Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


A divindade que preside é um Swayambumurthi enfeitado no templo voltado para o leste.





Senhor

Deus Sukra

Símbolo

Poorvaphalguni - Pernas dianteiras da cama

Zodíaco

Leão do Zodíaco

Moolavar

Sri Hara-tirthesvara

Amã/Thyar

Sri Brahadambal

Ano Velho

1000-2000 anos

Cidade

Thiruvarangulam

District

Pudukottai

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Divindade

Aditi


MORADA:

Templo Sri Hari Theertheswarar,

Tiruvarankulam–622 303, distrito de Pudukkottai.

Telefone: +91 98651 56430,90478 19574,99652 11768

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 7h00 às 12h00 e das 17h00. às 19h30.

Festivais:

Aadi Pooram-Amman Tirukalyanam (casamento) em julho-agosto, Maha Shivrathri em fevereiro-março, Margazhi Tiruvadhirai em dezembro-janeiro, Tirukarthikai em novembro-dezembro e Vaikasi Visakam em maio-junho são os festivais celebrados no templo.

História do Templo:

O rei Chola Kalmashapadan ficou muito aborrecido por não ter descendência, mesmo após longos anos de casamento. Ele sentiu que não teria ninguém para continuar seus serviços ao Senhor. Ele apelou para o sábio Agasthya que o aconselhou a ir a Tiruvarankulam e adorar o Shivalinga. O rei veio a este lugar, mas não conseguiu encontrar o Shivalinga e procurou a ajuda de pastores. Eles lhe disseram que os materiais de puja transportados por pessoas por aquele caminho caíram em um determinado local. O rei cavou o local quando a terra começou a sangrar. O Shivalinga estava lá. O rei tentou se matar por ferir o Senhor. O Senhor apareceu, impediu o rei da tentativa e ofereceu darshan com Mãe Parvathi em Sua forma de casamento. O templo foi construído aqui então. O evento ocorreu em um dia de estrelas de Pooram. O rei também foi presenteado com um filho do sexo masculino.

Havia uma palmeira dourada no corredor externo do templo que produzia frutos dourados. Diz-se que o templo foi construído com o produto da venda do fruto dourado. Há um pilar agora. O templo foi construído antes do século XII e renovado por Cholas e Pandyas. Como a fonte sagrada veio da cabeça de Hara, ela é chamada de Hara theertham. O local passou a ser conhecido como Tiru Haran Kulam-Tiruvarnkulam.

Grandeza do Templo

A divindade residente Lord Hari Theertheswarar é adorada como a divindade familiar das pessoas que residem em lugares a cerca de 150 quilômetros do templo. Madre Perianayaki agracia com quatro mãos voltadas para o sul. Diz-se que a Deusa Mãe nasceu de um pertencente à linhagem Kattudayan Chettiar. Com base nessa crença, as mulheres desta comunidade consideram o Senhor Shiva como seu genro e O adoram cobrindo a cabeça com Sari -Mukkadu.

Poora Theertham é uma fonte no mundo de Agni. Existem Shiva theertha, Naga theertha, Gnanabrahmma theertha, Indira theertha, Sri theertha, Skanda theertha e Guru theertha – sete theerthas na região estelar de Poora. O templo é dedicado à estrela Pooram. Os nascidos nesta estrela são aconselhados a visitar o templo com a maior frequência possível, em seu dia estelar anual, dias estelares mensais, dias de casamento e dia de Aadi Pooram.