Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


Lord Shiva é um swayambumurthi no templo. Lord Thiagaraja é louvado como o Raja-Rei dos Deuses. O templo é enorme em tamanho com 9 Rajagopuras, 80 Vimanas, 12 muros altos, 13 mandaps, 15 poços de importância Theertha, 3 jardins, 3 prakaras, 365 Shiva Lingas representando os dias do ano, santuários com números acima de 100, 86 ídolos Vinayaka e templos dentro do templo com número acima de 24. O templo é realmente grande, enorme, alto e um castelo de fé hindu projetado e construído em pedra. Aqueles que adoram o Darshan da Face de Lod Thiagaraja em Tiruvarur são aconselhados a ter o darshan dos Seus Pés (Pada darshan) em Vilamal, a 3 km deste lugar.

Os 1000 pilares construídos há muitos anos foram feitos para fazer tendas (Pandal em Tamil) durante os dias de festival. Abishek não é executado ao Senhor Thiagaraja, mas ao Maragatha Linga às 8h30, 11h00 e às 19h00. cada dia. Depois que o abishek terminasse, o Linga seria colocado em uma caixa de prata com flores e coberto por um vaso de prata. Este será então bloqueado e colocado no lado direito do Senhor Thiagaraja.





Senhor

Deus Mangal

Símbolo

Chitra - Quatro pernas de cama

Zodíaco

Zodíaco Tula

Moolavar

Vanmeeka Nathar, Puttridam Kondar (Importance to Lord Thiagarajar only)

Amã/Thyar

Kamalambikai, Alliam Kothai, Neelothpalambal

Ano Velho

1000-2000 years old

Cidade

Tiruvarur

District

Tiruvarur

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Divindade

Oito Vasus

MORADA:

Templo Sri Thiagarajar, Tiruvarur-610 001.

Distrito de Tiruvarur.

Telefone: +91- 4366 - 242 343, +91- 94433 54302.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 5h00 às 12h00 e das 16h00. às 21h00.

Festivals:

Margazhi Tiruvadhirai em dezembro-janeiro, Lord Thiagesar concedendo darshan aos Seus Pés – Pada Darshan; 10 dias Panguni Uthiraim em março-abril com hasteamento da bandeira no Hastha Star Day do mês Tamil anterior Masi, com festival de carros no 10º dia com o significado do darshan concedido ao sábio Vyakrapada; 10 dias Aadi Pooram em julho-agosto; os Bhoodha Ganas carregando sacos de arroz para Saint Sundararar no Dia Masi Magam em fevereiro-março; Chithiria festival em abril-maio ​​são os festivais importantes do templo. Além do acima, os Pradosha Puajas são realizados devocionalmente atraindo grandes multidões. Deepavali, Pongal o Makar Sankranthi, Tamil e dias de Ano Novo Inglês também são observados com pujas especiais.

História do Templo:

Certa vez, Indira teve que enfrentar uma batalha contra os demônios. Ele foi capaz de vencer a guerra com a ajuda do imperador Mushukunda. Como sinal de gratidão ao imperador, Indira quis dar um presente e perguntou o que ele queria. Mushukunda pediu o Shivalinga em posse de Indira. Indira não queria se separar do Linga. Ele fez um truque com o divino escultor Mayan fazendo seis desses Lingas e os apresentou ao imperador. Mushukunda descobriu que eles eram falsos. Sem meios para convencer o imperador, Indira ofereceu o Shivalinga Original junto com os seis novos também, totalizando 7.

O Shiva Linga original está em Tiruvarur. Os outros seis estão instalados em outros templos, todos conhecidos coletivamente como Saptha Vidanga Sthalas. Eles são instalados como 1) Veedhi Vidangar em Tiruvarur, 2) como Nagara Vidangar em Tirunallru, 3) como Sundara Vidangar em Nagapattinam, 4) como Avani Vidangar em Tirukuvalai, 5) como Neela Vidangar em Tiruvaimur, 6) como Bhuvani Vidangar em Vedaranyam e 7) como Adi Vidangar em Tirukaravasal. Estes Lingas são pequenos em tamanho e podem ser segurados na mão. Esses lugares são chamados de Saptha Vidanga Sthalas, onde o Senhor Shiva é adorado como Thiagarajar.

Grandeza do Templo:

Um demônio chamado Satya Gupta era uma ameaça para os Devas. Ele foi pego no aspecto de Sani Bhagwan. Enfurecido, ele começou a lutar com os planetas. Os planetas apelaram ao Senhor Shiva por proteção. O Senhor Shiva protegeu os planetas do demônio com a condição de que eles fossem sempre brandos com Seus devotos. Portanto, os planetas estão em linha reta voltados para o Senhor. O Senhor Vinayaka também está neste santuário monitorando-os se eles são suaves para os devotos de Shiva. Embora os devotos visitem Tirunallaru para alívios de Saturno, eles devem visitar Tiruvarur também para adoração e alívio total.

