Especialidade do Templo:

O Templo Thirunageshwaram Sri Naganathaswamy está situado a 6 km de Kumbakonam, nas margens do sul de Cauvery, no distrito de Thanjavur, em Tamil Nadu. A Deidade que preside é Giri Gujambika Sametha Naganathaswamy. O Raaghu Sannathi (Santuário Nagaraja) fica na direção sudoeste do segundo prakara.

A divindade que preside, o Senhor Sri Nageswarar é um swayambumurthi. Ao realizar o abishek de leite para o planeta Raghu, o leite fica azul. As três Mães Girigujambikai, Maahalakshmi e Saraswathi agraciam-se de um único santuário no templo. Enquanto o planeta Rahu aparece em forma de cobra com cabeça humana em outros templos, ele aparece no templo em forma humana total.





Navagraha

Rahu

Direção

Sudoeste

Metal

Chumbo

Gema

Hessonita

Elemento

Ar

Cor

Esfumado

Outros nomes

Tam, Asur, Bhujang, Kapilash, Sarp

Monte (Vahana)

Azul–Leão Negro

Consorte

Karali

Mahadasha

18 anos

Moolavar

Nageswarar, Naganathar

Thala Virutcham

Shenbagam

Theertham

Surya theertham

Amã / Thayar

Piraiani Vanudhalal (Girija GujambikaiEm santuário separado)

Era do Templo

500 anos

Cidade

Tirunageswaram

Distrito

Thanjavur

Estada

Tamil Nadu


Endereço:

Templo Sri Nageswarar, Tirunageswaram–612 204, distrito de Thanjavur.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h00 às 12h45. e a partir das 16h00 às 20h30

Festivais:

Masi Maha Shivarathri em fevereiro-março, Margazhi Tiruvadhirai em dezembro-janeiro, Panguni Uthiram em março-abril, Karthikai Deepam e Brahmmotsavam em novembro-dezembro, dias de transição do planeta Rahu, poojas especiais e Milk Abishek ao planeta Raghu entre 16h30. e 18h00 em todos os domingos, além dos pujas especiais desejados pelos devotos de tempos em tempos, são celebrados os festivais no templo.

História do Templo:

O Rei Chola Kandaraathithya (950AD–957AD) renovou este templo em um edifício de granito. O Mantapa interno foi construído por Seikkizhar. Govinda Dikshitar (século XVII d.C.) um ministro de Acchuthappa nayak, construiu a mandapa externa. Sambumali, um rei construiu a bela Surya Pushkarani. O telhado e outros trabalhos de renovação foram feitos por Arimalazham Annamalai Chettiar.

Grandeza do Templo:

Diz a lenda que as serpentes Aadi Seshan, Dakshan e Kaarkotakan adoravam Shiva aqui. A lenda também diz que Nala adorava Shiva aqui. Gowtama muni, Paraasarar e Bhageerata também estão associados a lendas relacionadas a este templo. Tirunageswaram, Raaghu é o rei das cobras e desde que ele adorava o senhor Shiva, o lugar foi nomeado como Thirunageshwaram.

Uma vez que Sugarma, filho de Susheela muni, foi mordido por uma cobra, o sábio amaldiçoou a cobra por machucar seu filho. Raghu Bhagavan se livrou de sua maldição infligida por Sushila Muni adorando o Senhor Shiva aqui. Conseqüentemente, o Senhor Shiva também é adorado como 'Naganatha Swamy' aqui devido à libertação de Raaghu Bhagavan de sua maldição por Sua graça.

Oferecer adoração neste templo de Nageswarar pela manhã, ao meio-dia e à noite em um determinado dia é considerado de importância especial. Suryan, Vinayaga, Gautamar, Nalan, Parasarar, Pandavas, Vasishtar, Indran, Brahma, Bageerathan, Chandrasenan, Adiseshan, Kakkan Karkodagan, Sounagar, Nargunan oraram e se beneficiaram neste sthala.

O rei Sambumali, que incorreu na ira do sábio Kaalangiri, alcançou moksha após banhar-se no tanque do templo e orar ao Senhor e Ambal deste templo. Bringi Muni orou apenas para Shiva. Acredita-se que Girigujambikai tenha aparecido antes de Bringi Muni junto com Lakshmi e Saraswati neste sthala. Parvathy fez penitência pela forma de Ardhanareeshwara. Shiva ficou satisfeito e compartilhou metade de seu corpo com o dela e apareceu como Ardhanareeshawara aqui neste sthala.