Sistema doméstico

O sistema da casa na astrologia védica

O ascendente:

Ascendente (Udaya lagna em sânscrito) é o grau do zodíaco interceptado pela parte oriental do horizonte no local e hora do nascimento do nativo. Udaya lagna representa a Terra como um planeta em um gráfico.

Meio do Céu:

Meio do céu - o ponto do zodíaco diretamente acima. É a cúspide da décima casa na Astrologia Védica.

Sistema doméstico

Sistema de casas do meio do céu:

É um sistema onde a diferença entre o Ascendente e o Meio do Céu é dividida igualmente. Este método é usado no sistema sri pati e funciona bem em áreas próximas ao equador. Para áreas que estão mais ao norte (como a Europa), outro sistema doméstico pode ser considerado mais adequado.



Sistema de casa igual:

Este sistema considera Ascendente como uma cúspide da primeira casa e coloca todas as outras cúspides a 30 graus dela. A desvantagem do sistema de casas iguais é que não considera o Meio do Céu adequadamente. Este sistema é mais adequado para latitudes extremas.

Cúspides de casa:

A cúspide é o ponto mais importante e poderoso da casa. Os planetas localizados na cúspide têm o efeito mais forte e o significado mais típico da casa.

Cúspides - diferença na astrologia védica e ocidental:

Enquanto a astrologia ocidental considera o início da casa como uma cúspide, em Jyotish a cúspide marca o meio da casa.

Casas são consideradas da Lua na Astrologia Védica:

Chandra lagna é usado principalmente no sistema de sinais de igualdade. A lua como ascendente ajuda a verificar o estado das diferentes casas. Existem 2 abordagens diferentes para a verificação cruzada de bhava. Primeiro usa Udaya lagna, Chandra lagna e Surya lagna. O segundo sistema usa Udaya lagna, Chandra lagna e verificação em (D-9) Navamsha. Além disso, a leitura da Lua no mapa rashi pode fornecer informações sobre o corpo astral do cliente. Nos casos em que a hora exata do nascimento não é conhecida, a leitura pode ser feita a partir do Chandra lagna.