Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


Guru Bhagwan (Júpiter) e Chakarathalwar (o disco do Senhor Vishnu) graça como swayambumurthis. Os ídolos de Perumal com suas consortes são feitos de sândalo, uma característica marcante do templo. Júpiter agracia como Yoga Guru.





Senhor

Deus Mangal

Símbolo

Chitra - Quatro pernas de cama

Zodíaco

Tula do Zodíaco

Moolavar

Sri Chittirairatha Vallabha Perumal

Amã/Thyar

Sri Sridevi, Sri Bhoodevi

Ano Velho

1000-2000 anos

Cidade

Kuruvithurai, Cholavandan

District

Madurai

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Divindade

Oito Vasus


MORADA:

Templo Sri Chitraradha Perumal, Kuruvithurai – 625 207,

Vadipatti Taluk, Via Cholavandhan, distrito de Madurai.

Telefone: +91 94439 61948, 97902 95795

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 7h30 às 12h00 e das 15h00. às 18h.

Festivais:

Margazhi Vaikunda Ekadasi em dezembro-janeiro e os dias de transição de Júpiter também chamados de Guru Peyarchi são celebrados no templo.

História do Templo:

Em uma guerra entre os Devas e os demônios, um grande número de demônios foi morto. Seu Acharya, Shukra, restaurou todos os demônios à vida novamente através do poder da aplicação do Sanjeevini Mantra. Devas, com o objetivo de aprender esse Mantra, enviou Kasa, filho de Júpiter para Shukra para aprender o Mantra e retornar a eles. Ele foi para Asuraloka, a terra dos demônios com as bênçãos do Pai Guru.

Devayani, filha de Shukra, seduzida pela beleza de Kasa se apaixonou por ele, mas era um amor unilateral. Kasa estava interessado apenas em sua missão. Os demônios, conhecendo os planos do jovem, o mataram, reduziram-no a cinzas, dissolveram-no em água e fizeram Shukra consumi-lo. Como Devayani não conseguiu encontrar Kasa, ela implorou a seu pai Shukra para encontrá-lo. Shukra com seu olho de sabedoria veio a conhecer os fatos e entendeu que ele estava em sua barriga. Para agradar a filha e trazer Kasa de volta à vida, ele ensinou o Sanjeevini Mantra para ele mesmo enquanto ele estava em sua barriga. Kasa saiu vivo rasgando o estômago de seu guru. Como Kasa não suportava ver Shukra morto diante dele, ele aplicou o mesmo Sanjeevini Mantra e deu uma nova vida ao professor. Shukra pediu a Kasa que se casasse com sua filha Devayani. Kasa explicou educadamente a Shukra que, como ele nasceu de seu estômago, Devayani era sua irmã e, portanto, o casamento seria contra a lei. Ele saiu para o seu lugar com a permissão de Shukra para o seu lugar. Mas Devayani criou sete montanhas impedindo a partida de Kasa.

Júpiter fez penitência no Senhor Narayana para resgatar seu filho. Lord enviou Chakarathalwar e resgatou Kasa do mundo demoníaco. O Senhor Narayana deu darshan a Prahaspathi-Guru-Júpiter de Sua rath de excitante beleza estética no dia da estrela de Chithirai. Assim, o local é atribuído à estrela Chitra. O ídolo do Senhor é feito de Sândalo com as Mães Sridevi e Bhooma Devi. Guru Bhagwan e Chakrathalwar agraciam diante do templo como swyambumurthis.

Grandeza do Templo:

O templo observa o dia de transição do Guru todos os anos com muita devoção, quando o planeta se move para o próximo signo do zodíaco. O próprio Guru–Júpiter teve que enfrentar um problema e o Senhor Narayana era o destino para ele para um remédio. Ele fez penitência aqui. Ele é um swayambumurthy aqui. Chakkarathalwar (disco do Senhor Narayana) também é um swayambumurthy no templo. Os ídolos de 12 Alwars (poetas sábios que elogiaram Perumal) estão em uma única forma neste templo.