Especialidade do Templo:



O Templo Devpattinam Soundarya Nayaki Thilakeshwarar Shiva Parvati está situado em Devpattinam, na região costeira sul de Tamilnadu. O templo é dedicado a Devi Parvathi e seu consorte, Lord Shiva. Este lugar também é conhecido por Navagrahas ou os nove planetas.






Senhor

Sani (Saturno)

Zodíaco

Meena

Moolavar

Navagrahangal

Amã / Thayar

Sri Soundaryanayaki

Planeta Debilitado

Chandra (Lua)

Ano Velho

1000-2000 anos

Tipo

Sthira (fixo)

Tattva (Elemento)

Vayu (Ar)

Sthala Maram

Vilwa

Theertham

Sivaganga

Cidade

Devipatinam

Distrito

Rameshwaram

Estado

Tâmil Nadu

Nakshatra

Dhanishta (1,2), Shathabhisha, Poorvabhadra (1,2,3)

Divindade

Brahma


Endereço:

Templo de Sri Thilakeshwarar,Devipattinam,Rameswaram,Tamil Nadu-623514

Festivais:

O festival Aadi Amavasya é observado por 10 dias durante o mês de julho e agosto, quando a multidão de devotos ultrapassa os lakh. O mesmo ocorre no Thai Amavasya (janeiro - fevereiro).

História do Templo:

O Senhor Rama, antes de sua partida para o Sri Lanka para a batalha com Ravanan, orou à Deusa Durga aqui por sua vitória e fácil passagem pelo mar até a ilha. A Deusa Durga com seus poderes acalmou o mar e tornou mais fácil para os vanarasena construir uma ponte sobre ele. Durante o ritual o Senhor Rama também instalou nove pedras verticais que representam os nove planetas e as adorou para que nada de imprevisto acontecesse durante sua viagem. Diz-se que essas pedras são poderosas e ainda são visíveis no mar calmo.

Sri Rama marchou em direção a Lanka para libertar Sita do cativeiro de Ravana. Antes de iniciar a viagem, conforme prescrito nas escrituras, ele realizou o Vinayaka Puja em Uppur e o Navagraha puja em Devipattinam, colocando um punhado de areia em cada um deles e acalmou as marés altas levantando a mão. Os Navagrahas instalados por Sri Rama são os Nava Bashanas ((pedras) que enfeitam os devotos em Devipattinam. Este templo Navagraha no meio do mar é uma maravilha divina desde os dias Purânicos.

Grandeza do Templo:

Acredita-se que a Devi que reside aqui tenha matado um demônio chamado mahishasura e, portanto, é considerada uma das deusas poderosas da Índia. As nove pedras nagraha instaladas pelo Senhor Rama também são chamadas de pedras navabhashana ou pedras sagradas feitas de nove materiais. Os devotos oferecem orações à Devi e também aos nove planetas. Este lugar é mais conhecido por oferecer ritos religiosos aos ancestrais na época da lua cheia e muitos devotos vêm aqui nesses dias para oferecer os rituais. O santuário tem uma imagem maravilhosa da Deusa Durga que tem oito mãos. Os devotos a adoram oferecendo nove variedades de grãos frescos. Isto inclui trigo, arroz em várias formas e diferentes leguminosas. Ela está tão linda que é chamada de soundaryanayaki, que significa Deusa com imensa beleza.

O templo é famoso por sua escultura Kubera que mostra o Senhor da Riqueza em Seu veículo Peixe. Ele está instalado em 12 pontos do templo, representando os 12 signos do zodíaco. Quando vistos de cima, diz-se que os ídolos combinados parecem "OHM" formato de letra. As pessoas lotam o templo para adorar Kubera em busca de riqueza. De acordo com estudiosos védicos de Tiruvannamalai, nenhum templo no país possui tais instalações Kubera.

Os raios do Sol incidem sobre Lord Ekambareswara nos dias 19, 20 e 21 do mês Panguni - março - abril. Este é um antigo templo de Shiva. A torre principal - Rajagopuram tem 30 metros de altura, visível a uma distância de 10 quilômetros. Há também uma maravilha escultural no templo no pilar ocidental de Dwarapalaka, esculpida com uma habilidade tão rara que parece um touro de um ângulo e um elefante do outro.

O santuário da Mãe Kamakshi fica no lado norte - canto Kubera. No corredor interno, existem 10 pilares que produzem diferentes sons musicais se batidos com uma sandália seca.