Especialidade do Templo:



Aqui está um swayambumurthi tarpparanyesvarar.






Navagraha

Sani

Nakshatra

Pushya, Anuradha e Uttara Bhadrapada Nakshatra

Direção

Oeste

Metal

Ferro

Divindade

Brahma

Gema

Safira azul

Elemento

Ar

Cor

Azul

Outros nomes

Saturno (em inglês) Mand, Suryaputra, Asith.

Monte (Vhana)

Corvo

Consorte

Niladevi

Mahadasha

19 anos

Temporada

Todas as temporadas

Grãos Alimentares

Sésamo

Presides

Shanivar (sábado)

Guna

Tamas

Regras

Makara (Capricórnio) e Kumbha (Aquário)

Exaltação

Tula (Libra)

Debilitação

Mesa (Áries)

Mooltrikona

Kumbha (Aquário)

Senhor

Pushya, Anuradha e Uttarabhadrapada

Moolavar

Agastheeswarar

Thala Virutcham

Tharuppai

Theertham

Nala Theertham

Amã / Thayar

Anandavalli

Era do Templo

1000-2000 anos

Cidade

Anakaputhur

Distrito

Kanchipuram

Estado

Tamil Nadu


Endereço:

Sri Anandavalli - templo Agastheeswarar, Polichalur, Anakaputhur, Kancheepuram.

Tempo de abertura:

O Templo está aberto das 6h00 às 10h00 e das 17h00 às 17h00. às 20h00

Festivais:

Além dos pujas mensais de lua nova de Pradosha e Amavasya, o templo celebra Maha Shivratri em março-abril de maneira grandiosa.

História do Templo:

Anakaputhur fica a leste de Kancheepuram próximo a Kundrathur. Originalmente, o nome do lugar era Aanaikaputhur, um lugar para manter elefantes e mantê-los. Adayar e lugares próximos eram adequados para esse propósito durante o governo de Pallava. A história de que o sábio Agasthya teve que vir para o sul para equilibrar o nível da terra quando o norte estava muito baixo devido à enorme multidão de sábios reunidos no Monte Kailash para comparecer ao Shiva– O casamento de Parvathi é popular entre os devotos.

Durante sua estada no Sul, o sábio Agasthya visitou muitos lugares sagrados para a adoração de Shiva. Ele realizou abisheks, pujas para o Senhor Shiva neste lugar, portanto, o Senhor é louvado como Agastheeswara. Que os Pandavas durante seu exílio visitaram este lugar e adoraram o Senhor, é uma reputação adicional para o local. Os elefantes então hospedados neste lugar também carregaram água e flores para adorar o Senhor Shiva, de acordo com o Sthala Purana - história local. Aanaika Puthur – onde os elefantes eram protegidos – é atualmente conhecido como Anakaputhur após muitas mudanças ao longo do tempo.

Grandeza do Templo:

O templo foi projetado sob as regras Kamika e Karana Agama. Tem um sanctum sanctorum, Andaralam, Artha Mandap e Mukha Mandap. Lord Shiva está voltado para o leste. O falo – Avudayar – em que o Linga Bana é colocado, é redondo contra o tipo de folha tradicional. Mãe Anandavalli derramando toda a felicidade aos devotos junto com o Senhor está voltada para o sul em uma postura de pé segurando Angusam a corda nas mãos superiores e garantindo todos os benefícios aos devotos com outras mãos. Templo para Saptha Kannikas estão ao redor deste templo.