Especialidade do Templo:



Sri Nagaraja Swami é um swayambumurthi no templo. Este é um destino de oração ideal para aqueles que enfrentam aspectos adversos dos planetas serpentes.






Navagraha

ketu

Metal

Mercúrio

Dieta

Ganesha

Joia

Olho de gato

Elemento

Terra

Cor

Esfumado

Outros nomes

Dhawaj, Dhoom, Mratyuputra, Anil

Monte (Vahana)

Águia

Consorte

Chitralekha

Mahadasha

7 anos

Moolavar

Nagarajar

Thala Virutcham

Odavalli

Theertham

Naga theertham

Amã / Thayar

Thaiyal Nayaki

Era do Templo

1000-2000 anos

Cidade

Nagercoil

Distrito

Kanyakumari

Estado

Tamil Nadu


Endereço:

Templo Sri Nagarajaswami, Nagercoil – 629 001, distrito de Kanyakumari.

Telefone não:+91- 4652- 232 420, 94439 92216.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 4h00 às 11h30 e das 17h00 às 17h00. às 20h30

Festivais:

Thai Brahmmotsavam em janeiro-fevereiro; Aavani Sundays e Aavani Aslesha (Aayilyam) star day e Krishna Jayanthi em agosto-setembro; Navarathri em setembro-outubro e Tirukarthikai em novembro-dezembro são os festivais celebrados no templo.

História do Templo:

Uma mulher estava cortando arrozais no campo. O sangue escorria de um cacho. A mulher assustada contou sua experiência para as pessoas do local. Eles chegaram ao local e encontraram um ídolo Nagaraja. Eles imediatamente construíram uma cabana ao redor do Nagaraja. O rei de Kerala, Marthanda Varma, sofrendo de problemas de pele, veio e adorou aqui. Sua doença foi curada. Ele construiu um grande templo aqui então. Este é o único grande templo construído exclusivamente para a adoração de Nagaraja em Tamilnadu. O local também passou a ser conhecido como Nagercoil.

Grandeza do Templo:

A divindade presidente Nagaraja enfeita o sanctum sanctorum com cinco cabeças. Como Chandi e Mundi são os Dwarapalakas nos templos de Shiva e Jayan e vijayan nos templos de Vishnu, uma cobra macho Darnendran de nome e uma cobra fêmea chamada Padmavathi são os dwarapalakas (títulos) neste templo. Acredita-se que as cobras estejam aqui como segurança do templo. Portanto, para facilitar sua vida, o sanctum sanctorum tem telhado de palha. Durante o mês Aadi–julho–agosto– o telhado é renovado.

Pode ser lembrado que a divina serpente Adisesha no oceano de leite servindo como cama para o Senhor Vishnu, nasceu como Lakshmana quando o Senhor tomou o Rama Avatar. A estrela natal de Lakshmana foi Aslesha - Aayila. Com base nesse fato, as pessoas que enfrentam os doshas Naga realizam abishek de leite para Nagaraja neste dia estelar. Além disso, o abishek de leite ocorre todos os dias às 10h. Os devotos oferecem mingau de leite Paal Payasam como nivedhana e colocam ídolos naga no campus do templo.

O sanctum sanctorum é uma superfície de areia e molhada como era um campo anterior. Esta areia molhada é oferecida como Prasad. A maravilha é que a areia é preta durante o Dakshinayana Punya Kala, sendo o período de jornada do Sol para o sul, cobrindo os meses de julho a dezembro - fevereiro e branca durante o Utharayana Punyakala, sendo o período de jornada do Sol para o norte, cobrindo os meses de fevereiro a dezembro - janeiro.

A monção começa no mês de Aavani–agosto–setembro, quando os movimentos de cobras seriam maiores. Para evitar dificuldades ou acidentes, os fazendeiros adotaram esse culto Naga e confortaram sua fúria com abishek de leite. Aavani também é o primeiro mês de acordo com o calendário malaiala. Pujas são realizados no templo de acordo com a tradição de Kerala.

Os santuários dos Senhores Ananthakrishna e Kasi Viswanatha estão à direita do santuário de Nagaraja. Após o puja para Nagaraja, os pujas são realizados nesses santuários. No entanto, o último puja do dia–Arthajama puja– é dedicado ao Senhor Ananhakrishna. Embora Nagaraja seja a divindade que preside o templo, o poste de bandeira do kodimaram é apenas para o Senhor Ananthakrishna. Thai Brahmmotsavam também é dedicado a Perumal apenas com festival de carros no dia Thai Poosam. Aarattu e Krishna Jayanthi também são celebrados pelo Senhor Ananthakrishna.

Também é digno de nota que uma tartaruga ocupa o lugar de Garuda no poste da bandeira contra a tradição. Garuda e cobras são inimigos naturais. Este é um templo para a cobra. Portanto, para evitar uma atmosfera hostil, diz-se que a tartaruga é escolhida para o lugar de Garuda. Outra razão é que o Senhor Vishnu levou o Avathar Koorma (tartaruga) para segurar o bastão de batedeira enquanto tomava néctar para o oceano de leite. Isso também é uma marca de respeito à tartaruga. Também há um jardim de plantas com flores de Nagalinga.

O templo tem um santuário para Mãe Durga. Como o ídolo foi encontrado na fonte sagrada aqui, ela é louvada como Theertha Durga. As pessoas que enfrentam aspectos adversos dos planetas Rahu ou Rahu–Kethu adoram aqui durante o horário de Rahukalam às terças-feiras, entre 15h00 e 18h00. e 16h30