Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


Senhor graças no templo como swayambumurthy. Durante Purattasi (setembro-outubro), Panguni (março-abril) e alguns dias do ano, os raios do Sol incidem sobre o Senhor. Lord Dakshinamurthy na parede do sanctum sanctorum agracia com Sua Veena e uma perna lindamente dobrada como se estivesse dançando. Seus discípulos não estão com ele. Esta é uma forma rara de Lord Dakshinamurthy. Os músicos adoram o Senhor com abishek e pujas especiais. O Senhor Bikshadana está próximo.





Senhor

Deus Surya

Símbolo

Uttaraphalguni - Quatro pernas de cama

Zodíaco

Zodíaco Simha

Moolavar

Sri Sri Thirumoolanathar

Amã/Thyar

Sri Kunguma Soundari (Kucchiamman)

Ano Velho

1000-2000 anos

Cidade

Puvalur

District

Thiruchirapalli

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Uttaraphalguni

Uthra Phalguni (em sânscrito)

Uttara (télugo)

Uthiram (em tâmil)

Uthram (em malaiala)

Divindade

Aryaman


MORADA:

Templo Sri Adhimooleswarar, Tirupattrurai, Trichy

Telefone: +91- 431 - 246 0455.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 7h00 às 12h00 e das 16h00. às 19h.

Festivais:

Maha Shivarathri em fevereiro-março, Tirukarthikai em novembro-dezembro e Margazhi Tiruvadirai são os festivais celebrados no templo.

História do Templo:

Um rei Chola que governava esta região uma vez passou por este lugar enquanto caçava e queria descansar. Ele viu um pássaro branco e com a intenção de pegá-lo, ele atirou uma flecha, mas o pássaro escapou. Quando ele visitou o local novamente, ele viu o pássaro e esperou perto dos arbustos como se estivesse em seu ninho.

O rei sentiu o cheiro de leite naquele lugar. Mas o pássaro não voltou. O rei removeu os arbustos e encontrou um formigueiro. Quando ele cavou ainda mais, o leite brotou do local. O rei, com medo do incidente, simplesmente voltou. O Senhor Shiva apareceu em seu sonho e disse que estava naquele local na forma de um Linga e o orientou a construir um templo. Então o lugar passou a ser conhecido como Pattrurai (Paal+Thurai – Paal em Tamil significa leite e lugar thurai, daí veio o nome Pattrurai). O Senhor foi chamado Pattrurainathar quando saiu do lugar onde o leite brotou.

Grandeza do Templo:

O templo está situado entre os rios Cauvery e Kollidam. Nandhi e Bali Peeta (uma plataforma de lótus de cabeça para baixo para colocar o Nivedhana) estão fora do templo. Como se acredita que adorar a Deusa voltada para o sul minimizaria a ferocidade de Yama, o Deus da Morte, a Deusa no templo está voltada para o sul. Aqueles que perderam seus filhos, realizam um puja especial para a Deusa com roupas amarelas. Eles esperam ter outro filho. Este pooja é realizado no templo em todos os dias de Poornima (lua cheia). Casais recém-casados ​​também oram à Deusa em busca de filhos saudáveis ​​e sábios. Atrás do sanctum sanctorum está o santuário de Sankaranarayana em vez de Lingoghbava, como geralmente é encontrado no templo de Shiva. Há Rukmini, Sathyabama e Lord Venugopala também no templo.