Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


A divindade presidente Aabathsahayeswarar é um Swayambulinga Murthy no templo. Lord Dakshinamurthy adorado como Guru Baghwan tem uma importância especial no templo e, portanto, o local é considerado como Dakshinamurthy Sthala. O sábio Viswamitra, o imperador Mushukunda e Veerabadra adoraram neste lugar. Mãe Parvathi fez penitência aqui para ter Shiva, pois cicatrizes de sarampo são encontradas no ídolo de São Sudarar.





Senhor

Deus Rahu

Símbolo

Punarvasu - Arco

Zodíaco

Zodíaco Kataka

Moolavar

Aabathsahayeswarar, Kasi Aaranyeswarar

Amã/Thyar

Sri Elaalakaambaal

Ano Velho

1000-2000 anos

Cidade

Alangudi

District

Thanjavur

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Divindade

Aditi


MORADA:

Templo Sri Abathsahayeswarar, posto de Alangudi – 612 801,

Kumbakonam Taluk, distrito de Thanjavur.

Telefone: +91-4374-269 407

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h00 às 11h00 e às 16h00. às 20h30.

Festivals:

Chithirai Brahmmotsavam em abril-maio, Mahashivrathri em fevereiro-março e Margazhi Tiruvadhirai em dezembro-janeiro são grandiosamente celebrados no templo. Abishek e pujas especiais são realizados no templo Abathsahayeswarar para o Guru Dakshinamurthy às quintas-feiras no mês de Masi -fevereiro-março. As mulheres casadas mudam seu fio Mangalsutra. Mulheres com aspectos auspiciosos de Guru-Júpiter são sortudas com uma longa vida de casada. A quinta-feira de Masi é considerada muito importante para a adoração ao Guru. Este dia tem maior significado em questões relacionadas a Júpiter-Guru do que seus dias de trânsito.

História do Templo:

Enquanto o santo Sundarar foi pego nas inundações enquanto vinha para Alangudi, o próprio Senhor Shiva veio em seu socorro em um barco e o Senhor Vinayaka protegeu o barco de virar e, portanto, é chamado de Kalangamal Katha Vinayaka (Vinayaka que protegeu do medo de virar o barco).

Grandeza do Templo

Como não há nenhum santuário direto de Júpiter aqui, Senhor Dakshminamurthy, a autoridade para o planeta é adorada com muita devoção aqui. Dakshinamurthy agracia aqui com quatro rishis Sanakathi. O sábio Viswamitra também é adorado aqui.

Alangudian: Aalam em Tamil e Sânscrito significa veneno da mais alta intensidade que queimaria o mundo inteiro que surgiu primeiro enquanto agitava o oceano de leite. Quando o mundo inteiro - terra, pathala o mundo abaixo e aquele acima da terra - estava tremendo de medo da destruição total, o Senhor Shiva veio à frente e o consumiu para proteger o universo. Lord Shiva bebeu o Aalam, daí o nome Aalangudian. A reputação do local também se deve ao fato de nenhum ser afetado por nenhum problema de envenenamento neste local. Como a árvore sagrada é a planta preta poolai, o lugar se chama Tiruirumpoolai e também Alangudi, pois o Senhor protegeu o mundo consumindo o veneno Alam enquanto agitava o oceano de leite.

Alangudi é considerado um dos Pancha Aranya Sthalas -Pancha -cinco, coberto de floresta de Aranya). Dos vários templos subsidiários atribuídos a Tiruvidaimarudur Lord Mahalainga Peruman, Alangudi é um. Aqueles que adoram neste templo às quintas-feiras são abençoados com todo o bem-estar na vida. Aqueles afligidos pelos aspectos do planeta serpente obtêm alívio aqui. Este é o único templo onde Lord Dakshinamurthy é levado em procissão de carro. Há também uma estátua de Daksha, pai da Mãe Parvathi, com cabeça de bode.

O ídolo de Lord Sundarar é pequeno e parece um pouco danificado. Isso foi levado para Tiruvarur uma vez por um rei. No entanto, o ídolo foi trazido de volta a Alangudi por um padre. Para escapar dos policiais no caminho, o padre lhes disse que estava levando seu filho que sofria de sarampo. Surpreendentemente, quando o padre desdobrou o ídolo depois de chegar ao templo de Alangudi, ele também encontrou cicatrizes de varíola na estátua que são visíveis até agora.

Sexta-feira (Sukravar) é atribuída à adoração da Deusa Mãe. Com o mesmo nome, Sukravara Ambica agracia de um santuário separado. O outro significado do templo é que a estrutura lembra a filosofia Matha (Mãe) Pitha (Pai) e Guru (Professor). Entrando no templo, encontramos primeiro o Santuário Mãe -Ambica, seguido pela divindade presidente e depois pelo Guru -Dakshinamurthy.