Especialidade do Templo:



O Senhor neste templo é um swayambumurthi tarpparanyesvar. Semelhante a outros Navagraha Sthalams em Tamilnadu, o Templo Sri Darbaranyeswarar também consagra o Senhor Shiva como a divindade principal. O Senhor Shiva é conhecido aqui como Darbaranyeswarar e a Deusa Parvati Devi como Pranamambika ou Bogamartha Poonmulaiammaiar.






Navagraha

Sani

Nakshatra

Pushya, Anuradha e Uttara Bhadrapada Nakshatra

Direção

oeste

Metal

Ferro

Divindade

Brahma

Gema

Safira azul

Elemento

Air

Cor

Azul

Outros nomes

Saturno (em inglês) Mand, Suryaputra, Asith.

Monte (Vhana)

Corvo

Consorte

Niladevi

Mahadasha

19 anos

Temporada

Todas as temporadas

Grãos Alimentares

Sésamo

Presides

Shanivar (sábado)

Guna

Tamas

Regras

Makara (Capricórnio) e Kumbha (Aquário)

Exaltação

Tula (Libra)

Debilitação

Mesa (Áries)

Mooltrikona

Kumbha (Aquário)

Senhor

Pushya, Anuradha e Uttarabhadrapada

Moolavar

Sri Dharbaranyeswarar

Thala Virutcham

Tharuppai

Theertham

Nala Theertham

Amã / Thayar

Sri Boghamaarthapoonmulaiyaa

Era do Templo

1000-2000 anos

Cidade

Thirunallar

Distrito

Karaikal

Estado

Tamil Nadu


Endereço:

Templo Sri Darbaranyeswarar, Thirunallar, distrito de Karaikal. Pondicherry 606 –609.

Telefone não:+91 4368 - 236 530, 236 504, 94422 36504.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 5h às 12h e das 16h30 às 21h.

Festivais:

Além da adoração diária, os serviços são realizados cinco vezes ao dia, o Templo Darbaranyeswarar Shani hospeda vários festivais ao longo do ano. No dia de Ano Novo Tamil (Tamil Puthandu), (marcado pela transição do Sol de Peixes para Áries de acordo com o sistema astrológico indiano), Tyagaraja é levado em uma procissão.

Um festival de dezoito dias é realizado no mês tâmil de Vaikashi (quando o sol reside no signo de Touro). Festivais relacionados a Nataraja (o Senhor da Dança) são realizados durante o mês de Aani (Gêmeos). Vários serviços especiais são realizados para o Lingam Esmeralda na noite de lua cheia no mês de Purattasi (Leão). Além disso, Navaratri, Kartikai Deepam e Panguni Uthiram também são celebrados aqui com muita devoção.

História do Templo:

Localizado nas margens do sul do rio Cauveri, o templo de Thirunallar tem um Rajagopuram de cinco níveis e está voltado para o leste. O santuário Thyagarajar é encontrado na entrada sul e na frente dele está a esmeralda 'Nakavidangar', instalada por Musukunda Chakravarthi. Suas características arquitetônicas datam do período Chola. Tirunallar é um dos 7 stalams Saptavitanka de Tyagaraja conectados com a lenda Mucukunda Chola. O lugar foi originalmente chamado de Darbaranyam ou o lugar em uma floresta de grama Kusa (Darbam).

O templo Tirunallar Shani está associado a muitos mitos. Segundo uma lenda, o rei Nala foi gravemente afetado com inúmeros problemas devido aos efeitos adversos do Saneeswaran. Ele deu um mergulho sagrado no tanque do templo Nala Theertham e se livrou dos efeitos malignos.

Grandeza do Templo:

O magnífico santuário dedicado a Saneeswarar perto da torre interna é conhecido como 'Kattai Gopuram'. Ele enfrenta o leste com 'Abhaya Varada Hastham' e é considerado o 'Anugraha Murthi' (aquele que concede coisas boas). Seu ídolo é colocado entre as divindades presidentes.

Shani Bhagavan, um dos 9 planetas Navagraha, tem a reputação de doador e destruidor. Saneeswaran está vestido de preto e o grão associado a ele é gergelim. Ele pode ser oferecido com as flores – vanni e kuvalai azul; e arroz misturado com pó de gergelim. Poojas e abhishekams especiais são realizados aos sábados, pois o sábado é considerado especial para o Senhor Saneeswara.