Especialidade do Templo:



Dos Navagrahas– os nove planetas, este templo é conhecido pela adoração de Ketu.






Navagraha

ketu

Metal

Mercúrio

Dieta

Ganesha

Joia

Olho de gato

Elemento

Terra

Cor

Esfumado

Outros nomes

Dhawaj, Dhoom, Mratyuputra, Anil

Monte (Vahana)

Águia

Consorte

Chitralekha

Mahadasha

7 anos

Moolavar

Naganathar

Thala Virutcham

Bamboo

Theertham

Naga theertham

Amã / Thayar

Soundaryanayaki

Era do Templo

2000-3000 anos

Cidade

Kilperumpallam

Distrito

Nagapattinam

Estado

Tamil Nadu


Endereço:

Templo Sri Naganathaswami (santuário Ketu), Kilperumpallam, Nagapattinam.

Telefone não:+91- 4364 275 222, 260 088, 260 424,94435 64642, 95004 16171.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h00 às 12h30 e das 15h30. às 20h30

Festivais:

Shivratri em fevereiro –março; Aippasi Annabishekam em outubro –novembro e Panguni Vasuki Utsav em março–abril são os festivais celebrados no templo.

História do Templo:

Durante a agitação do oceano de leite, Vasuki, a serpente usada como corda para esse propósito, ficou exausta e dividiu seu veneno. Devas correram para o Senhor Shiva para proteção contra o impacto do veneno que se espalhava. Lord engoliu o veneno e protegeu o mundo. Vasuki sentiu que fez o Senhor Shiva engolir seu veneno e fez penitência buscando o perdão do Senhor. Lord deu darshan a Vasuki e admirou seu senso de sacrifício. Vasuki implorou ao Senhor Shiva para ficar no local. O Senhor agradeceu a Vasuki e ficou aqui e, portanto, este templo recebeu o nome da serpente –Naga – Naganathar.

Grandeza do Templo:

Pujas são realizados para o planeta Kethu nos horários de Rahukalas e Yemakanda Kala. 90 minutos por dia são cobertos por esses horários. Haverá 16 tipos de abishek e homas com um neivedhana feito de grama em pó, sal e pimenta no arroz. Vastras são oferecidos em cores diferentes. Os peregrinos acendem lamparinas com óleo delicadamente. O neivedhana deve ser distribuído no templo aos visitantes e não deve ser levado para casa.

A adoração de Kethu é seguida às segundas-feiras e nos dias da estrela do nascimento. As pessoas oram ao planeta Kethu pelo bem-estar e prosperidade geral da família, sucesso em litígios, progresso no comércio, prevenção de acidentes, liberdade do medo da morte, etc.

O festival de Vasuki (a serpente usada como corda para bater o oceano de leite) é celebrado em Panguni (março-abril). No 3º dia do festival, é celebrado o evento do Senhor Shiva concedendo Darshan a Kethu. O planeta Kethu vem em procissão neste dia e nos dias de transição de Rahu–Kethu.No dia de transição de Rahu-Kethu, um Homa especial é organizado pelos Archakas - sacerdotes - do templo. Não há taxa para participar do puja.

De acordo com a numerologia, o número 7 pertence a Kethu. (16 tipos (1+6=7) de pujas são realizados cantando 7 lakh mantras. Preparações feitas de Kollu e bolas doces feitas com este grão, mingau, vada, choornam, arroz, pudim–pongal – todos feitos com kollu são oferecidos no Fogo Homa. Os devotos oferecem 16 tipos de Dhans (esmola) aos brâmanes. A alimentação também é organizada para milhares de devotos neste dia. Os devotos oferecem todas as coisas necessárias para esta ocasião ao templo com antecedência.

Não há santuário Navagraha no templo, pois Kethu tem todo o destaque. No entanto, existem dois ídolos do Sol e um ídolo de Saturno no templo. Pujas são realizados para um Sol durante o Utharayayana Punyakala, cobrindo janeiro-fevereiro a junho-julho e para o outro Sol durante o Dakshinayana Punyakala, cobrindo julho-agosto a dezembro-janeiro.