Dos 84 Vinayakas no templo, quatro são altamente reverenciados. Aqueles que sofrem de problemas nervosos e altas tensões, rezem para Nadukkam Theertha Vinayaka–Vinayaka protegendo do tremor. As mulheres rezam para Mattru Uraitha Vinayaka no portão oeste de Gopuram antes de comprar jóias, pois Ele confirmou a qualidade do toque do ouro concedido pelo Senhor Shiva a São Sundarar. Lord Mooladhara Ganapathi aparece reclinado e dançando em uma flor de lótus perto de uma serpente de cinco cabeças. Aqueles que praticam ioga adoram aqui. O Senhor Vadhabi Ganapathi agracia os devotos da primeira prakara do santuário do Senhor.

O Senhor Presidente Vanmeeka Nathar aparece graciosamente usando a lua crescente em Sua cabeça. Então Mãe Kamalambal concede darshan a Seus devotos com esta jóia da Lua Crescente. Ela representa as Mães Saraswathi, Parvathi e Mahalakshmi segurando uma flor na mão direita, mantendo a esquerda no quadril e as pernas em uma postura de Yoga como Imperatriz.

O Carro (Rath) de Tiruvarur é maior em tamanho e bonito. Lord Shiva havia feito 364 milagres (Tiruvilayadal em Tamil) somente em Tiruvarur. Como a salvação é uma certeza para os nascidos em Tiruvarur, Yama, o Deus da Morte, não teve trabalho aqui. Ele orou ao Senhor e tomou o lugar de Chandikeswara. Aqueles com medo da morte rezam aqui. Akasha Bhairava acima da torre Kamalambika está agindo como uma divindade guardiã. Senhor Bhairava do templo é louvado como Siddhi Bhairava. Kamalamuni Siddhar Peetam fica perto do sanctum sanctorum da Mãe Kamalambika no lado direito.

Siva Surya graças do prakara do Senhor Shiva. Ele parece alto. Aqueles que enfrentam o fardo da dívida rezam para Runa Vimochana Easwara. Lord Thiagaraja concede darshan no dia de Tiruvadhirai em dezembro do Raja Narayana Mandap. Existem santuários de Ashta (oito) Durga no templo. Abishek é dedicado à Mãe Mahalakshmi com moedas de ouro em Deepavali em outubro-novembro e no dia de Akshaya Tritiya em abril e maio pelos devotos. O Senhor Dakshinamurthi agracia da parede externa do santuário de Ambika com seis discípulos, embora geralmente apenas quatro estejam com Ele em outros templos de Shiva.

Mãe Neelotpalambal faz as graças de um santuário separado com uma empregada segurando Lord Muruga. O ídolo da mãe é lindamente feito como se estivesse tocando a cabeça de seu amado filho Muruga. Vemos a Mãe Saraswathi apenas com uma Veena. Ela não segura um aqui, mas agracia os devotos em uma postura de penitência. Lord Hayagriva, em seu próprio santuário, aparece realizando Shiva Puja. Ele é elogiado como Hayagriswarar. Os alunos rezam para que Madre Saraswathi e Lord Hayagriswarar brilhem em suas atividades acadêmicas.

Geralmente, Nandhi é visto sentado nos templos de Shiva, exceto nos lugares de Saptha Vidanga ao redor de Tiruvarur. Todos eles são ídolos do metal. Nos templos voltados para o leste, a procissão do Senhor também começa na entrada voltada para o leste. Em Tiruvarur, a procissão começa na entrada nordeste chamada Vittavasal.

Tiruvarur é o único templo que possui maior número de hinos Thevaram-353, Ganasambandar 55, Tirunavukkarasar 208 e Sundarar 87 e Manickavasagar 3. Vale ressaltar que a Mãe Kamalambikai é muito reverenciada como uma personificação total do hino devocional Lalitha Sahasra Nama . Por isso, Theertha é louvado como Kamalalayam. Tomar banho neste Theertha no dia de Panguni Uthiram em março–abril é considerado igual a 12 banhos Mahamagam em Kumbakonam.

Também é digno de nota que o Pradosha puja é realizado neste templo todos os dias – conhecido como Nitya Pradosham – a partir das 16h30 às 18h00 embora seja realizado uma vez a cada quinze dias em outros templos. Diz-se que todos os Devas – 33 crore em número (Muppathu Mukkodi em Tamil) estão adorando o Senhor Thiagaraja durante este puja. O devoto que adora o Senhor à noite é abençoado por todos os Deuses, acredita-se.