos, casamento, filhos, paz mental, alívio de problemas planetários etc.

De acordo com as escrituras, adorar o Senhor voltado para o oeste traz ao devoto o benefício de adorar em 1000 templos de Shiva. Tanto o Senhor Aadhi Vaidyanatha na entrada do templo quanto a divindade presidente Vaidyanatha estão voltados para o oeste. Lorde Muruga obteve sua arma Vel apenas neste lugar. O Senhor Sri Rama também é adorado aqui.

Para aqueles que enfrentam efeitos adversos devido a Marte ou Sevvai graha, pujas especiais são realizados para resolver seus problemas. As pessoas oram a Angaraka-Sevvai-Mars pelo sucesso nos negócios de terras, pela libertação do peso das dívidas e das dores nas articulações do corpo. As pessoas fazem orações nos dias estrelados de Kruthika e nas terças-feiras, jejuando e realizando abisheks oferecendo roupas vermelhas.

Jatayu Kundam-pit: Jatayu, a águia engajada no serviço do Senhor Rama, foi morta quando impediu Ravana de sequestrar Mãe Sita. Conforme solicitado por ele, Sri Rama realizou aqui a última cerimônia para o pássaro no Vibuthi Gundam.

Um rei, de nome Veerasenan, veio aqui com seu filho que sofria de tuberculose, banhou-se no theertha e ofereceu doces nivedhanas. Ele consumiu o nivedhana com seu filho. Seu filho ficou completamente curado.

Como filho amado do Senhor Vaidyanatha e da Mãe Thaiyal Nayaki, o Senhor Muruga no templo é elogiado como Chella Muthukumaraswami – Chella significa amada. O Prasad contendo itens usados no Arthajama Puja conforme descrito acima é um medicamento eficaz para várias doenças das quais os devotos sofrem. Lord Muruga goza de todo destaque no templo. Portanto, todos os festivais são dedicados a Ele.

Pujas ao Senhor e à Mãe são oferecidos somente após os pujas ao Senhor Muruga. Dos templos de importância dos Navagrahas (9 planetas) no estado, este pertence a Marte-Angaraka. Lorde Muruga está voltado para o oeste.

Senhor Muruga está sempre adorando Seu divino Pai e Mãe no templo. Senhor Rama adorou neste templo. Madre Thaiyal Nayaki zela pelo bem-estar das crianças. O planeta Angaraka-Marte abençoa os devotos em seu Goat Vahan às terças-feiras. Estudantes de medicina rezam aqui para passar nos exames com distinção.

Grandeza do Templo:

Os devotos oferecem ao punugu uma pasta cosmética, borneol (pachai Karpooram em Tamil), sândalo, limão, água de rosas e flores ao Senhor Muthukumarswami para o puja Arthajama com arroz com leite nivedhana. Eles realizam abishek com sandália e oferecem sari para Mãe Thaiyal Nayaki. Para o Senhor, eles realizam abishek com farinha de arroz, cúrcuma em pó, pós e óleos cosméticos, leite, coalhada, cinza sagrada, água de rosas, coco verde, panchamirtha, limão, mel, sândalo, etc.

Os devotos também realizam tonsurações. A cerimônia de furar as orelhas é celebrada no templo. Eles também acendem "Maa Vilakku" feito de farinha de arroz e ghee, oferecem mangal sutras e símbolos de deuses como compromisso de oração. Eles colocam sal, pimenta e mostarda e símbolos de olhos feitos de prata no santuário Ambica. Alguns devotos organizam a alimentação Annadhanam dos devotos. Alguns contribuem para a reforma do templo.