Especialidade do Templo:



Mãe Durga no templo agracia com um disco em sua mão. Esta é uma forma rara de Mãe Durga.






Navagraha

Sukra

Nakshatra

Pushya, Anuradha e Uttarabhadrapada

Direção

sudeste

Metal

ouro ródio

Divindade

Indrani

Gema

Diamante

Elemento

Água

Cor

Branco

Outros nomes

Vênus (em inglês) Bhargav, Bhragu, Devpujya, Kaam.

Monte (Vhana)

Crocodilo

Consorte

Urjaswathi

Mahadasha

20 anos

Temporada

Primavera

Grãos Alimentares

Feijões

Presides

Shukravar (sexta-feira)

Guna

Rajas

Regras

Rishabha (Touro) e Tula (Libra)

Exaltação

Meena (Peixes)

Debilitação

Kanya (Virgem)

Mooltrikona

Tula (Libra)

Senhor

Bharani, Purva Phalguni e Purvashadha

Moolavar

Velleeswarar – Bargaveswarar

Thala Virutcham

Mango tree

Theertham

Chakra theertham

Amã / Thayar

Shivagama

Era do Templo

2000-3000 anos

Cidade

Mangadu

Distrito

Kanchipuram

Estado

Tamil Nadu


Endereço:

Templo Sri Mangadu Kamakshi (Velleeswarar), Mangadu–602 101; Distrito de Kancheepuram.

Telefone não:+91- 44 - 2627 2053,2649 5883,94444 61383.

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 6h30 às 13h00. e a partir das 16h30 às 21h00

Festivais:

Tirukarthikai em novembro –dezembro; Arudra Darshan em dezembro-janeiro e Shivrathri em fevereiro-março são os festivais celebrados no templo.

História do Templo:

Mãe Parvathi teve que pousar na Terra devido à maldição do Senhor Shiva, pois ela cobriu Seus olhos com um humor brincalhão, resultando em uma paralisação das atividades do mundo. Ela veio a este lugar, ficou em uma perna em meio a cinco tipos de fogo, buscando a graça do Senhor para levá-la de volta.

Foi ao mesmo tempo, o planeta Vênus-Shukra também fez penitência ao Senhor Shiva neste lugar para ter seu olho de volta que ele perdeu por bloquear a caridade oferecida por Mahabali – 3 pés de terra – ao Senhor Vishnu. O Senhor Vishnu então cobriu todos os mundos em 2 pés e para o terceiro, Mahabali ofereceu sua própria cabeça para honrar sua promessa ao Senhor.

Quando o Senhor Shiva veio para agraciar a Mãe Parvathi, Ele concedeu Sua primeira bênção a Shukra, o devoto, estabelecendo a regra de que a prioridade vai para os devotos do que para Sua própria consorte. Como Shukra estava realizando Shiva Puja, o Senhor não pôde deixar o local para abençoar Mãe Kamakshi. Ele a aconselhou por voz a ir a Kancheepuram para continuar a penitência. Ambica seguiu o conselho do Senhor, continuou a penitência em Kanchi e juntou-se a Seu Senhor. O Senhor concedendo darshan e olho a Shukra-Velli, permaneceu no local como Velleeswarar.

Grandeza do Templo:

Lord Shiva agracia os devotos de um peeta de palco em forma de quadrado. Velli é outro nome do planeta Vênus - Shukra. Como o Senhor concedeu darshan a Velli, o Shukra, Ele é louvado como Velleeswara. Como o nome Bhargava também é para Shukra, o Senhor também é conhecido como Bhargaveswarar.

Como Ambica está no templo de Mangadu, não há santuário de Ambica aqui também como no templo de Kancheepuram. Apenas os pés de Ambica estão diante do santuário do Senhor. As pessoas costumam acender lâmpadas no santuário do Senhor em cascas de coco.

O Senhor Vinayaka no mandap da frente recebe atenção especial. Ele está segurando talos de arroz na mão esquerda superior e uma manga na mão inferior. Agricultores oferecem arroz e manga como nivedhana a Ele, orando por bons rendimentos agrícolas. Outro Vinayaka no goshta tem um guarda-chuva e um leque-Shamara na mão. Existem dois Vinayakas no templo em diferentes formas.