Especialidade do Templo:

Kanjanur é o sthalam de Sukran. Neste templo de Shiva, Agneeswarar é a divindade que preside e sua consorte é Karpagambal. Diz-se que Agni adorou o Senhor Shiva aqui e, portanto, o nome Agneeswarar. Existem alguns Shivalingams no praharam, incluindo um supostamente instalado por Kamsa.






Navagraha

Sukra

Nakshatra

Pushya, Anuradha e Uttarabhadrapada

Direção

Sudeste

Metal

Ouro Ródio

Divindade

Indrani

Gema

Diamante

Elemento

Água

Cor

Branco

Outros nomes

Vênus (em inglês) Bhargav, Bhragu, Devpujya, Kaam.

Monte (Vhana)

Crocodilo

Consorte

Urjaswathi

Mahadasha

20 anos

Temporada

Primavera

Grão Alimentar

Feijões

Presides

Shukravar (sexta-feira)

Guna

Rajas

Regras

Rishabha (Touro) e Tula (Libra)

Exaltação

Meena (Peixes)

Debilitação

Kanya (Virgem)

Mooltrikona

Tula (Libra)

Senhor

Bharani, Purva Phalguni e Purvashadha

Moolavar

Agneeswarar

Thala Virutcham

Palasamaram

Theertham

Agni Teertham

Amã/Thayar

Sri Karpagambigai

Era do Templo

1000-2000 anos

Cidade

Kanjanoor

Distrito

Thanjavur

Estado

Tamil Nadu


Endereço:

Templo de Sri Agneeswarar, Kanjanur, distrito de Thanjavur, PIN 609804.

Telefone não:+0435 247 3737,+91-435-247 3737.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h. às 12h00 e a partir das 16h às 21h

Festivais:

Um festival em homenagem a Haradatta Sivacharyar é celebrado no mês Tamil da Tailândia todos os anos. Além disso, Mahasivaratri, Aadi Pooram, Navaratri e Arudra Darisanam também são celebrados com muita importância neste templo.

História do Templo:

Quando o Senhor Vishnu pediu a Bali 3 passos de terra em Vamana Avataram, Sukracharya tentou dissuadir Bali de conceder a bênção. Ele assumiu a forma de uma abelha e bloqueou a boca do Kamandalam (um tipo de jarro, geralmente carregado pelos rishis) do qual Bali derramava água para significar a concessão do benefício. Vishnu usou um dharba para limpar o bloqueio no Kamandalam e no processo cegou Sukracharya de um olho. Vamana então pegou o Vishwaroopam e cobriu todo o universo em duas etapas. A 3ª etapa foi colocada em Bali. Um furioso Sukracharya amaldiçoou Vishnu. Após severa penitência para Shiva aqui, Vishnu foi libertado de sua maldição.

Grandeza do Templo:

Kanjanur é o templo para realizar 'Kalathira Dosha Pariharam' para Lord Sukiran. Lord Shiva nomeado como Agneeswarar é a divindade presidente e sua consorte é a Deusa Karpagambal. Diz-se que Lord Agni, um dos 'Ashtadhik Balakars', adorou o Senhor Shiva aqui e daí o nome Agneeswarar para o Senhor Shiva aqui. Existem alguns Shivalingams no praharam, incluindo um supostamente instalado pelo Rei Kamsa.

Senhor Dakshinamurthy (Guru) é sempre visto com um demônio sendo esmagado sob seus pés. O demônio significa ignorância. Significa que Dakshinamurthy nos conduz da ignorância ao conhecimento de nós mesmos. Em vez desta prática padrão, você pode encontrar a imagem de Haradatta adorando Dakshinamurthy, que é uma característica única deste templo.