Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


A divindade que preside é swayambumurthy no templo.





Senhor

Deus Chandra

Símbolo

Hasta - Quatro pernas de cama

Zodíaco

Virgem do Zodíaco

Moolavar

Sri Kripakupareswarar

Amã/Thyar

Sri Annapurani

Ano Velho

1000-2000 anos

Cidade

Gomal

District

Nagapattinam

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Divindade

Indra, chefe dos deuses


MORADA:

Templo Sri Krupakupareswarar, Gomal 609 805,

Kuttalam Taluk, Nagapattinam.

Telefone: +91 95002 84866

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 7h00 às 12h00 e das 17h30. às 19h30.

Festivais:

Mahashivarathri em fevereiro-março, Margazhi Tiruvadhiai em dezembro-janeiro e Tirukarthikai em novembro-dezembro são os festivais celebrados no templo.

História do Templo:

Mãe Parvathi queria saber como o Senhor Shiva está conduzindo os assuntos deste mundo e perguntou ao próprio Senhor sobre isso. O Senhor fez uma brincadeira que Mãe Parvathi em um humor brincalhão cobriu Seus olhos com as mãos. Em uma fração de segundo, as atividades do mundo pararam abruptamente. Chocada, a Mãe Parvathi buscou o perdão do Senhor por seu jogo. O Senhor disse à Mãe que ela escureceu o mundo cobrindo Seus olhos com Suas mãos e acrescentou que Ele agora desapareceria no Hasthavarna jyothi (luz das mãos) e que ela deveria descobrir essa luz na forma de uma vaca e se juntar a Ele novamente. Parvathi veio à Terra e começou a procurar o jyoti com a ajuda de Seu irmão, o Senhor Vishnu. Em um dia de Hastha nakshatra, o jyoti apareceu. Isso também é elogiado como Gomalia Jyoti. Mãe Parvathi juntou-se ao Jyoti. Como o Senhor ofereceu suas bênçãos (Krupa) Ele é chamado Krupakupareswarar. Esta é a história por trás do templo. A mãe se chamava Annapoorani.

Grandeza do Templo:

As pessoas nascidas da estrela Hastha são aconselhadas a visitar este templo com a maior frequência possível para o alívio de que precisam devido a razões astrológicas nos dias da estrela Hastha. Krupakupareswarar é todo misericordioso perdoando os malfeitores se eles sinceramente sentem por suas ações. Acredita-se também que grandes santos e siddhas circulam invisivelmente ao redor do templo nos dias das estrelas de Hastha. Por isso, os nativos das estrelas de Hastha são aconselhados a rezar neste dia com nivedhanas de pudins doces, vada, laddu orando ao Senhor e Mãe Annapoorani com as mãos postas e percorrer o prakara para bênçãos. Aqueles com mentes confusas e aspirantes a uma vida pacífica podem orar aqui às segundas e quartas-feiras.