Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


Os raios do Sol caem sobre os pés do Senhor por 30 dias a partir do dia de Shivratri. Os raios caem sobre o Senhor durante as manhãs e sobre o Senhor Bhairava à noite. Geralmente, há apenas uma Deusa nos templos. Há duas deusas neste templo agraciando os devotos de um único santuário.





Senhor

Deus Ketu

Símbolo

Palanquin

Zodíaco

Leão do Zodíaco

Moolavar

Sri Mahalingeswarar

Amã/Thyar

Sri Maragathavalli Ammai Sri Kamatchi Amman

Ano Velho

1000-2000 anos

Cidade

Tirundudevankudi (Nandankoil)

District

Kumbakonam

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Divindade

Nirrti


MORADA:

Templo Sri Mahalingeswarar, Viralipatti, Odukkam Thavasi Medai – 624 304,

Via Sanarpatti, Via Natham, distrito de Dindigal.

Telefone: +91 95782 11659

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h às 18h. continuamente.

Festivais:

O festival Masi Magam é muito devocionalmente celebrado no templo em fevereiro-março.

História do Templo:

Em seu caminho para Ayodhya de Lanka com a Mãe Sita e Lakshmana, Sri Rama relaxou no eremitério de Sage Bharadwaha. Enquanto levava comida para lá, Sri Rama desenhou uma linha na folha para compartilhá-la com Sri Anjaneya para reconhecer todos os serviços que ele prestou durante seus dias difíceis em busca da Mãe Sita e na batalha contra Ravana. Ambos jantaram na mesma folha sentados um em frente ao outro. Diz-se que desde o evento, as folhas de bananeira começaram a crescer com esta linha de partição. O sábio Bharadwaja, cuja reputação está além das palavras, é adorado neste templo. Além disso, o sábio é um dos cinco sábios que instalaram a Mãe Meenakshi em Madurai.

Sua reputação está além do poder das palavras. Apesar do alto poder obtido através de intensa penitência, o sábio era todo humilde por natureza. Diz-se que os dois peetas na entrada do templo são o próprio Bharadwaja sentado ali para ter o toque dos pés dos devotos em sua cabeça. Nascido na Estrela Magam, pujas especiais são realizados em seu favor neste dia. Acredita-se que muitas almas nobres e sábios participam dos pujas de forma invisível. É aconselhável que aqueles nascidos na estrela Magam tomem Sage Bharadwaja como seu Guru e adorem o Senhor Shiva com abisheks e archanas nos dias das estrelas Magam, Panchami, Shashti, Ekadasi, Dwadasi, Pradosham e nos dias mensais de Shivrathri para sustentar uma vida feliz e próspera.

Grandeza do Templo:

Pujas especiais são realizados no templo para o sábio Bharadwaja no dia da estrela Magam a cada mês, pois ele pertence a esta estrela. Lord Mahalingeswara graças voltado para o leste. Os ídolos de Ambicas são menores em tamanho. Mães Maragathavalli e Manickavalli agraciam do santuário direto ao Senhor. Eles são nomeados após a Mãe Meenakshi em Madurai.

Sage Bharadwaja realizou intensa penitência aqui controlando seus sentidos sentado em uma plataforma. Por isso, o lugar é conhecido como Odukkam Thavasi Medai, que significa a plataforma onde o sábio se sentava para realizar penitência. Os sábios adoram o Senhor Shiva em um estado sem forma. Portanto, para evitar qualquer possível interrupção por parte das mulheres, as Ambicas estão encurraladas.

Os santuários Bhairava geralmente ficam na direção nordeste nos templos de Shiva. Aqui, Ele está logo diante da divindade que preside. O Senhor Mahalingeswarar é todo poderoso. Como os devotos não podem suportar o poder durante a adoração, Bhairava está diante Dele para absorver a intensidade do poder. Por isso, Ele é conhecido como Aadhi Bhairava. Há um buraco atrás de Bhairav. Os devotos primeiro adoram o Senhor Shiva através deste buraco, Bhairava em seguida e finalmente o Senhor novamente.