Especialidade do Templo:



Senhor Shiva no templo é um swayambumurthy. Existem duas deusas no templo contra uma normalmente vista nos templos de Shiva. Eles estão em santuários separados. Há um buraco no corpo de Shivalinga feito por um Karkadam - Câncer (Nandu em Tamil), uma criatura marinha e uma cicatriz de ferimento causada por Indira.






Senhor

Chandra (Lua)

Zodíaco

karkata

Moolavar

Veda Karkadakeswarar

Amã / Thayar

Sri Arumarundunayagi

Planeta Exaltado

Guru (Júpiter)

Ano Velho

1000-2000 anos

Tipo

Chara (móvel)

Tattva (Elemento)

Jala (Água)

Theertham

Pangaya Theertham

Cidade

Tirundudevankudi (Nandankoil)

Distrito

Kumbakonam

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Pushya


Endereço:

Templo de Sri Karkadeswarar, Tirundhuthevankudi–612 105,

Posto de Veppathur, Thiruvidaimaruthur Taluk, distrito de Thanjavur.

Telefone: +91 435 - 2000 240, 99940 15871

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 9h00 às 13h30. e a partir das 16h00 às 19h00

Festivais:

Mahashivratri em fevereiro-março e Tirukarthikai em novembro-dezembro são os festivais celebrados no templo.

História do Templo:

O sábio Durvasa foi ridicularizado por um homem Gandharva, dizendo que ele estava andando como um câncer - Nandu (em Tamil). O sábio estava apenas completando seu Shiva Puja. O sábio furioso o amaldiçoou para se tornar um Nandu. (Caranguejo) Quando ele implorou por perdão, o sábio o aconselhou a adorar Shiva para obter alívio. Ele seguiu o conselho e ficou aliviado.

Como o Senhor agraciou Nandu - Karkadaka- Ele é chamado de Karkadeswarar. Indira, o rei dos Devas, seguindo o conselho de seu Guru Prahaspati, adorou o Senhor aqui com 1.008 flores diariamente após um mergulho em Pushkarini e se corrigiu pelos erros que cometeu. Tirundhu significa corrigir a si mesmo. Devan é Indira. Daí o nome do lugar é Tirundhu Devan Kudi. O templo também é conhecido como Nandu Koil.

Grandeza do Templo:

Aqueles que pertencem à estrela Ayilya são aconselhados a orar neste templo sempre que puderem ou nos dias das estrelas ou nos aniversários. Diz-se que o Swaymbulinga do local foi soterrado pela areia devido às fortes enchentes durante o reinado de um rei Chola que foi atacado de paralisia. Nenhum tratamento deu resultados. Ele estava orando ao Senhor Shiva por remédio.

Um casal de idosos praticantes de medicina veio à sua corte e ofereceu-lhe a cinza sagrada com água. Surpreendentemente, o rei foi curado instantaneamente e levantou-se majestosamente. Ele implorou ao casal de idosos que ficasse com ele como médicos da família real no palácio, mas eles recusaram. Ele lhes ofereceu ouro e outros presentes que eles também se recusaram a aceitar. O rei prometeu-lhes que lhes daria tudo o que desejassem. Eles trouxeram o rei para este local e pediram-lhe que construísse um templo para o Senhor Shiva. Eles se fundiram com o Shivalinga lá.

Percebendo que o casal não era outro senão o Senhor Shiva e a Mãe Parvathi, o rei construiu o templo no local. Adorar Shiva aqui garante todas as curas de qualquer doença.

Existem duas Ambicas no templo. Quando o rei construiu o templo, ele não conseguiu o ídolo Ambica original. Ele fez um novo e instalou-o como Arumarundhu Nayaki – Deusa da medicina rara. Dentro de alguns dias, o ídolo original também apareceu. Instalando isso também, ele a chamou de Apoorva Nayaki, que é a principal deusa do templo.

Este é o templo dos remédios necessários para as estrelas nativas Punarvasu (Punarpoosam), Pushya (Poosam) e Ayilayam (Aslesha) que se enquadram no signo de Câncer no zodíaco. Podemos ver um buraco no Linga feito por um câncer (nandu) e uma cicatriz causada por Indira. O Planeta Lua está em um santuário na entrada do templo em forma de meditação como Yoga Chandra. Aqueles que passam pelo período principal da Lua em suas vidas são aconselhados a oferecer vastas (roupas) brancas a Chandra se tiverem aspectos adversos.

A estrela de Aslesha-Ayila sob o comando de Karkadaga-Cancer Rasi, os nativos têm poderes naturalmente medicinais. Eles também têm a confiança de que podem conseguir isso através do apoio divino. Eles devem orar ao Senhor deste templo nos dias de estrela, dias de lua nova, terças, sábados e nos dias de Ashtami na quinzena de lua nova. Pessoas de outras estrelas também podem depender do Senhor Karkadeswara e Arumarundu Nayaki para a cura de doenças prolongadas.