Especialidade do Templo:
Especialidade do Templo:


Lord Shiva no templo é um swayambumurthy. Há duas deusas no templo contra uma normalmente vista nos templos de Shiva. Eles estão em santuários separados. Há um buraco no corpo de Shivalinga feito por um Karkadam-Câncer, uma criatura marinha e uma cicatriz de lesão causada por Indira.





Senhor

Deus Buda

Símbolo

Ashlesha - Serpente

Zodíaco

Câncer do Zodíaco

Moolavar

Sri Karkadakeswarar

Amã/Thyar

Sri Arumarundunayagi

Ano Velho

1000-2000 anos

Cidade

Tirundudevankudi (Nandankoil)

District

Kumbakonam

Estado

Tamil Nadu

Nakshatra

Divindade

Ashwini Kumaras


MORADA:

Templo Sri Karkadeswarar, Tirundhuthevankudi–612 105,

Posto de Vepathur, Tiruvidaimarudhur Taluk, distrito de Thanjavur.

Telefone: +91 435 - 2000 240, 99940 15871

Tempo de abertura:

O templo está aberto das 9h00 às 13h30. e a partir das 16h. às 19h.

Festivais:

Mahashivrathri em fevereiro-março e Tirukarthikai em novembro-dezembro são os festivais celebrados no templo.

História do Templo:

Sage Durvasa foi ridicularizado por um Gandharva que ele estava andando como um cancer-nandu ou caranguejo. O sábio estava terminando seu Shiva Puja. O sábio irritado o amaldiçoou para se tornar um caranguejo. Quando ele implorou por perdão, o sábio o aconselhou a adorar Shiva para alívio. Ele seguiu o conselho e ficou aliviado. Como o Senhor agraciou o Nandu-Karkadaka, Ele é chamado Karkadeswarar.

Indira, o rei dos Devas, seguindo o conselho de seu Guru Prahaspati, adorou o Senhor aqui com 1008 flores diariamente após um mergulho em Pushkarini e se corrigiu pelos erros que cometeu. Tirundhu significa corrigir a si mesmo. Devan é Indira. Daí o nome do lugar é Tirundhu Devan Kudi. Os moradores locais conhecem o local apenas como Nandu Koil.

Grandeza do Templo:

Aqueles que pertencem à estrela Ayilya ou nakshatra são aconselhados a rezar neste templo sempre que puderem ou em seus dias estelares ou em seus aniversários. Diz-se que a Swaymbulinga no local foi enterrada sob a areia devido a fortes inundações durante o reinado de um rei Chola que sofria de paralisia. Nenhum tratamento produziu resultados. Ele estava orando ao Senhor Shiva por remédio. Um casal de idosos praticando medicina veio à sua corte e lhe ofereceu a cinza sagrada com água. Surpreendentemente, o rei foi curado instantaneamente e levantou-se majestosamente. Ele implorou ao velho casal para ficar com ele como médicos da família real no palácio, mas eles recusaram. Ele lhes ofereceu ouro e outros presentes que eles também se recusaram a aceitar. O rei prometeu-lhes que lhes daria tudo o que desejassem. Eles trouxeram o rei para este local e pediram que construíssem um templo para o Senhor Shiva. Eles se fundiram com o Shivalinga lá. Percebendo que os casais não eram outros senão o Senhor Shiva e Parvathi, o rei construiu o templo no local. Adorar Shiva aqui garante todas as curas de qualquer doença.

Há duas Ambicas no templo. Quando o rei construiu o templo, ele não conseguiu obter o ídolo Ambica original. Ele fez um novo e o instalou como Arumarundhu Nayaki - Deusa da medicina rara. Dentro de alguns dias, o ídolo original também apareceu. Instalando isso também, ele a nomeou Apoorva Nayaki, que é a principal deusa do templo.

Este é o templo dos remédios necessários para os nativos nakshatra de Punarvasu (Punarpoosam), Ashlesha (Poosam) e Ayilayam (Aslesha) que se enquadram na quadratura de Câncer no zodíaco. O Planeta Lua está em um santuário na entrada do templo em forma de meditação como Yoga Chandra. Aqueles que passam pelo período principal da Lua em suas vidas são aconselhados a oferecer vastas (roupas) brancas a Chandra se tiverem aspectos adversos.

A estrela Aslesha-Ayila sob Karkadaga-Cancer Rasi tem poderes medicinais naturais. Eles também têm a confiança de que podem conseguir isso através do apoio divino. Eles têm uma mente firme. Eles devem orar ao Senhor deste templo em seus dias de estrelas, dias de lua nova, terças, sábados e nos dias de Ashtami na quinzena de lua nova. Pessoas de outras estrelas também dependem do Senhor Karkadeswara e Arumarundu Nayaki para a cura de doenças crônicas ou prolongadas.