Especialidade do Templo:



Somangalam, uma vila perto de Chennai é a sede de Kamakshi Amman. Este templo é um dos nove templos dedicados aos navagrahas ao redor de Porur. Este é um Chandran Sthalam. A vila em si recebe o nome de Chandran ou Soman enquanto ele orava ao Senhor neste templo para se livrar de seu pecado.






Navagraha

Chandra

Direção

Noroeste

Metal

Prata

Dieta

Varuna

Gema

Pérola

Elemento

Água

Cor

Branco

Outros nomes

Soma (em sânscrito) Moon (em inglês) Som, Rajnipati, Shashi , Kalaa, Nidhi, Indu, Shashank, Sudhakar, Rakesh, Rajnish

Monte (Vahana)

Carruagem puxada por um antílope

Consorte

27 Nakshatras

Mahadasha

10 anos

Moolavar

Somanatheeswarar

Thala Virutcham

Sarakkonrai Maram

Theertham

Sandeeswara Theertham

Amã / Thayar

Sri Kamakshi Amã

Idade do Templo

1000-2000 anos

Cidade

Somangalam

Distrito

Chennai

Estado

Tamil Nadu


Endereço:

Templo de Arulmigu Kamakshi Amman Sametha Somanatheswarar, Somangalam, distrito de Kancheepuram, CÓDIGO PIN:602 109

Telefone não:+91-4362-262 499, 9344589244, 9443586453.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 8h às 10h e das 17h às 19h.

Festivais:

O período crescente da lua é chamado de Sukla Paksham ou Valarpirai.Chandran recupera toda a sua beleza e atinge o brilho total no dia da lua cheia ou Pournami.De Pournami ao dia da lua cheia, ele novamente começa a perder sua beleza e brilho até o dia da lua nova ou Ammavasai. Este período minguante da lua é chamado Krishna Paksham ou Theipirai. Ambos Ammavasai e Pournami são celebrados aqui com muito fervor.

História do Templo:

O rei Dakshan deu todas as suas 27 filhas em casamento a Chandran. Essas 27 esposas de Chandran são as 27 estrelas do Calendário Tamil. Como a favorita de Chandran era Rohini e ele passava a maior parte do tempo com ela, os outros reclamaram disso com o pai. O rei Dakshan pediu a Chandran que tratasse todos eles igualmente, o que Chandran recusou. Um Dakshan zangado, amaldiçoou Chandran que toda a sua beleza e brilho desapareceriam lentamente todos os dias. Um preocupado Chandran, a conselho do Senhor Brahma, então realizou penitência no Senhor Shiva.

Lorde Shiva apareceu diante dele e adornou sua testa com o Chandran em forma de crescente. Shiva então passou a ser conhecido como Chandrasekara. Ele abençoou Chandran para recuperar sua beleza e brilho lentamente dia após dia.

Grandeza do Templo:

Quando o Senhor Vishnu estava distribuindo o Amrutham entre os Devas, a mando de Sukracharya, um dos asuras disfarçado de deva consumiu o néctar. Suryan e Chandran notaram isso e reclamaram com o Senhor Vishnu. Um Vishnu irritado usou seu chakrayudham (disco) para cortar o asura em dois e os jogou fora. A cabeça juntou-se ao corpo de uma cobra para se tornar Rahu Bhagavan. A parte do corpo continuou crescendo porque o asura consumiu Amrutham. Este mais tarde se juntou à cabeça de uma cobra e se tornou Kethu Bhagavan. Agora, Rahu e Kethu não perdoaram Suryan e Chandran. Rahu foi atrás de Chandran e começou a consumi-lo.

Este é um dos templos que Chandran orou ao Senhor Siva e recebeu suas bênçãos. Shiva abençoou Chandran com o poder de voltar ao tamanho normal em 15 dias após ser consumido por Rahu. É por isso que temos a lua crescente e minguante. Shiva também abençoou Chandran adornando Chandran em sua testa para que qualquer pessoa que rezasse para Shiva tivesse que rezar para Chandran também.

As inscrições no templo trouxeram à luz o fato de que este templo foi construído por Kulothunga Cholan. Somaskanthan o rei local, foi um dos que construíram este templo. Enquanto no meio da construção do templo, um rei inimigo viu a oportunidade e montou um ataque. O rei ficou totalmente surpreso e absolutamente não esperava ou estava preparado para isso. Ele orou ao Senhor aqui para salvá-lo e seu reino. O Senhor imediatamente obrigou ao dirigir Seu veículo Nandhi para lutar contra o exército inimigo que avançava. Supõe-se que Nandhi derrubou o inimigo com uma grande bufada. Lord Shiva então dirigiu Nandhi para enfrentar o Oriente permanentemente e proteger o reino contra futuros ataques. O Nandhi é visto de costas para o Senhor Shiva e voltado para o leste. Esta é uma característica rara em qualquer templo de Shiva.