Casa    Astrologia indiana   Templos Nakshtra   Templo Moola

Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


O Vimana no santuário de Sundareswarar é presenteado por Indira, o Rei dos Devas. Ele estava em peregrinação a vários templos de Shiva para se purificar de um pecado mortal. Seus pecados desapareceram quando ele encontrou uma bela Swaambulinga neste lugar elogiada como Kadamba Vanam – uma floresta densa com árvores Kadamba. Diz-se que como um sinal de sua gratidão ao Senhor Shiva, ele construiu este templo com Indira Vimana. Este templo tem uma importância especial entre os 51 Shakti Peetas do país, chamados Rajamadhangi Shyamala Peetam.

O ídolo da Mãe Meenakshi é feito de pura pedra esmeralda – Pedra de Maragatão. Esta é também a terra de Sundaranandar, entre os 18 Siddhas. Este é o primeiro templo entre os 366 templos de Shiva em Tamilnadu em nome de Meenakshi Sundareswar. A terra-Madurai- é reverenciada como Kailash na terra –Bhooloka Kailasam. Cantar o próprio nome de Madurai garante a salvação ao devoto.





Senhor

Deus Ketu

Símbolo

Leão agachado

Zodíaco

Zodíaco Sagitário

Moolavar

Sundareswarar, Chokkanathar

Amã / Thayar

Meenakshi, Angayarkanni

Ano antigo

2000-3000 anos

Cidade

Madurai

Distrito

Madurai

Estada

Tamil Nadu

Nakshatra

Divindade

Nirrti

MORADA:

Templo Sri Meenakshi Sundareswarar, Madurai – 625 001.

Telefone: +91- 452-234 9868, 234 4360

Tempo de abertura:

O templo Madurai Meenakshi está aberto das 5h às 12h30. e a partir das 16h. às 22h00

Festivais:

O famoso Chithirai Tiruvizha em abril e maio tem o casamento da mãe Meenakshi com o Senhor Shiva, sua coroação e festivais de carros. Navarathri em setembro-outubro, festival Aavani Moola em agosto-setembro, festival de flutuação tailandesa em janeiro–fevereiro, Aadi Pooram em julho–agosto, Pongal em janeiro–fevereiro, Deepavali, Tamil e dias de Ano Novo Inglês, Vinayaka Chaturthi são outros festivais celebrados neste templo. Há pujas especiais mensais também. Quase todo dia é dia de festival no templo.

História do Templo:

O rei Malayadwaja Pandya e sua rainha Kanchanamala realizaram Puthrakameshti Yaga buscando benção infantil. Mãe Uma se levantou do fogo Yaga quando criança com três seios. Enquanto o rei ficou chocado com o aparecimento da criança com três seios, uma voz disse que um desaparecerá quando casado. Conforme aconselhado, a criança foi nomeada Thadathagai. Ela cresceu dominando todas as artes.

Depois de Malayadwaja Pandia, Thadathagi subiu ao trono e deu boa governança ao seu povo. Ela atingiu a idade de casar. Thadathaga partiu com seu exército para conquistar regiões, incluindo o Monte Kailash, onde também lutou com Shiva quando um de seus seios desapareceu. Ela entendeu que o Senhor era seu marido. O casamento foi arranjado. Senhor Vishnu, devas, Rishis compareceram ao casamento divino. Brahma, o Criador, conduziu o casamento de acordo com as regras védicas. Lord Shiva deu o nó do casamento à mãe no dia da estrela de Panguni Uthira – março–abril. Lord Shiva assumiu o comando do governo. A Bandeira de Touro foi substituída por uma bandeira com o símbolo de Peixe. Ele assumiu o nome de Soma Sundara – Soundara Pandya.

Grandeza do Templo:

O templo Madurai Meenakshi é mundialmente famoso. A história religiosa e política de Tamilnadu começa a partir daqui. Esta é a terra sagrada onde o Senhor Shiva dançou trocando as pernas. Indira e Varuna são adoradas aqui. Como este é o primeiro dos 64 Shakti Peetas no país, todos os pujas são primeiro dedicados à Mãe Meenakshi e depois ao Senhor Shiva.

Este é o lugar onde uma discussão acalorada ocorreu na corte do rei Shenbaga Pandiyan sobre o significado de um poema, o Senhor defendendo o poeta Tharumi e lhe deu a bolsa de ouro. Este é o lugar que respeitou a liberdade de expressão através do poeta Nakkeeranar dizendo ao Senhor face a face que um erro poético não pode ser justificado mostrando Seu olho na testa ameaçando assim o seu direito.

Madurai é o lugar onde Saivite Saint Tirugnanasambandar estabeleceu a glória do Saivismo ao derrotar os jainistas através de testes de água e fogo (Punal Vadam e Aunal Vadam). Lord veio em socorro de uma velha senhora Vandhi como seu carregador para tapar a brecha em Vaigai e recebeu os golpes de cana do rei Arimardhana Pandian.

O templo tem cinco entradas e 14 torres, sendo a Torre Sul a mais alta. O Thousand Pillared Mahamandap fica perto da torre norte. Existem cinco pilares musicais. Existem 985 pilares. O ídolo do Senhor Nataraja está no centro do Mandap. Lord Shiva é um swayambumurthy. Dos cinco Sabhas onde o Senhor realizou Sua dança cósmica, Madurai Sabha é conhecido como Rajatha (prata) sabha onde o Senhor mudou as pernas. Esta dança é chamada de Sandhya Thandavam. O 7 pés de altura Mukkuruni Pillayar–Lord Vinayaka foi encontrado no tanque Mariamman Teppakulam–. Não há peixes ou criaturas aquáticas no tanque Pottramarai, devido a uma benção concedida a uma garça pelo Senhor Shiva.

Pottramarai Kulam – Tanque de Lótus Dourado: Este foi criado pelo Senhor Shiva batendo na terra com Seu tridente respondendo ao pedido de Nandhi e outros Devas. Esta é a primeira entre as fontes sagradas do templo, também chamada de Shiva Ganga. Indira conseguiu o lótus dourado daqui apenas para seu puja de Shiva. O devoto realizará todos os seus desejos se der um mergulho no tanque especialmente em dias santos como o dia da lua nova, o primeiro dia dos meses Tamil e o dia do eclipse e adorar ao Senhor. Todos os 64 incidentes relacionados à graça do Senhor Shiva para Seus devotos estão pintados nas paredes ao redor do tanque.