Especialidade do Templo:

O Senhor Sun agracia no templo voltado para o oeste com um Lótus em ambas as mãos acompanhado por Seus consortes Ushadevi à esquerda e Pradhyushadevi à direita. Os Navagrahas (nove planetas) estão sem seus vahans-veículos neste templo.






Navagraha

Ravi

Direção

Leste

Metal

Cobre

Divindade

Agni

Gema

Rubi

Elemento

Fogo

Cor

Vermelha

Outros nomes

Ravi (em sânscrito) Sun (em inglês) Bhanu, Dinkar, Devakar, Prabhakar, Bhaskar, Aditya

Monte (Vhana)

Carruagem puxada por sete cavalos brancos

Consorte

Saranyu, Ragyi, Prabha e Chhaya

Mahadasha

6 anos

Temporada

Verão

Grãos Alimentares

Trigo

Presides

Ravivar (domingo)

Guna

Sattva

Regras

Simha (Leão)

Exaltação

Mesa (Áries)

Debilitação

Tula (Libra)

Mooltrikona

Simha (Leão)

Senhor

Krittika, Uthra Phalguni e Uthrashaada Nakshatra

Moolavar

Shiva Suriyan

Thala Virutcham

Vellerukku

Theertham

Suriya theertham

Amã / Thayar

Ushadevi, Chayadevi

Era do Templo

1000-2000 anos

Cidade

Suriyanarkoil

Distrito

Thanjavur

Estada

Tamil Nadu


Endereço:

Templo Sri Suriyanar, Suriyanarkoil, Thanjavur. Telefone não:+91- 435- 2472349.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h00 às 11h00 e das 16h00 às 18h00. 20h00

Festivais:

10 dias Ratha Sapthami no mês tailandês (janeiro-fevereiro) é um festival muito importante no templo. Isso marca a virada em U do Rath–Car de Lord Sun do sul para o norte, começando os seis meses chamados de Utharayanam do mês tailandês para o mês Aani – Junho–Julho.

No primeiro dia de cada mês tâmil, pujas e abisheks especiais são realizados para Lord Suriya–Sun, que chefia a família do Zodíaco. Isso é chamado de Maha Abhishek atraindo um grande número de devotos. Também os dias de transição de Saturno (Sani) e Júpiter (Guru) são celebrados com pujas especiais.

História do Templo:

O sábio Kalava Muni sofria de lepra grave. Ele adorou todos os planetas implorando a cura total. Todos os planetas agraciaram o Rishi com o que ele queria, a cura da lepra. O Senhor Brahmma se opôs fortemente à resposta dos planetas à penitência de Rishi, alegando que estava de acordo com as ordens do Senhor Shiva.

Os planetas deveriam dar os efeitos das boas e más ações dos indivíduos e que os planetas haviam violado essa regra ao dar bênçãos diretamente a um devoto e amaldiçoá-los a sofrer de lepra. Os planetas desceram para uma selva branca de flores silvestres (Vellerukku vanam) e fizeram penitência ao Senhor Shiva para obter alívio. O Senhor apareceu diante deles e disse que o lugar pertencia a eles e permitiu que agraciassem os devotos que os adoravam, suportando uma variedade de dificuldades.

Grandeza do Templo:

É digno de nota que existem apenas dois templos na Índia dedicados ao Deus Sol, um em Konark no norte e outro no sul. Não há adoração de ídolos em Konark enquanto este templo segue a adoração de ídolos. O Senhor Sol dá graças do sanctum sanctorum voltado para o oeste com a Mãe Ushadevi à esquerda e Pradyushadevi (também conhecido como Chayadevi) à direita em forma de casamento. Ele está segurando lótus em ambas as mãos com um rosto sorridente. Como o Sol é conhecido por Seu calor escaldante, para esfriar o efeito, o planeta Guru (Júpiter) está exatamente em frente ao santuário, facilitando Sua adoração sob uma temperatura suportável. O veículo Cavalo do Sol também está diante Dele, assim como Nandhi está diante do Senhor Shiva.

Este é um templo dedicado aos nove planetas – Navagrahas. Os devotos podem adorar todos os planetas como divindades presidentes. Em outros templos, os planetas são apenas sub-divindades. A especialidade é o Deus Sol agraciado com Suas consortes em forma de casamento. Ele não está furioso, mas calmo e gracioso.