Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


Lord Shiva graças como um swayambumurthy no templo voltado para o oeste considerado uma característica significativa do templo. Dos 63 Saivite Nayanmars, Manakkanjarar nasceu neste lugar. Acredita-se também que as donzelas Kruthika que cuidaram do Senhor Muruga em Sua infância nasceram aqui.





Senhor

Deus Surya

Símbolo

Navalha

Zodíaco

Áries do Zodíaco

Moolavar

Kathra Sundareswarar

Amã/Thyar

Tungabalasthanambikai

Ano Velho

2000-3000 anos

Cidade

Kanjanagaram

District

Nagapattinam

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Divindade

Nirrti


MORADA:

Templo Sri Kathra Sundareswarar, Posto Kanjanagaram–609 304.

Tharangambadi Taluk, Via Keezhayur, Nagapattinam district.

Telefone: +91 4364- 282 853, 94874 43351

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 10h00 às 11h00 e das 16h00. às 17h.

História do Templo:

Jallika, embora pertencesse à comunidade demoníaca, era uma devota convicta de Shiva. Incapazes de suportar as atrocidades dos demônios Padmasura, Singamukha e outros, os sábios apelaram à Mãe Parvathi por proteção. A mãe orou ao Senhor Shiva que estava em Katrajyothi (luz em forma de fogo) yoga. Interrompido pela oração da Mãe Parvathi, Katra Sundareswarar abriu Seus olhos de onde saíram seis faíscas. Eles se uniram e se tornaram Karthikeya. O local tem a fama de dar à luz o Senhor Muruga. Uma luz dourada – Kanchana prakasa apareceu do Senhor, assim nomeando o lugar como Kanchana Nagar. O nome teve muitas mudanças durante o tempo que se seguiu e atualmente é Kanja Nagar que significa cidade dourada. Karthika Sundareswarar significa a divindade que produz seis faíscas. Assim, o santuário é atribuído à estrela Krithika.

Grandeza do Templo:

Acredita-se que os nativos de Kritikka nakshatra terão uma vida livre de problemas se visitarem e adorarem neste templo nos dias das estrelas e acenderem as lâmpadas no dia de Pradosham (13º dia de lua nova ou lua cheia). As mulheres desta estrela que aguardam o casamento são aconselhadas a realizar abishek à Mãe com água trazida de rios sagrados e realizar Sumangali Pujas.

Papagaio cantando Vedas: Como nas mãos de Sri Meenakshi em Madurai, Mãe Tungabalasthanambikai também segura um papagaio chamado Vedamirt Keeram. Mãe tem flor Neelothpal, disco e concha em outras mãos. Acredita-se que o próprio Senhor Shiva está na forma de um papagaio no ombro esquerdo da Mãe. Ela canta os Vedas. Acredita-se que Baghwan Veda Vyasa e Sukabrahmma Rishi tenham adorado a Mãe neste templo. Para uma vida de casado feliz, as mulheres da estrela Krithika são aconselhadas a ter o darshan deste papagaio às sextas-feiras ou nos dias das estrelas. Há um santuário para o Senhor Sattanadha acima do vimana do sanctorum. Pujas especiais são realizados aqui nas noites de sexta-feira.