Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


A adoração do casamento é seguida principalmente neste templo. Nandhi, o veículo touro do Senhor Shiva, parece suave, portanto, não há corda no nariz.





Senhor

Deus Rahu

Símbolo

Broto de trigo

Zodíaco

Tula do Zodíaco

Moolavar

Sri Thatheeswarar

Amã/Thyar

Poonguzhali

Ano Velho

1000-2000 anos

Cidade

Chithukadu

District

Chennai

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Swati

Swaathi (em sânscrito e tâmil)

Chothi (em malaiala)

Divindade

Ahir Budhyana


MORADA:

Templo Sri Thatheeswarar, (Chithukadu),

South Mada Street, 1/144, Thirumanam Village, Via Pattabhiram,

Posto Vayalanallur, Chennai - 600072.

Telefone: +91 93643 48700, 93826 84485

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 8h às 10h e das 5h às 19h.

Festivais:

Procissão de Sri Panchamurthy no dia de Chitra Poornima em abril-maio, Vinayaka Chaturthi em agosto-setembro, Shivrathri em fevereiro-março, Margazhi Tiruvadhirai em dezembro-janeiro, Tirukarthikai em novembro-dezembro, Aadi Kruthika em julho-agosto, Thai Kruthika e Thai Poosam em janeiro-fevereiro e Panguni Uthiram em março-abril são os festivais celebrados no templo.

Abisheks especiais são realizados para Lord Muruga nos dias de Aadi e Thai Kruthika e no dia de Panguni Uthiram. No dia do festival Karthika, as lâmpadas são acesas para todas as 27 estrelas com pujas especiais. 10 dias de festival Margazhi é grandemente celebrado. O festival de casamento do Senhor Nataraja e da Mãe Sivakami é celebrado no dia de Margazhi Tiruvadhirai. Aqueles que esperam se casar, adoram neste dia com toda fé.

História do Templo:

Diz-se que dois grandes Siddhas, Padukkai Jadamudi Siddha e Prana Deepika Siddha realizaram penitência neste lugar. Eles instalaram um Shivalinga sob uma árvore de groselha e o chamaram de Nelliappar. Thathiri em sânscrito significa groselha e o nome Tamil é Nelli. Como o local é perfumado, também é chamado de Tirumanam-boa fragrância. É chamado Siddhar Kadu como Siddhas viveu aqui. É chamado de Chitukadu agora.

Grandeza do Templo:

Um rei, ao iniciar a reforma do templo, encontrou o ídolo da Mãe, chamado Her Poonguzhali e ergueu um santuário. Aqueles que enfrentam obstáculos em suas propostas de casamento, realizam abishek ao Senhor com pó de groselha, suco e sementes e leite ao Senhor e oferecem vastras verdes e pulseiras à Mãe e lamparinas de ghee.

Há esculturas de alguns Siddhas nos pilares garantindo longevidade aos devotos. Padukkai Jadamudi Siddha e Prana Deepika Siddhas estão nos pilares do santuário Nandhi. Aqueles que enfrentam problemas cardíacos acendem lâmpadas de ghee neste santuário. Este é o templo para os nativos das estrelas Swathi.

A palavra sagrada Swathi contém os poderes graciosos combinados do Senhor Shiva e do Senhor Vishnu. A letra 'Va' está no Namasivaya Mantra. Ele também contém a sacralidade das letras-semente nos nomes de Vishnu-Sundararajar, Vasudeva e Trivikrama. Os nativos das estrelas Swathi são aconselhados a adorar no templo Chithukadu cheio da graça combinada de Shiva e Vishnu. Eles são aconselhados a oferecer nivedhana de arroz de coalhada com picles de groselha, arroz de tamarindo e oferecer o mesmo aos pobres para uma vida próspera.